Buscar

Relação Professor Aluno Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Relação Professor - Aluno - Conhecimento
Com a aprovação das Novas Diretrizes para o curso de Pedagogia, as tarefas dos profissionais em educação foram absorvidas pela função docente, assim todo pedagogo, hoje, tem como base na sua formação a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
Conforme os conteúdos da Rota 4 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, sobre O DOCENTE E A PEDAGOGIA assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Pode ficar difícil a prática da docência para um professor que não tenha nenhuma formação pedagógica.
Você acertou!
A alternativa correta é a A, uma vez que “Pode ficar difícil a prática da docência para um professor que não tenha nenhuma formação pedagógica, assim, ele terá de refletir o que aprendeu com seus professores durante sua formação. É evidente que se pode superar tranquilamente essa dificuldade em virtude do interesse e do prazer que se pode descobrir com a experiência.” (Rota 4 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: O DOCENTE E A PEDAGOGIA)
	
	B
	A falta de formação pedagógica do professor jamais pode ser superada.
	
	C
	Profissionais liberais não podem realizar docência em paralelo a seu mercado de trabalho.
	
	D
	A formação ideal para um professor seria na área administrativa.
Questão 2/5 - Relação Professor - Aluno - Conhecimento
Para o professor, vale insistir no seu aprofundamento na valorização humana no processo de ensino-aprendizagem; atentar para a importância que as bases psicopedagógicas têm na evolução da sua aprendizagem escolar ou acadêmica; e, ainda, o professor deve estudar em que medida as novas perspectivas de aprendizagem afetam a sua forma presente de ensinar. “Já para o aluno é necessário que ele possa avaliar o estudo como impulsor de sua aprendizagem e refletir sobre sua postura em face às novas abordagens de estudo” (Arredondo; González, 2010).
Conforme os conteúdos da Rota 3 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, analise as assertivas sobre o tema TEORIAS E FORMAS DE APRENDIZAGEM e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O ser humano, com certeza, é um aprendiz permanente, visto que tudo que ele realiza necessitou de um treinamento, quase imperceptível; no entanto, ele está sempre aprendendo.
II. ( ) Para o aprendizado intelectual, é necessária a maturidade do indivíduo, para que aquele não sofra nenhum tipo de limitação.
III. ( ) Na sociedade atual, alguns indivíduos alcançaram um ponto em que não tenham mais o que aprender.
IV. ( ) A conduta de um indivíduo vai derivar muito do seu contexto social; desde a infância, suas atitudes serão influenciadas pelo meio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
A assertiva falsa é a III, uma vez que “Na sociedade atual, é impossível que o indivíduo alcance um ponto em que não tenha mais o que aprender. Não existe mais uma faixa etária ou um curso que delimitem o aprendizado do homem. As mudanças são rápidas e frequentes, imobilizando e engessando os que acham que não têm mais o que aprender.” (Rota 3 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: TEORIAS E FORMAS DE APRENDIZAGEM)
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – V – F
Questão 3/5 - Relação Professor - Aluno - Conhecimento
O professor universitário enfrenta inúmeros tipos de crise em nosso país. “A crise das ciências sociais e humanas, crise de paradigmas, crise da teoria, crise da verdade, todas subsumidas ao valor de troca, na mercadorização da educação, que em tudo é contraria a um projeto de formação de consciências críticas” (Melo; Urbanetz, 2013, p. 171).
Conforme os conteúdos da Rota 2 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, sobre POSTURA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO assinale o que representa um desafio para o professor na atualidade.
Nota: 20.0
	
	A
	Estabelecer uma aprendizagem passiva do aluno.
	
	B
	Adotar uma prática disciplinar formal.
	
	C
	Desconsiderar a diversidade cultural.
	
