Buscar

Tratamento com Omeprazol Magnésico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 – Terapêutica medicamentosa Básica.
Uma mulher de 60 anos apresentou-se ao médico para a avaliação de um desconforto gástrico e azia constantes. Ela relatou uma sensação de queimação no estômago depois de comer e que os sintomas pioram quando os alimentos são apimentados, com molho de tomate ou muito salgados. Tentou utilizar antiácidos que não necessitam de prescrição médica, mas apenas aliviou os sintomas temporariamente. A paciente não faz uso de outros medicamentos. Seus exames de sangue são normais e os exames de imagem revelam refluxo gastroesofágico. O médico recomenda uma dieta adequada ao quadro clínico, algumas recomendações quanto ao estilo de vida, e prescreve Omeprazol Magnésico, comprimido, 20 mg, 1 vez ao dia 15 minutos antes das refeições. Analisando o caso clínico, qual a forma e a via farmacêutica que a paciente utilizou para o tratamento com Omeprazol Magnésico?
A paciente utilizou a forma farmacêutica sólida, o comprimido que são as principais formas sólidas disponíveis no mercado. Preferidas dos pacientes e da indústria, ativos normalmente preparados com auxilio de adjuvantes farmacêutico adequado (excipientes). Os comprimidos podem variar de tamanho, forma, peso, dureza, espessura, características de desintegração e em outros aspectos dependendo do uso a que se destinam e do método de fabricação.
Os Comprimidos tem a vantagem de:
· Elegância na apresentação, fácil uso e de serem portáveis;
· Dosagem correta e alto grau de precisão;
· Maior estabilidade em relação a outras formas.
E como desvantagens têm:
· Menor absorção comparados as soluções ou suspensões (formas líquidas);
· Favorece a formação de complexos com os alimentos;
· Podem provocar irritação na mucosa gástrica.
Já a via farmacêutica utilizada pela paciente foi a via de administração oral. A via de administração é o caminho pelo qual uma substancia interage com o organismo. A escolha de determinada via ou sistema de administração das drogas irá depender de muitos fatores como o efeito local ou sistêmico da droga, a propriedade da droga e da forma farmacêutica aplicada, idade do paciente, conveniência (dependendo do tratamento), tempo necessário para inicio do tratamento, duração do tratamento e obesidade do paciente.
A vantagem de utilizar a via Oral é um método simples, indolor e econômico, de fácil administração, permite uma autoadministração além de maior biodisponibilidade. Já sua desvantagem é que pode ocorrer vômitos, diarreia, necessidade de colaboração do paciente e inviável para certos fármacos. 
Os c omprimidos podem variar em tamanho, forma, 
mas farm acêuticas sólidas contendo princíp

Continue navegando