Buscar

Educação Especial e inclusão escolar - Atividade 1

Prévia do material em texto

Nome Completo: 
	RGM: 
	Instituição: Cruzeiro do Sul
	Data: 25/11/2021
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular em Gestão Educacional - Educação Especial e inclusão escolar
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas. 
Digite aqui o seu texto: 
	A criação da Lei de Diretrizes e Bases da educação (Lei nº 9394/96) teve intuito de garantir educação inclusiva para todos os alunos, independente das suas diferenças. Esta legislação educacional buscou algumas soluções para a inclusão de alunos com deficiência, entre elas: encaminhamento dos alunos para classes especiais, currículos, ferramentas e instrumentos adaptados. O ideal que gira em torno da diversidade de certa forma, acabam também excluindo e gerando muitos desafios para escola que está adaptada a receber alunos sem necessidades especiais.
	Tais desafios iniciam no professor, que em muitos aspectos, não está preparado para receber o aluno que necessita ser incluso em interações coletivas dentro da turma. Muitos autores acreditam que devemos pensar de forma inclusiva já durante os anos iniciais de todos os professores e pedagogos ainda na universidade, a fim de mudarmos a cultura de que a escola apenas receba o aluno com algum tipo de deficiência. Acredita-se que o fato de receber o aluno com deficiência e respeitá-lo já faz parte do processo de inclusão, mas, precisamos além de receber, nos adaptarmos a ele e acolhê-lo criando dentro do ambiente de sala de aula atividades nas quais ele possa gerar interações à sua maneira, por isso, a importância de ter profissionais preparados, bem como a gestão escolar.
	A importância de fazer da inclusão um direito de todos e um movimento coletivo de mudança aponta para a adoção de políticas educacionais inclusivas, para a transformação das práticas sociais, para a transformação dos institutos escolares e para a criação de relações com a família e com a comunidade. Para que a inclusão possa assumir seu verdadeiro papel é preciso que haja uma mudança no sistema educacional e que haja, também, a realização de uma avaliação permanente nas instituições para que sejam corrigidas as barreiras que ela enfrenta. É preciso haver, ainda, coerência entre o que as leis garantem e o que é efetivamente posto em prática. Nesta fase, é importante não só a qualificação dos professores, mas também de toda a equipe envolvida no processo educativo.

Continue navegando