Buscar

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL ATIV 4

Prévia do material em texto

O Projeto Político Pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola em dois níveis: na organização do trabalho escolar como um todo e na organização do trabalho em sala de aula. Nessa perspectiva, a construção do Projeto Político Pedagógico deve ser concebido, segundo Ilma Passos Veiga ( 2002), a partir dos seguintes princípios norteadores: 
	
	
	
	qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização profissional , centralização.
	
	
	humanismo, qualidade, liberdade, eficiência , igualdade .
	
	
	humanista, científico, político , cooperativo , democrático.
	Certo
	
	igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério.
	
	
	solidariedade , gestão democrática, quantidade, eficiência , eficácia.
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 Segundo Grinspun (2006), especialista no campo da Orientação Educacional, proporcionar o debate e a reflexão sobre a importância da questão cultural  ser levada em consideração no currículo escolar,  na medida em que não existe uma cultura melhor do que a outra, poderá auxiliar o aluno: MARQUE A INCORRETA 
	
	
	
	no desvelamento de sua história cultural e social, visando a transformação de realidades sociais.
	Certo
	
	no desenvolvimento de sentimentos de competitividade, com a certeza de que os alunos que apresentam os melhores resultados na escola deverão ocupar os melhores cargos no mundo do trabalho.
	
	
	na compreensão acerca de sua realidade e do seu papel diante da sociedade como cidadão.
	
	
	na formação para a cidadania e formação emancipada socialmente.
	
	
	na interpretação do mundo e desenvolvimento de sentimentos de solidariedade mediante os problemas sociais alheios.
 
	
Explicação:
Não existe uma cultura melhor do que a outra, não devendo ser hierarquizadas na perspectiva progressista,reflexiva da Orientação Educacional.
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 O trabalho de Orientação está muito relacionado à Orientação Profissional no que diz respeito à própria orientação ao aluno à escolha de sua profissão ,com o reconhecimento dos seus interesses, aptidões ,assim como o reconhecimento das profissões que estão presente no mundo do trabalho. Nesse sentido, a Orientação Educacional deve colaborar nas escolas, junto aos alunos, para a: 
	
	
	
	aplicação de testes vocacionais para conhecer os interesse, as aptidões e as expectativas dos alunos.
	
	
	realização de pesquisas para conhecer as profissões relacionadas ao contexto das novas tecnologias .
	
	
	exposição de apresentação das diferentes profissões existentes hoje no mercado de trabalho, apontando a formação devida a suas possibilidades no mercado de trabalho.
	
	
	organização de eventos com diversas palestras , que indiquem as profissões mais necessárias no contexto atual e as possibilidades de salários.
	Certo
	
	discussão, informação e avaliação sobre os conceitos de trabalho, qualificação profissional, preparação para o trabalho, orientação profissional vocacional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo.   Segundo Grinspun (2006), proporcionar o debate e a reflexão sobre a questão cultural poderá auxiliar o aluno no desvelamento de sua história cultural e social a partir do desenvolvimento de projetos, pesquisas e planos de ação que promovam o conhecimento e a reflexão sobre a cultura da comunidade escolar. Mediante o envolvimento do aluno com a sua própria cultura desencadeará a compreensão dos valores e tradições, como também o desenvolvimento da visão da realidade que está em seu entorno. Assim percebemos a necessidade de a escola possuir uma proposta política pedagógica que contemple e valorize o __________________, sendo eixo norteador de um _________________. 
	
	Certo
	
	(  ) aspecto cultural ¿ currículo 
 
	
	
	(   )  estudante ¿ cotidiano
 
	
	
	(   ) acordo ¿  saber
 
	
	
	(   ) planejamento ¿ currículo 
 
 
	
	
	(   )  rompimento ¿ compromisso 
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 (PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO-RJ) Em relação a Orientação Educacional é correto afirmar que, EXCETO:  
	
	
	
	 
O orientador educacional e o supervisor pedagógico trabalham junto com a família.
 
