Buscar

Documento (28)

Prévia do material em texto

Universidade Licungo
 Departamento de economia e gestão
 Nome: Gracinda Hirenio Uandane
 Antropologia cultural de Moçambique- Laboral
 Exercício lll
Pluralidade multiplicidade Interatividade cultural
Pluralidade cultural neste contexto tendo em conta que o nosso pais apresenta varias e diferentes culturas e nelas a nivel das suas linguas maternas, onde cada cultura defende seus propositos assim como seus habitos e custumes com base na sua tribo.
E no que concerne na multiplicidade cultural, e um pais com varias culturas muitas delas tradicionais geralmente caracterizada por indice maior de taxa de natalidade o que e condicionado por casamentos prematuros e gravidezes precoces que leva a multiplicacao exaustiva da populacao de uma determinada sociedade em que se encontra uma cultura.
Na interatividade cultural, tendo em conta que Mocambique e um pais com paisagens turisticas muito belas, entao atrai varios turistas de outras sociedades para dentro de Mocambique, onde nos deparamos com diferentes pessoas estrangeiras oriondas de paises diferentes a interagirem entre eles para a apreciacao daquilo que e a beleza que o pais proporciona. Portanto e neste ambito que tem havido aquilo que a troca de experiencias no diz que respeito no ambito cultural, de interatividade não deve se ignorar a concepcao de alguns estrangeiros serem muito discriminativos em termos da cor e raca, e isso e intoleravel . Entretanto e uma realidade que o nosso pais e muito paciente quanto ao nivel de impunidade racial para com os estrangeiros, ainda não temos uma medida severa de os fazer sentirem castigados porque somos mais dependentes deles em relacao a eles de nos.
Todavia, e um pais rico em minerais e mariscos o que torna mais atrativo para os investidores extrangeiros.
As diversas realidades culturais moçambicanas e sua interação (mostrar que exitem diversas realidades culturais em Moçambique que integram entre si)
A sociedade moçambicana compreende uma diversidade de grupos étnicos Com uma diversidade cultural complexa, à semelhança de outros países africanos, Sendo que cada grupo possui os seus hábitos, crenças, tradições, religião, língua.Como elemento que une os diferentes grupos étnicos há a língua portuguesa, Reconhecida como língua oficial, assimilada aquando do processo de dominação Colonial. No entanto, Mazula (1995) aponta para 16 grupos étnicos e 24 línguas Faladas em Moçambique. Não obstante, esta diversidade étnico-cultural, os saberes Culturais pertenças destes grupos são, muitas vezes, colocados à margem dos Currículos escolares. A caraterística do sistema educativo moçambicano ainda é Muito marcada pela homogeneização curricular, mesmo numa altura em que, de Uma forma geral, os desafios que se lançam ao setor de educação apontem para a Democratização do ensino como via para a valorização das diferenças socioculturais Dos grupos humanos, perspetivando-se, deste modo, a necessidade de uma educação Multi/intercultural que leve os alunos/as à compreensão das realidades vividas na Relação com outros de si diferentes.
A sociedade moçambicana é multilingue, pluri-étnica, multi-racial e socialmente estratificada. Existem em Moçambique várias formas de organização social, cultural, política e religiosa; há Várias crenças, línguas, costumes, tradições e várias formas de educação . 
A principal Característica do patrimônio cultural moçambicano é a sua diversidade. As manifestações e Expressões culturais são ricas e plurais, sobretudo as ligadas às camadas “populares”. A língua oficial em Moçambique é a língua portuguesa, mas ela é uma língua minoritária que Foi escolhida para oficial por razões políticas relacionadas com a unidade nacional e com o fato De não haver à altura da Independência nenhuma língua que estivesse suficientemente “modernizada” para ser capaz de veicular a Ciência, a Tecnologia e ser capaz de servir de Língua franca em todo o território nacional. 
Em Moçambique, sobretudo nas zonas urbanas lidamos com uma cultura híbrida que não é, Nem tipicamente africana, nem sequer, totalmente, européia. Ela também não é a justaposição Simples de duas culturas, ela tem traços africanos, mas também europeus e ela também é, ao Mesmo tempo, uma terceira cultura. A cultura urbana moçambicana encontra-se ao mesmo Tempo fora e dentro da cultura ocidental e da cultura autenticamente africana. 
A questão da hibridação cultural preocupa a muitos intelectuais moçambicanos visto que é Necessário pensar num currículo que tenha em consideração a cultura africana local e que Integre também a cultura universal. Tal preocupação já se encontra refletida no atual currículo Do Ensino Básico em que se incluem e se mesclam discursos pedagógicos, políticas Educacionais e linguísticas várias. 
 Referências Bibliografica
CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade e educação escolar. Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: jul. 2006. 
COSTA, Sérgio. Muito além da diferença: (im)possibilidades de uma teoria social póscolonial. Disponível em: http://www.fflch.usp.br. Acesso em: jun. 2006. 
DIAS, Hildizina. As desigualdades sociolinguísticas e o fracasso escolar: em direcção a Uma prática linguístico-escolar libertadora. Maputo: Promédia, 2002. 
GÓMEZ, M. B. Educação Moçambicana: história de um processo 1962-1984. Maputo: Livraria Universitária, 1999.

Continue navegando