Buscar

Avaliação Tecnologia Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Tecnologia Empresarial
Larissa de Almeida Uchoa 
Nota 6,0
1 - Em qualquer área de atuação, as certificações internacionais são importantes porque agregam valor ao curso e à formação profissional de quem se forma. Esse tipo de reconhecimento atesta que as metodologias aplicadas no programa de formação não só atendem às exigências dos órgãos nacionais competentes, como também correspondem às exigências de importantes instituições estrangeiras.
 São exemplo de certificações para gestores:	
a) PMP, SCRUM, 6 Sigma.
b) ITIL, COBIT, C++.
c) PMI, LINUX, SIGMA.
d) MCP, LPIC, CCNA.
e) PMP, PMI, PCP.
2- Uma empresa realizou uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), como parte da construção de seu plano de negócio para os próximos cinco anos.
No que se refere a essa análise, assinale a opção correta.	
a) Alta competência técnica e equipamentos de ponta constituem uma oportunidade.	
b) Negociações com os fornecedores, feitas diretamente pelos gerentes gerais de cada loja, sem levar em conta a estratégia global da empresa, é um exemplo de ameaça.	
c) Região com população em crescimento e de bom poder aquisitivo é um exemplo de ponto forte.
d) Eficiência e baixo custo das operações e dos recursos, assim como disponibilidade e desempenho da assistência técnica ou serviços pós-venda, constituem uma oportunidade.	
e) Falta de competência técnica e equipamentos obsoletos constituem uma fraqueza. 
3 -
		Um tênis inteligente que vibra para ajudar o usuário a encontrar o caminho certo foi desenvolvido pela startup indiana Ducere Technologies. Chamado de Lechal, o acessório conta com Bluetooth e tem integração com o Google Maps para obter as informações que precisa para conduzir corretamente as pessoas. O Lechal foi originalmente desenvolvido como um meio de ajudar pessoas com deficiência visual, para que estas pudessem se deslocar com mais facilidade. 
	
a) Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI).
b) Enterprise Resource Planning (ERP)
c) Business Intelligence.
d) Big Data
e) Intenet das Coisas
4- Quando uma empresa pretende descrever seus processos de trabalho, identificando os responsáveis pelas atividades com o objetivo de subsidiar o planejamento de uma futura melhoria, é apropriado utilizar a ferramenta de:
a) Lista de verificação simples.	
b) Fluxograma. 
c) Brainstorming.
d) Histograma.	
e) Diagrama de causa e efeito.
5- João é subordinado de Tereza, ele sempre costuma chegar atrasado às reuniões, sempre com desculpas variadas. Seus atrasos geram perda de tempo, desagrado dos colegas, improdutividade. Tereza está determinada a dar um feedback ao João sobre esse assunto.
Assinale a opção que apresenta o feedback correto.	
a) Quem você pensa que é? Acha mesmo que somos obrigados a esperá-lo todas as vezes? Procure melhorar.	
b) Seus atrasos geram um enorme desconforto para todos os seus colegas, por isso você estará suspenso das próximas reuniões.	
c) João, assim não é possível! Sempre as mesmas desculpas! Você está sendo advertido verbalmente!
d) Nas últimas três reuniões você chegou atrasado, fazendo que nós perdêssemos tempo retomando assuntos e não conseguíssemos finalizar no horário e cobrir toda a agenda. Você poderia chegar na hora a partir de hoje, por favor?	
e) Será que dava pra chegar cedo ao menos uma vez? Você nunca consegue fazer nada direito?
6- O DMAIC (sigla para os termos Define, Measure, Analyse, Improve e Control) é um método que faz parte do conjunto de práticas dos Seis Sigmas e tem como meta melhorar um processo existente na empresa.
 Sobre o D - Definir, é correto afirmar que:
a) Trata da documentação do processo atual, validando como ele é medido e estabelecendo uma linha base com relação a performance.	
b) Foca na seleção de projetos de alto impacto e na compreensão de quais métricas irão refletir o sucesso do projeto. Aqui são definidas as metas e o escopo do projeto com clareza.	
c) Trata da definição e dos cruzamentos estatísticos para determinar se há relações de causas e efeitos.	
d) Trata do uso de ferramentas importantes neste processo são os gráficos de tendência, pareto, fluxogramas e ferramentas de medição de capabilidade do processo.	
e) Consiste em envolver e treinar todas as pessoas envolvidas na resolução do problema.
7- O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas. São perspectivas estratégicas do BSC, exceto:	
a) Perspectiva Financeira.
b) Perspectiva de Marketing. 
c) Perspectiva de Processos Internos.
d) Perspectiva do Mercado.
e) Perspectiva de Aprendizado.
8- O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas. Há muitos conceitos e mitos sobre o que é, e o que não é o BSC.
 Assinale a opção que representa a aplicação de um BSC numa empresa.	
a) É um instrumento de suporte a gestão. 
b) Gera a estratégia empresarial
c) É um sistema ERP
d) Fornece um diagnóstico operacional.
e) É um projeto único.
9- Considerando que, no processo de gestão por competências, a etapa de mapeamento de competências é de fundamental importância, assinale a opção correta.
a) Compete à diretoria da empresa a identificação das competências disponíveis na organização, visto que a definição das competências deve ser realizada pela instância superior competente.
b) A escala do tipo Richter consiste em uma das opções utilizadas para a avaliação do grau de importância das competências.
c) Entre as técnicas utilizadas para o mapeamento de competências, inclui-se o questionário, cuja formatação depende, geralmente, da aplicação prévia de uma ou mais técnicas, tais como a análise documental, a observação e a entrevista, com o objetivo de identificar os elementos que podem compor o questionário.
d) Além da identificação das competências necessárias à estratégia organizacional, o mapeamento de competências pressupõe o inventário das competências externas dos clientes, a fim de garantir-se a identificação da lacuna entre as competências necessárias e as existentes na organização.
e) Na elaboração do mapeamento das competências, recomenda-se a adoção de listas genéricas de competências,a fim de não se tornar o processo não administrável posteriormente.
10- Na criação de um banco de dados relacional, as tabelas são as estruturas mínimas onde os dados são cadastrados. 
Considere uma das suas características, e marque a opção que pode ser considerada campos para uma chave primária de buscas.
a) CPF, SALÁRIO e CARGO_FUNÇÃO.
b) CPF, NOME e MATRICULA.	
c) NOME, MATRÍCULA e CÓDIGO_ PEÇA.	
d) CPF, MATRÍCULA e CÓDIGO_PEÇA.	
e) NOME, SALÁRIO e CARGO_FUNÇÃO.

Outros materiais