Buscar

Agnosia: Incapacidade de Reconhecer Objetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AGNOSIA
A agnosia é uma condição relativamente rara em que um indivíduo afetado é incapaz de reconhecer e identificar objetos, pessoas, sons, formas ou cheiros. Isso acontece mesmo que o sentido afetado não seja defeituoso e não haja nenhuma amnésia significativa, ou problemas com atenção. Existem diferentes tipos de agnosia, como: 
Agnosia gustativa: as pessoas não conseguem identificar sabores ainda que possam senti- lós. Este tipo resulta de lesão no lobo temporal.
Agnosia tátil: é a incapacidade reconhecer objetos pelo toque quando podem nomear objetos por outros sentidos, tais como a visão.
Agnosia auditiva: Ou a pessoa é incapaz de reconhecer as vozes ou ela é incapaz de distinguí-las. Os portadores do problemas têm uma dificuldade ou a outra, sendo incomum ter ambas simultaneamente.
Agnosia olfativa: é a perda da discriminação entre odores e seu reconhecimento pela qualidade, mas a capacidade de perceber os aspectos do cheiro (detectar, adaptar e reconhecer diferentes intensidades) está normal. 
Agnosia visual - as pessoas não reconhecem objetos do dia a dia (como uma colher ou um lápis), mesmo que possam ver, mas reconhecem os objetos ao tocá-los.
Dentro dela tem seus diferentes tipos
Associativa (tb conhecida como agnosia visual do objeto) 
Caracterizada pela incapacidade de um indivíduo para reconhecer os objetos que vê embora nada esteja errado com o sistema visual. O sistema visual está funcionando e a percepção visual normal está ocorrendo. O problema é que a pessoa não consegue reconhecer ou nomear o objeto. Como exemplo, uma pessoa pode desenhar um objeto (mostrando que eles podem ver o mesmo), mas não podem nomear ou reconhecer. Eles têm dificuldade em categorizar objetos e podem facilmente confundir itens com objetos semelhantes (como confundir uma bola de basquete com uma abóbora).
Aperceptiva (também conhecida como agnosia espacial visual) - é uma incapacidade de desenhar ou copiar fotos de objetos. Pessoas com esse tipo de agnosia tem problemas em desenhar ou copiar fotos de objetos, o que sugere que elas estão tendo problemas em perceber o objeto. Cor, textura, e tamanho são usadas como pistas para identificar o que é um objeto.
Exemplo: uma pessoa com esse tipo de agnosia pode usar a textura, forma e cheiro de um melão para identificá-lo, porque ela não têm a capacidade de simplesmente olhar para o objeto e identificá-lo como um melão.
Prosopagnosia- é uma falha ou alteração do processo neural que reconhece a face ou o rosto, mesmo de pessoas conhecidas ou até familiares.
Simultanagnosia é a incapacidade específica de reconhecer objetos quando estão apresentados junto, contudo, pode identificar cada objeto quando apresentado apenas. 
Ex: salada de frutas (quando juntas, a pessoa não reconhece cada fruta) 
Os sintomas de agnosia variam dependendo de quais áreas do cérebro foram lesionadas.
Lobo temporal - Audição (agnosia auditiva): as pessoas não conseguem identificar objetos com base no som. Por exemplo, elas não conseguem identificar um telefone quando o ouvem tocar
Lobo temporal - Paladar (agnosia gustativa): as pessoas não conseguem identificar sabores ainda que possam senti-los.
Parte anterior do lobo temporal - Olfato (agnosia olfativa): como na agnosia gustativa, as pessoas não conseguem identificar odores, muito embora possam senti-los.
Lobo pariental - Toque (agnosia somatossensorial): por exemplo, as pessoas têm dificuldade em identificar um objeto familiar (como uma chave ou um pino de segurança) que é colocado em sua mão. No entanto, quando observam o objeto, o reconhecem e o identificam imediatamente.
Lobo occipital - Visão (agnosia visual): as pessoas não reconhecem objetos do dia a dia (como uma colher ou um lápis), mesmo que os possam ver, mas reconhecem os objetos ao tocá-los.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é clínico e geralmente inclui testes neuropsicológicos com imagem do encéfalo, para identificar a causa. Não há tratamento específico, mas fonoaudiologia e terapia ocupacional podem ajudar a estabilizar os pacientes.
Realiza-se exame neurológico mais detalhado para detectar deficits primários nos sentidos individuais ou na habilidade de comunicação que pode interferir na avaliação de agnosias. 
Por exemplo, se o tato leve estiver afetado, o paciente pode não sentir um objeto, mesmo quando a função cortical está intacta. 
Também as afasias podem interferir na expressão do paciente. 
Testes neuropsicológicos podem auxiliar na identificação de agnosias mais sutis. Exames neuropsicológicos são testes padronizados que fornecem informações sobre a integridade estrutural e funcional do encéfalo. Avalia inteligência, função executiva (p. ex., planejamento, abstração, conceituação), atenção, memória, linguagem, percepção, funções sensorimotoras, motivação, humor e emoção, qualidade de vida e personalidade. 
TRATAMENTO
Quando é possível, a causa da Agnosia é tratada. Pois não há um tratamento específico. 
A fonoaudiologia e a terapia ocupacional podem ajudar as pessoas com Agnosia a aprender a compensar seus comprometimentos. Esses terapeutas ajudam na melhora de suas habilidades de comunicação, ensinando maneiras para permanecerem orientadas, manter a atenção, reconhecer objetos, planejar as etapas na realização de tarefas, resolver problemas cotidianos e interagir da melhor maneira com outras pessoas.

Continue navegando