Buscar

trabalho de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não cabe à Filosofia da Educação estabelecer a melhor metodologia ou as melhores técnicas de ensino. Não cabe a ela definir qual é a melhor prática docente. Seu objetivo é propor a reflexão sobre tudo que envolve a educação, seus princípios e finalidades. 
Com base nessa afirmação e no que foi estudado nessa disciplina, explique qual a importância da Filosofia da Educação na formação docente. 
Segundo o dicionário, Filosofia significa amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância. O que nos leva crer que essa disciplina tem o papel de impulsionar os sujeitos ao conhecimento, desenvolvendo o respeito, a busca pela sabedoria e uma reflexão crítica deste aprendizado. 
Paulo Freire afirmava que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Nesse viés, tendo em vista que a ensino de Filosofia faz com que tenhamos um pensamento crítico, seu estudo, vinculado à Educação, tem por objetivo fazer com que o docente pesquise maneiras de desenvolver a cognição de seus discentes.
Sendo assim, partindo da afirmativa do pedagogo de que “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender", é possível dizer que a filosofia é fundamental na vida do ser humano, proporcionando uma prática de análise e reflexão crítica em busca de rumo, sabedoria e entendimento. E, na educação, a Filosofia se destaca para a construção do ser crítico e decisivamente preparado para a integração na sociedade de forma complexa. No ensino da Filosofia é notório a transformação do sujeito, ou seja, busca por meio da reflexão o fortalecimento da própria identidade e da criticidade

Outros materiais