Buscar

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Licenciatura em Letras: Habilitação Português e Inglês
Polo Tijuca
Beatriz de Assis de Carvalho
AVA 2: MORFOFONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
 Rio de Janeiro
 2021
Ao analisar a letra de música, Língua, de Caetano Veloso é possível observar o domínio do artista sobre os recursos estilísticos. Ele demonstra toda a sua capacidade criativa no uso da linguagem de uma forma ousada e única.
A competência lexical permite ao falante compreender a significação das palavras de uma língua, seus processos morfossintáticos e semânticos de criação, assim como seu intercâmbio com outros itens léxicos, o reconhecimento de novas formas e seu uso intencional (FERRAZ, 2008).
A letra da música é um texto poético recheado de amostras de estilística, que é a área que estuda a linguagem e a sua capacidade de tornar as mensagens mais ou menos emotivas e bonitas. 
Para Coseriu (1987), a criatividade é algo que faz parte da essência da linguagem. Argumenta o autor que é ela própria (a linguagem) atividade criativa humana, identificando-a com a poesia, por meio da etimologia do termo grego poiesis: criação. As escolhas feitas por Caetano Veloso foram conscientes com a intenção de emocionar, influenciar e persuadir o leitor a apreciar a língua.
A partir dos estudos realizados, é possível destacar na música, Língua, quatro fenômenos linguísticos que ocorrem no campo da estilística:
1. Aliteração: é a repetição de consoantes marca o ritmo do texto. Como recurso estilístico, a aliteração é usada para criar um ritmo no texto, além de produzir um efeito sonoro que intensifica a mensagem transmitida na música. Aliteração aparece nos seguintes versos:
Ex.: E furtem cores como camaleões – repete a consoante “c”
Gosto do Pessoa na pessoa – repete a consoante “p”
E sei que a poesia está para a prosa – repete a consoante “p”
2. Assonância: é a repetição harmônica das vogais intensificam o ritmo do texto. A principal diferença entre a aliteração e a assonância é que a primeira está relacionada com a repetição das consoantes, enquanto a última consiste na repetição dos sons vocálicos. Nos versos abaixo repete-se o ditongo “ia”:
Ex.: A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria
3. Anáfora: é a repetição intencional de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido. No exemplo abaixo, Caetano repete a palavra “Recôncavo” causando o efeito de aprofundamento:
Ex.: E o Recôncavo, e o Recôncavo, e o Recôncavo meu medo
4. Metáfora: a comparação de palavras que não se relacionam entre si torna o texto mais atrativo. Flor do Lácio é uma expressão que faz referência a Língua Portuguesa. Caetano se refere ao termo retirado do soneto “Língua Portuguesa”, do poeta Olavo Bilac, que escreve no primeiro verso “Última flor do Lácio, inculta e bela”, se referindo ao idioma Português como a última língua derivada do Latim Vulgar falado no Lácio, uma região da Itália. O uso da expressão antiga, Flor do Lácio, remete ao Arcadismo; estilo usado pelos poetas parnasianos como Olavo Bilac.
Ex.: Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
Referências:
MARTELOTTA, Mário Eduardo, (org.) – Manual de Linguística. – São Paulo: Ed. Contexto, 2011.
FERRAZ, Aderlande Pereira. Os neologismos no desenvolvimento da competência lexical. In: HENRIQUES, Claudio Cezar; SIMÕES, Darcilia. Língua portuguesa, educação e mudança. Rio de Janeiro: Europa, 2008, p. 146-162.
COSERIU, Eugenio. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança linguística. Trad. Carlos Alberto da Fonseca e Mário Ferreira. São Paulo: Presença, 1979.
Soneto “Língua Portuguesa”. Olavo Bilac, 1865-1918. In: Poesias. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1964, p. 262
https://www.todamateria.com.br/estilistica/ - Acessado em 13/11/21
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_xRyirTXCWMC&oi=fnd&pg=PA17&dq=estil%C3%ADstica+da+l%C3%ADngua+portuguesa&ots=i_7jjRRini&sig=4k_6O2HZ9-6K8fSnelG51Uephs0#v=onepage&q&f=false – Acessado em 13/11/2021
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/5295/3891 Acessado em 13/11/2021 
2