Buscar

Atividades Contextualizada de Nutrição e dietética

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Nutrição e dietética
Sabe-se que a deficiência energético proteica é quando a quantidade de proteínas recebidas
 não são suficientes para suprir as necessidades do organismo, com base no percentual são
calculadas pelo peso e altura da pessoa podendo ser leve, moderada ou grave.
Existem dois tipos de deficiência proteica, a primária que se dá pela ingestão inadequada de nutrientes, secundária é uma consequência de distúrbios orgânicos, ou pela ingestão de medicamentos que impedem a absorção de nutrientes. 
Quando a deficiência é mais leve, manifesta efeitos como: queda dos cabelos, degeneração na pele e músculos. Qualquer pessoa pode desenvolver deficiência de proteína quando não tem uma alimentação equilibrada, podem acarretar essa deficiência como quadros infecciosos, período em crianças que são desprovidas de alimentação proteica, ficam desnutridas, com ossos a mostra.
São alguns sintomas: fraqueza, diarreia, dificuldade de cicatrização, redução da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, anemias, redução da capacidade vital.
No caso de crianças com ( DEP ) primária crônica, ela se manifesta como marasmo ou kwashiorka, nos dois casos a defesa do organismo é prejudicada trazendo prejuízos para o desenvolvimento de modo geral.
Quanto ao tratamento desta deficiência. Com o caso do quadro mais leves moderados, podem ser tratados com um consumo oral de uma alimentação rica nesse nutriente.
Em quadros mais graves além da dieta balanceada, pode necessitar de tratamento hospitalar, pois o paciente pode desenvolver dificuldade para engolir o alimento e precise de sonda para se alimentar e também ministração de Suplementos nutricionais.
Avaliação clínica dos dados antropométricos da criança faz parte do exame pediátrico rotineiro para avaliação do estado nutricional da criança, que podem ser considerado através do peso, estatura, perímetro cefálico, circunferência do braço e prega cutânea, pois são importantes para a avaliação da desnutrição infantil, e são observados a falência do crescimento quando o ganho de peso é insuficiente.

Continue navegando