Buscar

CURSO Antropologia Geral e o Debate Multicultural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Antropologia Geral e o Debate Multicultural
	1.
	Considerar que sua própria cultura e valores são naturais e a melhor maneira possível de se fazer as coisas, é aquilo que os antropólogos chamam de etnocentrismo. Em relação a este conceito, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) O etnocentrismo apresenta somente aspectos negativos.
(    ) O etnocentrismo pode levar à agressão e ao racismo.
(    ) O etnocentrismo julga outras culturas favoravelmente.
(    ) O etnocentrismo favorece e promove a coesão social.
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – F – F – V
 
	B)
	F – V – F – V
 
	C)
	F – V – V – F
 
	D)
	V – F – F – V
	2.
	Os conceitos científicos apresentam a concepção própria de um ramo de conhecimento acerca da problemática com a qual este lida. Muitas vezes a definição de um conceito do ponto de vista científico entra em choque com a concepção do senso comum deste. Assim é com relação ao conceito de cultura na Antropologia. Com relação à concepção científica de cultura, analise as seguintes sentenças:
 
I – Do ponto de vista científico alguém pode ser inteiramente destituído de cultura.
II – De acordo com o senso comum cultura é domínio de um conhecimento específico.
III – Para a Antropologia, cultura é próprio dos seres humanos e nos distingue de outras espécies.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Somente a opção I está correta.
 
	B)
	As opções II e III estão corretas.
 
	C)
	As opções I e III estão corretas.
	D)
	As opções I e II estão corretas.
	3.
	Embora em casos extremos possa levar à hostilidade, à agressão e ao racismo, o etnocentrismo, traço presente em todas as culturas, desempenha um papel importante para o grupo social que o apresenta. Entre os aspectos benéficos deste, estão:
	A)
	Ajustar o indivíduo a sua natureza.
 
	B)
	Capacitar o grupo a enfrentar outros.
 
	C)
	Favorecer a expressão dos instintos.
	D)
	Promover a coesão do grupo social.
	4.
	Todas as culturas mostram-se suficientes nelas mesmas para prover o conhecimento necessário para a manutenção do grupo social em suas relações internas, com outros grupos e com o meio ambiente. Isto por que a cultura fornece:
 
	A)
	Uma maneira de não depender da natureza.
	B)
	Uma maneira de fortalecer os instintos naturais.
 
	C)
	Um sistema regulador de normas imutáveis.
 
	D)
	Um sistema coerente que modela atos e crenças.
	5.
	Para superar a visão etnocêntrica, a Antropologia desenvolveu o conceito de relativismo cultural. Este decorre do entendimento da disciplina da identidade e igualdade entre as culturas no que concerne a seu papel adaptativo para nossa espécie. Em relação ao relativismo cultural, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) O relativismo cultural afirma que os padrões de certo e errado são universais.
(    ) O relativismo cultural afirma que a validade de um costume é dada pela cultura.
(    ) O relativismo cultural afirma que é possível fazer juízo de valor de uma cultura.
(    ) O relativismo cultural afirma uma visão de mundo humanística do pesquisador.
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – F – V – V
	B)
	V – F – F – V
 