	D
	Incluir a perspectiva afetiva no exercício da docência.
Você acertou!
A alternativa correta é a D, uma vez que “ficam aqui alguns desafios citados para o professor na atualidade:
• Assumir o ensino como mediação, estabelecendo-se a aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor [...];
• Modificar a ideia de uma prática disciplinar, formal, para uma prática interdisciplinar, isso porque o conhecimento humano não se produz em “gavetinhas” isoladas [...];
• Conhecer e utilizar estratégias do ensinar a pensar, a refletir, a analisar, visto que, na realidade, não se aceita mais profissionais que não sejam capazes de atuar criticamente [...];
• Observar o contexto da sala, dos alunos, quanto à diversidade cultural, entendendo que esta, riqueza fundamental de nossa cultura e de nosso país, é um aspecto importantíssimo para o desenvolvimento da ética, do respeito e da humanização que tanto almejamos;
• Investir na atualização científica, pedagógica e cultural, ou seja, estar permanentemente em formação, entendendo que isso não é apenas técnica, mas também didática cultural;
• Incluir a perspectiva afetiva no exercício da docência, já que o ser humano é um ser afetivo [...];
• Considerar a técnica na sua atuação e desenvolvê-la com os alunos [...];
• Estar atento às possibilidades das novas tecnologias da comunicação e da informação [...].
Esses desafios e outros auxiliam o professor do ensino superior a manter um compromisso assíduo com a formação profissional dos seus alunos.” (Rota 2 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: POSTURA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO)
Questão 4/5 - Relação Professor - Aluno - Conhecimento
A didática é uma ramificação da pedagogia que estuda todos os processos que interferem no procedimento do ensino-aprendizagem.
Conforme os conteúdos da Rota 3 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, sobre DIDÁTICA DO ESTUDO assinale a alternativa que apresenta a estrutura de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Nota: 20.0
	
	A
	Conteúdo – disciplina – professor – sala de aula
	
	B
	Conteúdo – disciplina – aluno – aprendizado
	
	C
	Sala de aula – conteúdo – recursos didáticos – aprendizado
	
	D
	Disciplina – professor – aluno - aprendizado
Você acertou!
A alternativa correta é a D, uma vez que “Podemos organizar essa pequena, mas importante, estrutura de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem:
• Disciplina
• Professor
• Aluno
• Aprendizado.
E como resultado dessa sequência, temos: a integração, o ajuste de conteúdos (podendo ser adequados às dificuldades dos alunos), a potencialização das técnicas de estudo (conforme se dá o aprendizado) e como deverá ser aplicada a avaliação.” (Rota 3 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: DIDÁTICA DO ESTUDO)
Questão 5/5 - Relação Professor - Aluno - Conhecimento
O conhecimento do homem depende das relações que ele estabelece com o mundo, partindo dessa reflexão, as ações do docente devem se inclinar para a socialização e a observação da realidade, provocando assim o processo de ensino-aprendizagem.
Conforme os conteúdos da Rota 5 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, sobre HOMEM, CULTURA E CONHECIMENTO assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Inatismo é a ideologia filosófica que acredita que o conhecimento de um indivíduo seja aprendido.
	
	B
	Ambientalismo afirma que há uma estreita interação entre o sujeito e o objeto, sem relação com o ambiente.
	
	C
	O comportamento do sujeito depende do que lhe é apresentado, ele necessita assim de eventos exteriores para o seu aprendizado.
Você acertou!
A alternativa correta é a C, uma vez que
• “Inatismo – ideologia filosófica que acredita que o conhecimento de um indivíduo seja inato, ele aprende por ele mesmo. Nessa teoria a ideia de o conhecimento ser construído com base nas aprendizagens e experiências pessoais é desacreditada.
• Ambientalismo – a famosa tabula rasa, em que o homem é um papel em brancono qual serão escritas as experiências vividas, e desenvolve o conhecimento por meio do que há no seu meio.
O comportamento do sujeito depende do que lhe é apresentado, ele necessita assim de eventos exteriores para o seu aprendizado. As ciências do comportamento de Skinner (1953) nos mostram que alguns comportamentos dos alunos se repetem ou não, dependendo do tipo e da qualidade dos estímulos apresentados a eles.
• Interacionismo – há uma estreita interação entre o sujeito e o objeto. Fatores maturacionais e os provenientes do meio físico e social são fundamentais para o desenvolvimento humano, a construção do conhecimento e a produção cultural. As interações com o seu meio afloram o conhecimento e as maneiras de aprender.” (Rota 5 da disciplina RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO-CONHECIMENTO, tema: HOMEM, CULTURA E CONHECIMENTO)
	
	D
	Interacionismo defende a famosa tabula rasa, em que o homem é um papel em branco no qual serão escritas as experiências vividas.

Continue navegando