Buscar

Atividade reflexiva 1

Prévia do material em texto

Rafaella Pereira Gonzalez
RGM: 25825399 
UNIFRAN Polo São Roque/SP.
A Biologia é a ciência que foca na vida e suas aplicações se baseiam em situações cotidianas. No ensino médio, o aluno é incentivado a questionar e estudar sobre a matéria elaborada no plano de ensino no qual a diversidade temática permite indagações, debates, aplicações práticas e tecnológicas na sociedade, ou seja, a participação efetiva no cotidiano do indivíduo (Material Teórico).
Hoje, a Biologia tem mostrado cada vez mais novas descobertas e conhecimentos, a inovação tecnológica traz á atual sociedade mais acesso a informação e disseminação rápida em larga escala.
A escola está inserida em constantes mudanças sociais e um professor com atitude investigativa se faz necessário para lidar com a situação apresentada. O atual momento apresenta e necessita de professores com formação e postura diferente de décadas anteriores (Neto apud Souza, 2017).
Deixa aos poucos de existir o professor reprodutivista que apenas repassa informações aos alunos, assim não há mais possibilidade de fazer com que práticas sustentadas em repetição e memorização deem conta de sua formação. (Portal da educação).
Desse modo, Another Brick In The Wall de Pink Floyd, faz uma analogia às escolas antes dos últimos anos do séc. XX e expõe o que não queremos que ocorra na escola moderna (atual), onde professores batiam com palmatorio em casos de desobediência e expunham as suas fraquezas como se fossem incapazes de aprender.
A escola atual não é um controle mental, todos precisam de educação. Precisamos hoje, de um sistema educacional favorável a presente realidade, sem autoritarismo social.
Na atual sociedade, o professor deve buscar constante atualização sobre fatos e acontecimentos do mundo, promovendo uma boa contextualização regendo o sistema educacional nacional e as alterações dos conhecimentos curriculares e didáticos pedagógicos e tendências educacionais novas (Revista educação pública apud Chimentão, 2009). Porém, ressalta-se que a formação pedagógica não se faz por meio de acumulação de cursos e técnicas e sim com um trabalho crítico reflexivo sobre as práticas de reconstrução permanente de uma identidade pessoal e profissional (Revista educação pública apud Nóvoa 1992). 
Tardif (2002, p.39), afirma que:
O professor ideal é alguém que deve conhecer sua matéria, sua disciplina, seu programa, além de possuir conhecimentos relativos às ciências da educação e à pedagogia e desenvolver um saber prático baseado em sua experiência cotidiana com os alunos.
Nesse sentido, Souza (2016, p. 48) ressalta que:
Para se concretizar a construção e a formação desse professor ideal, é importante construir uma identidade profissional, a junção de uma dimensão comum aos docentes a uma dimensão específica, constituída por uma parte individual e por outra ligada aos diversos contextos de trabalho (Revista educação pública, 2017).
O professor terá o desafio da acumulação de funções educacionais, pois a atual sociedade é desestruturada nas questões familiares. Os pais dos alunos trabalham muito, gerando desinteresse pela vida escolar de seu filho e falta de valores familiares, ficando o professor encarregado de formar o caráter e a personalidade do aluno, que deveria ser papel exclusivo dos pais, trazendo desafios para o docente.
A prática docente é cheia de desafios, desde a formação continuada á atualização, uso de novas ferramentas em sala, informações e analise critica que despertam a atenção do aluno, interdisciplinaridade entre assuntos e analise crítica das praticas em sala. O professor deve buscar realizar as atividades de modo independente, planejando e com responsabilidade, sendo ético e buscando alternativas para diferentes situações e problemas, procurando desenvolver o potencial de seus alunos.
A postura profissional assumida pelo professor no cotidiano da escola, bem como atitudes, forma de trabalhar e capacidade de estímulo e construção do conhecimento, desenvolvem laços de confiança, respeito e afeto com os alunos, importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem (Neto apud Souza, 2017).
Pode-se dizer que as dificuldades da prática docente são muitas. Apesar das dificuldades do dia-a-dia, falta de recursos da escola e limitações pessoais individuais, vale a pena ser professor pela contribuição da formação de cidadãos críticos e conscientes na permanencia da busca por melhores condições e cobrança por uma educação de qualidade (Revista educação pública, 2017).
Referencias bibliográficas:
- Material Teórico do curso.
- Jorge O M. Neto. Artigo acadêmico sobre a prática docente, 2017.
- Tradução de Another brick in the wall. Vaga lume. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/pink-floyd/another-brick-in-the-wall-traducao.html. Acessado em 08/09/2021.
- Os Desafios da Prática Docente na Sociedade Moderna. Portal educação. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/os-desafios-da-pratica-docente-na-sociedade-moderna/41515. Acessado em: 08/09/2021.
- Revista educação Pública. Desafios da prática docente. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/19/desafios-da-prtica-docente. Acessado em: 09/09/2021.

Continue navegando