 
	Certo
	
	A Orientação Educacional deve investir no desenvolvimento das características individuais dos alunos, elaborando propostas e estratégicas de ação que visem a tornar legal a sua atuação na escola..
	
	
	A Orientação Educacional vê o aluno como um ser global que deve desenvolver-se em todos os aspectos físico, mental, emocional, social, político, educacional e vocacional.
	
	
	A Orientação Educacional é um processo de assistência direta ou indireta a todos os educandos.
	
	
	 A Orientação Educacional procura antes de tudo promover situações e condições que favoreçam o desenvolvimento do educando e prevenir situações de dificuldade.
 
	
Explicação:
Não é o papel do orientador educacional   utilizar estratégias de ação que vise  a tornar legal sua atuação na escola.
 
 
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 (Prefeitura Municipal de  Saquarema). Na escola, um dos papéis do orientador educacional é zelar pela formação dos alunos como cidadãos. É, certamente, um profissional estratégico que precisa ver o aluno de forma integral. Morin afirma que o ser humano, assim como a sociedade, é multidimensional, sendo ao mesmo tempo: 
	
	
	
	Irracional, individual, social, biológico e anônimo.
 
	
	
	 Integral, humano, psíquico, social e biológico.
	
	
	Social, virtual, global, biológico e social. 
	
	
	 Psicológico, real, social, legal e afetivo.
	Certo
	
	 Biológico, psíquico, social, afetivo e racional.
	
Explicação:
 Dessa forma, o ser humano é ao mesmo tempo biológico, psíquico, social, afetivo e racional. O caminho indicado por Morin é o da visão que se retira do âmbito estreito da disciplina, compreende o contexto e adquire o poder de encontrar a conexão com a existência. É preciso romper com a fragmentação do conhecimento em campos restritos, no interior dos quais se privilegiam determinados teores, e também eliminar a estrutura hierárquica vigente entre as disciplinas. Reformar esta tradição requer um esforço complexo, uma vez que esta mentalidade foi desenvolvida ao longo de inúmeras décadas.
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 Quanto ao termo interculturalidade, podemos afirmar que: 
	
	
	
	É uma tendência que considera as normas e valores da própria sociedade ou cultura como critério de avaliação de outra.
	
	
	Seu significado é sinônimo de multiculturalismo, o qual é denonimado de mecanismo de reflexão de variados aspectos presentes na cultura.
	Certo
	
	Propõe o reconhecimento da diversidade cultural mediante uma relação dialógica e democrática entre as variadas culturas
	
	
	É um processo de integração entre as economias de vários países.
	
	
	É um estudo psicológico sobre a cultura no ambiente escolar.
	
Explicação:
A interculturalidade é um conceito que expressa a importância da convivência das várias culturas. Não há cultura superior ou inferior, mas culturas diferentes. Cultura é o modo próprio de ser do homem em coletividade, que se realiza em parte consciente, em parte inconscientemente, constituindo um sistema mais ou menos corrente de pensar, agir fazer, relacionar-se, posicionar-se perante o Absoluto, e, enfim, reproduzir-se.E, portanto, é preciso entender que toda a cultura tem sua própria maneira de pensar, seus hábitos e os costumes que representam, identifica seu modo de ser, com sua própria lógica dando ao homem características e comportamentos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 No encontro, todos concluíram que na elaboração de um plano de atividade da Orientação Educacional, em função das diversas modalidades de sua atuação, deve prevalecer a seguinte características : 
	
	
	
	a precisão dos procedimentos capazes de superar deficiências e objetivandouma prática educativa perfeita.
	
	
	a realização inflexível de todos os componentes previstos a fim de que os objetivos sejam conquistados coletivamente.
	
	
	a definição correta dos métodos e técnicas a fim de vencer qualquer imprevisto.
	Certo
	
	o conhecimento da realidade concreta e a capacidade de promover alterações surgidas no contexto.
	
	
	o domínio técnico a respeito dos meios e recursos que regem a elaboração.

Continue navegando