	C)
	F – V – F – V
 
	D)
	F – V – V – F
 
	1.
	Assim como o multiculturalismo, o feminismo é um conceito que possui uma perspectiva política (movimento social em prol de políticas de reconhecimento) e uma perspectiva acadêmica (estudos feministas), que podem ser classificadas como multidisciplinares, pois são desenvolvidas em várias áreas de estudos, como: Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Educação, Direito e várias outras. Com base nestes argumentos, assinale a alternativa CORRETA em relação ao conceito de feminismo:
	A)
	O feminismo, do ponto de vista acadêmico, não contribuiu para denunciar as situações de violência e opressão contra as mulheres.
	B)
	O feminismo e os estudos de gênero são campos de conhecimentos comuns, que lutam contra os homens. 
	C)
	O movimento feminista não contribuiu no desenvolvimento dos estudos de gênero no espaço universitário, porque atua como um movimento social apenas.
	D)
	O feminismo é um movimento social, cujo objetivo principal é lutar pela igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres.
	2.
	Quando falamos em multiculturalismo estamos nos referindo a defesa da diversidade cultural, seja do ponto de vista acadêmico ou político. Dito de outa forma, refere-se a uma posição assumida sobre as relações hierárquicas entre as diferentes culturas. Com base neste argumento, em relação ao conceito de multiculturalismo, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	 O termo "Multiculturalismo" refere-se a luta pela proteção da  um campo de estudos sobre a defesa da diversidade das mulheres.
	B)
	 "Multiculturalismo" é um termo polissêmico que leva em conta duas dimensões da política de cotas, a dimensão objetiva e subjetiva.
	C)
	 O termo "Multiculturalismo" busca assegurar os direitos sociais das chamadas minorias ou grupos sociais, por meio de políticas públicas de ações afirmativas.
	D)
	 O "Multiculturalismo" é uma política de ação afirmativa voltada exclusivamente aos descendentes dos povos indígenas.
	3.
	 O sociólogo Boaventura de Souza Santos (2003), professor da Universidade de Coimbra, Portugal, é reconhecido por ser um profundo conhecedor dos temas: cidadania, justiça social e democracia. Ao se referir ao debate do multiculturalismo, o autor afirma que devemos “[...] defender a igualdade sempre que a diferença gerar inferioridade, e defender a diferença sempre que a igualdade implicar descaracterização.” 
 
FONTE: SANTOS, B. S.; NUNES, J. A. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: SANTOS, B. S. (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 25-68.
 
 
 
Com base nesta reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) As diferenças étnicas e culturais não podem servir para justificar desigualdades e preconceitos.
(    ) A busca pela igualdade social não deve deixar de levar em conta as especificidades das diferentes culturas.
(    ) Para que haja igualdade, deve ocorrer um processo de homogeneização social e cultural dos diferentes povos e culturas.
(    ) As desigualdades podem ser pensadas como resultado das diferenças sociais e culturais de um mesmo povo.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	 F – F – V – V 
	B)
	 V – F – F - V
	C)
	 V – V – F – V 
	D)
	 F – V – F – F 
	4.
	 Por meio de pesquisadoras norte-americanas, o conceito de gênero se difunde no Brasil, a partir do início dos anos 1990. Neste período começam a surgir nas universidades, principalmente nos cursos de Antropologia, História e Sociologia, os "Estudos de Gênero". O enfoque desses estudos diz respeito à construção e manutenção dos papéis de gênero. Sobre o conceito de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) Gênero é uma forma de compreender as “construções sociais”. Diz respeito à criação de modelos sociais adequados ao comportamento de homens e mulheres. 
(    ) É uma maneira de se referir às origens exclusivamente biológicas das identidades dos homens e das mulheres. 
(    ) O gênero é um modelo social de comportamento, imposto sobre os corpos sexuados de  homens e mulheres.
(    ) Gênero é um conceito relacional, pois é construído através das relações entre os sujeitos sociais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	 V – F – V – V
	B)
	 F – V – F – V 
	C)
	 V – V – V – F 
	D)
	 F – V – F – F 
	5.
	O feminismo é um movimento social e um campo de estudos cujo objetivo é defender a igualdade entre os sexos. Na história do
feminismo, convencionou-se dividir o movimento em três momentos: primeira, segunda e terceira onda feminista. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na Segunda Onda, a revolucionária Olímpia de Gouges escreveu uma declaração muito importante, argumentando que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos que os homens, podendo participar da vida política, governando e formulando leis.
(    ) Uma das autoras mais importantes da Primeira Onda Feminista é Betty Friedan. Ela ficou conhecida por escrever o livro "A Mística Feminina". Nele a autora critica a vida vazia das donas de casa de classe média nos Estados Unidos.
(    ) A Segunda Onda Feminista vai culminar com os movimentos sociais em andamento nos Estados Unidos. Esse momento do feminismo começa na década de 1960 e dura até o fim da década de 1980. 
(    ) A Terceira Onda Feminista inicia na década de 1990, com o objetivo de compreender os problemas femininos de um ponto de vista mais amplo, e não apenas do ponto de vista das "mulheres brancas de classe média-alta", como fez a segunda onda.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	 F – V – F – F.
	B)
	 V – F – V – F.
	C)
	 F – F – V – V.
	D)
	 V – V – F – V.
Antropologia Geral e o Debate Multicultural
	1.
	Entendemos o medievo como o período que vai do fim do Império Romano (século IV-V) ao século XV. Muitos historiadores denominam este período como “Idade das Trevas”. Entre as características desta época encontramos:
	A)
	A predominância do cristianismo.
 
