Buscar

LISTA_DE_EXERCCIO_-_Organizao_do_material_gentico_-_Florestal_2021

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIO
 (
Orientações:
Não
 
é
 
necessário
 
imprimir
 
este
 
documento
 
ou
 
reescrever
 
as
 
perguntas,
 
somente
 
as
 
respostas,
 
devidamente
 
identificadas,
 
são
 
suficientes.
As
 
respostas
 
devem
 
ser
 
manuscritas,
 
respostas
 
digitadas
 
não
 
serão
 
consideradas!
Em caso de dúvidas na resolução deve-se procurar a monitora da disciplina pelo grupo
 
da disciplina
 
no
 
WhatsApp
.
Entregar
 
dia
 
04/11/2021.
)AULA 3 – ESTRUTURA DO NÚCLEO E DOS CROMOSSOMOS
1. Conceitue:
a) Cromossomo
Resposta: Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa. Os genes estão dentro dos cromossomos, os quais se encontram no núcleo da célula. Um cromossomo tem de centenas a milhares de genes. Cada célula humana normal contém 23 pares de cromossomos, totalizando 46 cromossomos.
b) Cromatina
Resposta:Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas. A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina.
c) Nucléolo
Resposta:O nucléolo é formado, principalmente, por RNA ribossomal e proteínas. Esse RNA é sintetizado a partir de instruções do DNA. Algumas células possuem dois ou mais nucléolos, sendo esse número relacionado com o tipo de célula e seu estágio reprodutivo.
d) Nucleóide
Resposta:O nucleoide, é a região onde se encontra o DNA do organismo procarionte. No nucleoide, o DNA apresenta-se geralmente como uma única molécula de DNA dupla fita circular. Diferentemente do DNA de células eucariontes, não se observa a presença de proteínas histonas, as quais estão relacionadas com o processo de compactação e descompactação do DNA.
e) Cromossomos homólogos
Resposta:Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares.
f) Cromátides irmãs
Resposta:Os cromossomos são constituídos por dois filamentos unidos pelo centrômero. Cada um desses filamentos é denominado de cromátide. As duas cromátides encontradas em um cromossomo duplicado (a duplicação ocorre durante a interfase na divisão celular) são denominadas de cromátides-irmãs.
g) Plasmídeo
Resposta:Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.
2. (a) Quais são as principais diferenças entre células procarióticas e eucarióticas quanto a organização do material genético, parede celular e organelas? (b) Por qual motivo, entre os procariotos, há a necessidade de diferenciar bactérias de archeas? (c) Quais as diferenças estruturais entre cromossomos nucleares e cromossomos de organelas (citoplasmáticos) em eucariotos? (d) Como é a organização do material genético de vírus?
Resposta: (a) A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa. (b) As arqueas são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas.  A maioria das arqueas são autotróficas quimiossintetizantes, enquanto as bactérias podem apresentar diversos tipos de vida. (d) Ela é composta por: Núcleo: que é o próprio genoma (DNA ou RNA, nunca os dois juntos); Capsídeo: envelope que envolve o genoma do vírus. O capsídeo é formado por capsômeros.
3. Descreva as estruturas da membrana nuclear e discorra sobre suas funções.
Resposta: A membrana nuclear tem dupla camada que envolve o núcleo de uma célula, e tem na sua composição lipoproteína, ela tem como funções proteger o material genético encontrado dentro do núcleo, delimitar o espaço nuclear, evitar com que se misture com o citoplasma e controlar a entrada e a saida de subtâncias especialmente entre o núcleo e o citoplasma.
4. (a) Em um típica célula eucariótica, você esperaria encontrar mais molélculas de histona H1 ou mais moléculas de histonas H2? Justifique sua resposta. (b) Você esperaria mais moléculas H2A ou mais moléculas H3? Explique sua resposta.
5. Por que é necessária a compactação do DNA?
Resposta: A compactação do DNA é um dos principais eventos durante a divisão da célula, que permite uma organização especial do material genético para posterior divisão, para as células-filhas.Dessa forma, percebe-se que a compactação é realizada pelas proteínas histonas, responsáveis tanto pela compactação, quanto pela regulação dos genes no DNA.
6. O sequenciamento completo do genoma de Eucalyptus grandis foi publicado por Myburg et al. (2014) na revista Nature (https://www.nature.com/articles/nature13308). Esses pesquisadores sequenciaram cerca de 640 milhões de pares de base (pb) distribuídos em n = 11 cromossomos de gametas dessa espécie. Além disso, citaram que a espécie E. globulus possui um genoma
menor, com cerca de 530 milhões de pb, também distribuídos em n = 11 cromossomos. Suponha que, em ambas as espécies, todo o DNA nuclear esteja empacotado em nucleossomos, nos quais no cerne do nucleossomo (sem a histona H1) encontram-se 146pb, enquanto no nucleossomo completo (com a histona H1) estão associados 200pb; já o ligador possui comprimento de 40pb.
(a) Quantos nucleossomos haveria em uma célula somática (2n) para cada espécie? (b) Quantas moléculas de histonas H2A, H2B, H3, H4 e H1 seriam necessárias em cada espécie?
7. (a) Descreva a função do centrômero. (b) Qual a diferença do centrômero em relação a outras regiões do cromossomo? (c) O que acontece com um cromossomo que perde seu centrômero?
8. (a) Quais as funções dos telômeros? (b) Qual a sua estrutura característica independente da espécie? (c) O que é a protuberância do telômero e como ela impede que tanto dois cromossomos se fundam quanto o DNA seja degrado por nucleases? (d) Nos telômeros há proteínas associadas? Quais as funções delas e como como cada uma delas está associada ao DNA?
9. Um explorador descobre uma espécie nova e estranha de planta e envia parte do tecido da planta para uma geneticista estudar. A geneticista isola a cromatina da planta e a examina com um microscópio eletrônico. Ela observa o que parece ser um cordão de pérolas. Então, adiciona uma pequena quantidade de DNAse, que rompe a molécula de DNA e libera as “pérolas” com 280pb de DNA. Após a digestão com mais DNAse, um fragmento de 120 pb de DNA permanece preso ao cerne de proteínas histonas. A análise do cerne de histona revela as histonas nas seguintes proporções:
	H1
	12,5%
	H2A
	25%
	H2B
	25%
	H3
	0%
	H4
	25%
	H7 (uma nova histona)
	12,5%
Com base nessas observações, que conclusões a geneticista pode tirar sobre a provável estrutura do nucleossomo na cromatina dessa planta?
10. Na matéria “Cientistas confirmam uma nova estrutura de DNA em células humanas” da revista Hypescience (Link: https://hypescience.com/nova-estrutura-e-identificada-em-dna-de- celulas-vivas/) é relatada a estrutura i-Motif, observada pela primeira vez no ano de 2018. (a) Descreva essa nova estrutura. (b) Na matéria há relatos de formas diferentes de DNA como o
DNA triplo e DNA cruciforme, faça uma pesquisa e descreva, suscintamente, essas formas diferentes de DNA. (c) Pelo que relata a matéria, a estrutura i-Motif é encontrado na cromatina, heterocromatina facultativa ou na heterocromatina constitutiva? (d) Qual a diferença entre esses estágios da cromatina?

Continue navegando