Buscar

Estudo de caso - Bioquímica Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINGÁ – CENTRO UNIVERSITÁRIO 
Curso de Farmácia EAD
Estudo de caso
Bioquímica Básica
Estudo de Caso
Dr. Otto Warburg da Alemanha ganhou um de seus prêmios Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo. Também é sabido que uma variação pequena do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como bactérias e fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. Todavia, há mecanismos de homeostase que buscam promover o equilíbrio de pH, tanto no líquido intercelular e intracelular, quanto na corrente sanguínea. 
Nesse contexto, explique os mecanismos de manutenção do pH sanguíneo e do pH intracelular.
Mecanismos de manutenção do pH sanguíneo e do pH intracelular
O mecanismo com a função de manter o pH estável no sistema biológico são chamados de tampão. Segundo Nelson e Cox (2011, p. 64) esse sistema “tende a resistir a mudanças de pH quando pequenas quantidades de ácido (H+) ou base (OH- ) são adicionadas. Um sistema tampão consiste em um ácido fraco (o doador de prótons) e a sua base conjugada (o aceptor de prótons)”.
Os mecanismos que atuam na manutenção do pH sanguíneo e do pH intracelular nos seres humanos sãos os tampões bicarbonato e fosfato.
O tampão bicarbonato atua na manutenção do ph sanguíneo, em torno de 6,1, sendo formado pela combinação de gás carbônico vindo dos tecidos, da atmosfera e capturados pelos pulmões e corrente sanguínea com a água resultando em ácido carbônico. Por tanto, o ácido carbônico se dissocia em bicarbonato e próton H+ é liberado. Quando há uma acidose sanguínea, a sobra de prótons é combinada com o bicarbonato. Essa reação gera ácido carbônico que agora em maior quantidade desloca o equilíbrio químico no sentido de formar gás carbônico e água. Esse excesso de gás carbônico é eliminado para o meio externo através de um aumento do ritmo respiratório.
O tampão fosfato atua na manutenção do ph no meio intracelular em torno de 7,2. O H2PO4 - se dissocia para gerar H+ e a base conjugada HPO4-2. Com isso, caso o pH do meio intracelular se torne ligeiramente ácido, a base conjugada (HPO4 -2) tende a associar-se aos prótons gerados e assim, anular a redução do pH. Do mesmo modo, caso o pH intracelular se torne ligeiramente básico, os prótons H+ (prótons oriundos da dissociação de H2 PO4 -) irão equilibrar o pH, fazendo-o retornar a valores próximos de 7,2.

Outros materiais