	B)
	A confiança na razão humana.
	C)
	A influência social do politeísmo.
 
	D)
	A grande diversidade religiosa.
 
	2.
	Com a modernidade, assistimos o nascimento da ideia de Homo faber, o ser humano como um ser capaz de ter controle sobre seu destino e sobre a natureza, por meio do invento e fabrico de instrumentos e ferramentas, em razão de seu engenho. Como características do ser humano na modernidade, podemos apontar:
	A)
	A desconfiança em relação à experiência.
 
	B)
	A atitude de desvalorizar a liberdade.
	C)
	A confiança na fé como critério de verdade.
 
	D)
	A postura reflexiva e o autocontrole.
 
	3.
	Os povos da antiguidade tinham em comum a escravidão, a predisposição à beligerância, sendo constante a guerra de conquista e a presença de algum tipo de conflito envolvendo as elites da sociedade e seus estratos mais pobres. Entre os aspectos que comportavam a experiência humana no período, encontramos:
 
I – A virilidade e comportamento guerreiro.
II – O ceticismo e descrença religiosa.
III – A capacidade de invenção.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Somente a opção II está correta.
 
	B)
	As opções II e III estão corretas.
 
	C)
	As opções I e III estão corretas.
	D)
	Somente a opção I está correta.
 
	4.
	Através da história o ser humano vem se definindo por meio do trabalho, necessidade imperativa que reveste-se de diferentes características, conforme o período histórico. Quanto ao trabalho ao longo da história, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) Na Antiguidade Clássica o trabalho braçal é muito valorizado.
(    ) Na Antiguidade Clássica o ócio é visto de maneira negativa.
(    ) No medievo o trabalho é visto como empecilho a relação com Deus.
(    ) Na modernidade o trabalho adquire o estatuto de realização humana.
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – V – F – F
	B)
	V – F – F – V
 
	C)
	F – V - F - V
 
	D)
	F – F – V – V
	5.
	Para se consolidar enquanto doutrina de Estado e estar associado ao poder imperial em Roma, o cristianismo passou por certas adaptações em relação ao seu conteúdo original. Quanto a estas, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) Passa a ser instrumento de dominação das massas.
(    ) Afasta-se da influência da elite aristocrática de Roma.
(    ) Passa a se apropriar de preceitos filosóficos gregos.
(    ) Afasta-se do platonismo procurando negar a razão. 
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – F – V - F
 
Antropologia Geral e o Debate Multicultural
	1.
	A Antropologia apresenta um objeto e método próprio, podendo ser considerada uma disciplina científica autônoma. Entretanto, esta não deixa de se relacionar e trocar saberes e práticas com outras ciências afins, notadamente as ditas Ciências Sociais, entre estas, a Sociologia, a Psicologia, a História, a Geografia, a Economia e a Ciência Política. Quanto à relação da Antropologia com a Sociologia, considere as seguintes afirmativas:
 
I – A Sociologia seria a disciplina mais próxima da Antropologia.
II – A Antropologia e a Sociologia trabalham com conceitos distintos.
III – A Antropologia limita-se ao estudo das sociedades simples.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As opções I e III estão corretas.
	B)
	As opções I e II estão corretas.
 
