Buscar

Marlene liderança flutuante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2
Reflita a necessidade de exercermos uma liderança flutuante na escola, reunidos todos por meio do PPP.
	Para refletirmos sobre liderança flutuante na escola vamos primeiro refletir sobre os aspectos da gestão democrática, em que o que se tem como finalidade é a participação social, considerando a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, agindo de forma coletiva e individual na sociedade. A gestão democrática, além de administrar os recursos financeiros que são distribuídos, visa porém a elaboração e a execução do projeto político pedagógico (PPP), documento que irá organizar o trabalho pedagógico da escola, colocando em prática ações educativas que visem a participação da comunidade ( pais, professores e funcionários), o qual deve estar retratando fielmente a realidade da escola. 
	A construção coletiva do projeto político pedagógico é fundamental para a democratização e conquista da autonomia da escola. Para Veiga (2009, p. 14), a principal possibilidade de construção do projeto político pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o projeto político- pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.	
	Deste modo, o processo de construção o Projeto Político Pedagógico, já representa a implementação deste tipo de liderança, uma vez que todas as ações a serem desenvolvidas devem estar em parceria entre a direção, o corpo docente e comunidade escolar buscando construir o processo de participação coletiva, com o envolvimento de todos neste espaço de construção e reflexão. 
	Contudo, a liderança flutuante tem como objetivo principal garantir a gestão democrática, promovendo a participação de todos os membros da instituição na tomada de decisões, oportunizando assim a construção da autonomia da escola criando estratégias que visem a melhoria na qualidade do ensino. 
REFERÊNCIAS
A IMPORTANCIA DA CONSTRUÇÃO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO. Brasil escola, 2021 Disponível em: [https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-construcao-projeto-politico-pedagogico.htm Acesso em: 25 de outubro de 2021.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2009.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: Revistas RCAAP, 2021 Disponível em : https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/download/1531/1222 Acesso em: 25 de outubro de 2021.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E O PAPEL DA EQUIPE GESTORA: DILEMAS E POSSIBILIDADES, Periódicos. ufsm, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/download/16023/pdf, Acesso em: 25 de outubro de 2021.

Outros materiais