Buscar

Introdução às Ciências Farmacêuticas (20278) final discursiva

Prévia do material em texto

A falta de orientação é um dos principais obstáculos a prevenção de doenças e de complicações decorrentes das mesmas e acarreta um alto custo para a saúde pública. A educação em saúde para as pessoas, realizada pelo farmacêutico, pode proporcionar um maior esclarecimento à população. Diante disso, disserte sobre as ações de educação que podem ser adotadas pelo farmacêutico, tendo em vista a promoção da saúde.
Resposta esperada
Divulgação de campanhas e palestras sobre o uso racional de medicamentos, mudança de hábitos para melhora da qualidade de vida; identificação de problemáticas da comunidade em relação à informação em saúde; palestras sobre uso inadequado dos medicamentos, prevenção a doenças, formas de administração correta, prazo de validade, etc. Incentivar na comunidade a visão das farmácias/drogarias como estabelecimento de saúde, por meio do qual poderá buscar orientação de um profissional de saúde.
Minha resposta
No aconselhamento ao paciente, nos futuros farmacêuticos podemos orientá-los sobre o uso correto dos medicamentos prescritos e não prescritos, com vistas a melhorar os efeitos terapêuticos e reduzir a probabilida- de de aparecimento de efeitos adversos e toxicidade.
2Atualmente, com a evolução em desenvolvimento e pesquisa, a indústria farmacêutica produz, em larga escala e grande variedade, medicamentos alopáticos para comercialização em farmácias, que são os mais utilizados e confiáveis para a população. Sobre os tipos de medicamentos, diferencie medicamentos alopáticos e homeopáticos.
Resposta esperada
Alopáticos: medicamentos de ação química, que auxiliam no combate às doenças e que possam produzir efeitos contrários aos sintomas causados por elas. Homeopáticos: obtidos pela técnica de dinamização, são medicamentos que buscam curar o doente como um todo, e não apenas aliviar os sintomas da doença.
Minha resposta
As doses das substâncias utilizadas na alopatia encontram-se no limite da toxidade, quase sempre produzindo efeitos colaterais. As substâncias agem por quantidade de massa (matéria). A Homeopatia utiliza as substâncias em doses mínimas e os medicamentos agem de forma energética, sem produzir toxidade.