	C)
	Somente a opção I está correta.
 
	D)
	As opções II e III estão corretas.
 
	2.
	Uma das etapas da construção da Antropologia a etnologia insere-se no campo da ciência da cultura. Neste sentido, um dos objetivos do etnólogo seria analisar o ser humano enquanto membro de uma cultura e entender como esta opera nele. Em relação à etnologia, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) A Etnologia fundamenta-se em dados coletados na etnografia.
(    ) A Etnologia analisa caso a caso, sem realizar comparações.
(    ) A Etnologia visa entender as relações sociais e com o ambiente.
(    ) A Etnologia foca apenas nas diferenças culturais observadas.
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – F – V – F
	B)
	F – F – V – V
 
	C)
	F – V - F - V
 
	D)
	V – F – F – V
 
	3.
	A Antropologia num primeiro momento esteve associada às necessidades do projeto colonial europeu, servindo de instrumento de exploração dos povos do terceiro mundo. A expansão do capitalismo havia colocado novas formas de dominação, que levaram à necessidade da criação de teorias que justificassem o colonialismo. Quanto ao relacionamento da Antropologia com o colonialismo, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) A expansão colonial trouxe uma abundância de dados etnográficos.
(    ) A Antropologia sempre procurou negar a ideologia colonialista.
(    ) A Antropologia acaba por voltar-se contra o racismo no período.
(    ) A Antropologia serviu a administração colonial, inicialmente.
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	F – V - F - V
 
	B)
	V – F – F – V
 
	C)
	V – F – V – V
	D)
	F – F – V – V
 
	4.
	A observação participante é o método próprio da Antropologia, que a distingue no campo das Ciências Sociais. Este método é muito importante para a disciplina antropológica e representa um fator determinante entre ser ou não antropólogo. Quanto à observação participante, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
 
(    ) Esta se dá através da leitura de diferentes etnografias.
(    )  Esta proporciona a compreensão da cultura estudada.
(    ) Esta implica somente na observação dos fenômenos sociais.
(    ) Esta pede do antropólogo a vivência dos costumes nativos.
 
Agora, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	F – V – F – V
 
	B)
	F – F - F - V
 
	C)
	V – F – F – V
	D)
	V – F – F – V
 
	5.
	A Antropologia surge na Europa quando o capitalismo está consolidado como modo de produção e o individualismo apresenta-se como ideologia dominante. Entretanto, seu aparecimento só foi possível graças a mudanças culturais que precederam historicamente, no ocidente, sua sistematização enquanto disciplina científica. Entre os movimentos culturais que possibilitaram à Antropologia se constituir enquanto saber científico, estão:
	A)
	O Platonismo e o Helenismo.
	B)
	O Renascimento e o Iluminismo.
 
	C)
	O
Sebastianismo e o Relativismo.
 
	D)
	A Reforma Protestante e a Contrarreforma.
 
