Buscar

4 TESTE DE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CEL1694_A4_202108376019_V1
	
	
	
	
		Aluno: DANILO ORNELAS DE SOUZA
	Matr.: 202108376019
	Disc.: EDUCAÇÃO ESPECIAL 
	2021.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com a localização das lesões, a paralisia cerebral apresenta três tipos diferentes de envolvimento neuromuscular e de comprometimento motor. O tipo espástica tem como característica
	
	
	
	Capacidade para  resolver problemas de matemática com muita facilidade
	
	
	A elevada inteligência para resolver os exercícios
	
	
	A perda do controle voluntário dos músculos, espasmos e tendência ao estrabismo
	
	
	Apresentar dificuldade de audição
	
	
	Instrução em Braille para participar das aulas
	
Explicação:
Paralisia Cerebral Espástica se caracteriza pelo aumento do tônus causado pela lesão do primeiro neurônio motor superior, que pode ser observada com o aumento da velocidade do movimento passivo. A espasticidade faz com que os movimentos da criança diminuam, tornando mais fácil de identifica-la.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu:
	
	
	
	A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional.
	
	
	A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial.
	
	
	A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua turma do ensino regular.
	
	
	Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
	
	
	A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula.
	
Explicação:
O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência física. A Tecnologia Assistiva é definida como:
	
	
	
	O impedimento do aluno com deficiência frequentar a escola regular
	
	
	Sala de atendimento pedagógico exclusiva para os deficientes físicos.
	
	
	Um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária.
	
	
	Ambiente para o atendimento especializado de deficientes físicos
	
	
	Espaço onde o aluno com deficiência é atendido para um tratamento especializado.
	
Explicação:
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
	
	
	
	V V F F
	
	
	V F F V
	
	
	F V F V
	
	
	F V V V
	
	
	V F V V
	
Explicação:
O desenvolvimento da criança deficiente física ocorre como da criança sem deficiência, a diferença esta nas fases do desenvolvimento e no tempo cronológico, sendo que a criança com deficiência física inicia seu desenvolvimento mais tarde devido ao seu ritmo na execução de suas ações
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Entre os recursos de adequação e mobilidade para os deficientes físicos, podemos citar:
	
	
	
	Bengalas, andador, soroban e tiposcópio.
	
	
	Corrimão, andador, bengala e cadeira motorizada/rodas.
	
	
	Maquetes, lupas, soroban e tiposcópio.
	
	
	Maquetes, cadeira de rodas, contenções de tronco e TILT.
	
	
	Cadeira de rodas, corrimão, bengalas e lupas.
	
Explicação:
Entre os recursos de adequação e mobilidade para os deficientes físicos temos corrimão, andador, bengala e cadeira motorizada/rodas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No que se refere à Tecnologia Assistiva, qual é o seu principal objetivo? Marque a resposta corrreta.
	
	
	
	Atendimento especializado feito em outra instituição para não misturar os objetivos da independência da vida diária com os educativos.
	
	
	Oferecer as condições de subsistência adequadas que muitas vezes faltam às famílias de crianças com deficiências.
	
	
	Promover a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitar a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
	
	
	Disponibilizar programas de computador que auxiliem os deficientes com as inovações tecnológicas sem as quais o cotidiano educacional ficaria inviável.
	
	
	Ensinar uma ocupação para os casos crônicos de deficiência afim de que possam ser inseridos no mundo do trabalho.
	
Explicação:
 
Tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno comdeficiência física:
	
	
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
	
	
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.
	
	
	Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	
	
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	
Explicação:
Para incluir o aluno com deficiência na escola regular os primeiros passos para que eles possam adquirir conhecimentos e vivencia, o professor precisa ter o conhecimento da deficiência que será trabalhada.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda no que se refere à nomenclatura dada aos comprometimentos da deficiência física:
(1) Hemiplegia
(2) Diplegia
(3) Paraplegia
(4) Tetraplegia
( ) Significa que as dificuldades de movimentos que afetam o corpo, o braço e a perna estão todas do mesmo lado.
( ) Perda total das funções de dois braços ou duas pernas.
( ) Perda total das funções motoras dos membros inferiores (pernas).
( ) Paralisia total dos quatro membros.
A ordem correta é:
	
	
	
	2 1 3 4
	
	
	1 3 4 2
	
	
	1 2 3 4
	
	
	1 4 2 3
	
	
	4 3 2 1
	
Explicação:
1) Hemiplegia-Significa que as dificuldades de movimentos que afetam o corpo, o braço e a perna estão todas do mesmo lado.
(2) Diplegia- perda total das funções de dois braços ou duas pernas.
(3) Paraplegia- Perda total das funções motoras dos membros inferiores (pernas).
(4) Tetraplegia- Paralisia total dos quatro membros.
 
A ordem correta 1,2,3,4

Continue navegando