Buscar

obrigações e contratos 1 toc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relações reais x Relações obrigacionais
-Absolutos	-Relativos
-Direito sobre alguma coisa	-Direito a uma prestação
-“numerus clausus”	-Autonomia privada
Na briga entre direito real e de crédito, o real sai ganhando.
1-Macete (exceção) Obrigação com eficácia real.
2-Uma relação obrigacional registrada tem eficácia de relação real. (no caso do imóvel “RGI”)
3-obrigações “propter Rem” (obrigações em razão da coisa/por causa da coisa) o exemplo típico é o condomínio: quando se vende o imóvel quem compra assume a divida do condomínio. Obrigações ambulatórias—vão circulando conforme o proprietário. (IPVA, IPTU, condomínio). 
Parecido com isso -- ônus reais -– (gera problema não diferenciar um do outro)
O certo seria diferenciar, pois, registrado(ônus reais) da pra ver no registro, diferente do que não é registrado(propter rem) que não tem como ver.. então o que não da pra ver não passa pro novo proprietário.. e o outro sim!! Porém no Brasil isso não acontece e o proprietário assume TODAS as dividas do bem!
Se a pessoa não sabia de dividas anteriores pode recorrer a quem vendeu sem mencionar.. (ex.: processo que a pessoa não sabe que esta em andamento)
Não existe regra legislativa sobre o assunto(profundas)(texto sobre isso: Millena Donato Oliva--- a responsabilidade do adquirente sobre os encargos.
Elementos da Relação obrigacional:
- Sujeitos: Determinabilidade, ou seja, esses sujeitos tem de ser determinável. Pessoalidade/duplicidade(não é que a relação tem que ter dois sujeitos, mas sim, em dois polos (ativo e passivo) com quantas pessoas tiverem que ser.
Objeto: (A prestação é o objeto) lícito; Determinável; Patrimonial(financeiramente aproveitável); Possível. (quando existe a ilicitude, ou qualquer motivo que invalide o negócio, Não existe obrigação)

Continue navegando