	1.
	Sobre o conceito de políticas públicas, podemos dizer que é múltiplo e pode ser entendido como uma área interdisciplinar de conhecimento, portanto existem várias definições sobre o termo. De acordo com os conceitos de políticas públicas existentes, analise as sentenças a seguir: 
I- É um campo de conhecimento dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas.
II- É um conjunto de ações do governo que irá produzir efeitos específicos influenciando unicamente a vida dos cidadãos historicamente excluídos do acesso aos direitos.
III- É um conjunto de ações políticas desenvolvidas e implementadas por todos os atores políticos de maneira que garanta a satisfação das demandas sociais levantadas nas mais diversas áreas. 
IV- É um campo de estudos proveniente das áreas de administração e ciência política, que investiga unicamente os problemas relacionados ao Governo Federal.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	B)
	As sentenças I e II estão corretas.
	C)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	D)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	O multiculturalismo é um termo polissêmico, à medida em que apresenta dois sentidos: o primeiro é o sentido descritivo e o segundo é o sentido prescritivo. O segundo está relacionado com o desenvolvimento de políticas de reconhecimento de identidade e de cidadania que devem ser asseguradas pelos estados, aos grupos minoritários. E o sentido descritivo, como pode ser interpretado? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) Como a falta de políticas multiculturais afirmativas para os grupos excluídos e os movimentos sociais em geral.
(    ) Como o processo de colonização norte-americano, fortemente influenciado pelos valores indígenas.
(    ) Como a simples expressão da diversidade cultural, étnica e religiosa que se pode perceber em qualquer grande cidade.
(    ) Como o desenvolvimento de políticas de reconhecimento exclusivo da identidade de descendentes de origem africana.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	F - F - V - F.
 
	B)
	V - V - F - V.
 
	C)
	F - F - V - V.
	D)
	F - V - F - V.
	3.
	O movimento negro da década de 1960 foi um dos mais importantes na luta pela conquista dos direitos civis nos Estados Unidos. Foi principalmente através do movimento negro que as políticas multiculturais começaram a ser desenvolvidas no país. Com relação às principais características dos movimentos negros nos Estados Unidos e suas principais personagens, Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
(    ) O movimento do pastor Martin Luther King lutava pela conquista dos direitos civis, através da integração dos negros na sociedade americana.
(    ) Malcom X  lutava pela separação racial, exigindo do governo uma parcela de terras para viverem nos EUA ou o retorno às suas terras de origem. 
(    ) Martin Luther King, foi um importante líder que lutou pela independência econômica e pela criação de um Estado autônomo para os negros.
(    ) O Black Panters, foi um movimento negro armado que exigia uma compensação financeira da “América Branca” pelos séculos de exploração.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	A)
	F - F - V - V.
	B)
	V - F - F - V.
 
	C)
	V - V - F - V.
 
	D)
	V - V - V - V.
	4.
	Sabemos que a discriminação racial nos Estados Unidos se desenvolveu pelo processo contínuo de separação racial ao longo do tempo e pela crença ontológica de que os negros são naturalmente inferiores aos brancos. Por que isso ocorre?
I- Porque alguns movimentos negros, como o Black Panters, desenvolveram ações armadas, exigindo compensação financeira da “América Branca” pelos séculos de exploração dos negros. 
II- Porque, a partir de uma decisão da Suprema Corte, em 1896, considerou-se constitucional acomodações separadas para brancos e negros em transportes públicos, desde que fossem equiparáveis. 
III- Porque a filosofia do “igual, mas separado” ergueu uma barreira, negando aos não-brancos o livre acesso à moradia, restaurantes e à maior parte dos serviços públicos.
IV- Porque a maior parte dos movimentos negros naquele período se comportou de forma “animalesca” na sua luta por direitos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	B)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
	C)
	As sentenças I e IV estão corretas.
 
	D)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O contexto de surgimento das políticas multiculturais nos Estados Unidos deve ser compreendido à luz do processo de colonização do Estado, marcado pela conquista e imposição da cultura anglo-saxã aos nativos. Com relação às populações no território norte-americano, podemos afirmar:
	A)
	Até o século XIX, a população de ameríndios foi totalmente preservada, sendo que atualmente convivem em reservas indígenas protegidas pelo Estado norte-americano.
	B)
	Havia um total de três a quatro milhões de índios no território norte-americano e foram em sua maioria dizimados no processo de colonização.
	C)
	A quantidade de populações nativas que habitavam a região era pequena e foram aos poucos sendo introduzidos na cultura anglo-saxã.
	D)
	O movimento indígena foi um dos principais na luta pelos direitos civis, sendo que seu principal representante foi o líder Martin Luther King.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando