Buscar

Portfólio IsabelaGuerra

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Portfólio
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Farmácia
Departamento de Farmácia Social - Disciplina Farmácia e Sociedade
2011 – 1º semestre
Isabela Guerra Nonato
*
Apresentação 
		Minha escolha pela farmácia foi sendo feita desde 2009, quando comecei a fazer curso técnico de patologia clínica. Todos os meus professores no curso eram farmacêuticos e tiveram grande peso e influência na minha decisão. 
		Eu já gostava bastante de química e sempre tive interesse em saber como era o funcionamento dos medicamentos no corpo, e foi por motivos simples com esses que estou cursando farmácia. 
		Hoje procuro entender o que é ser farmacêutico, qual o seu papel na sociedade e suas áreas de trabalho, para no futuro saber em qual área quero aplicar os conhecimentos que adquiri durante o curso.
Esse portfólio é a minha auto-avaliação do curso e das escolhas que faço para minha vida profissional!
*
Quem sou eu
 Tenho 18, sou curiosa e apaixonada por biologia e química. Prestei vestibular para farmácia em 2010, e ainda não sei se estou no curso certo – mas quero descobrir. 
 Procuro sempre saber mais sobre a farmácia e sobre quem quero ser profissionalmente, para que no futuro não me arrependa das minhas escolhas. 
*
Objetivos
Relatar as minhas expectativas em relação a Farmácia 
Apresentar avaliações das disciplinas durante o primeiro período do curso de Farmácia 
Relatar algumas das atividades realizadas na disciplina de Farmácia e Sociedade
Auxiliar na minha formação como profissional, ajudando nas escolhas e preferências ao longo da graduação.
Com ele pretendo tirar conclusões que me auxiliem durante o restante do curso.
*
Expectativas em relação a Farmácia 
Minhas expectativas com o curso e com a faculdade são as melhores possíveis. Espero entender o que, exatamente, um farmacêutico faz, como e onde ele trabalha, e qual é o seu papel na sociedade. 
Outra expectativa é de começar a ter uma visão sobre qual profissional serei no futuro.
*
Atividades Desenvolvidas no 1º Período
Nesse período curso 8 disciplinas que fazem parte do ciclo básico. No inicio não entendia porque nem pra quê teria que estudar cálculo e física, mas ao longo do período os professores me convenceram da importância que essas matérias que aparentemente não tem muita ligação com a farmácia são essenciais no decorrer do curso. 
Por incompatibilidade de horários e pela grande quantidade de matérias não consegui realizar atividades extracurriculares. Estou procurando atividades que liguem o estágio obrigatório que preciso fazer para a conclusão do curso técnico com a farmácia, para não me distanciar da área.
*
Disciplinas do 1º Período 
*
Disciplinas do 1º período que mais me agradaram 
		A disciplina de Bioquímica celular, Farmácia e Sociedade e Química Experimental, em relação ao conteúdo abordado, foram as que mais me agradaram durante o primeiro período	
		A Bioquímica por “misturar” a biologia com a química foi extremamente interessante. Farmácia e Sociedade, por esclarecer o papel do farmacêutico nas suas diversas áreas de atuação e Química Experimental, por ser uma disciplina exclusivamente prática. 
*
Avaliação da disciplina Química Geral 
O conteúdo apresentado, foi muito interessante e de difícil entendimento. Esperava mais semelhanças com a química do ensino médio e isso me prejudicou nas provas. Me dediquei muito a essa disciplina mas não obtive grandes resultados nas avaliações.
*
Avaliação da disciplina Cálculo 
 Cálculo me surpreendeu bastante, pois pensei que seria a disciplina que menos me agradaria, mas ao contrario gostei bastante do conteúdo e da forma como ele foi apresentado. 
*
Avaliação da disciplina Bioquímica
Foi um disciplina muito interessante em relação ao assunto abordado, mas a forma com o professor dava as aulas foi cansativa. Bioquímica foi a disciplina que mais me dediquei durante o semestre.
*
Avaliação da disciplina Anatomia Humana Básica
Posso dizer que a anatomia foi uma disciplina bastante divertida, pois nela aprendi bastante. Gostei muito da forma como a disciplina é administrada, tendo aulas práticas e teóricas. 
*
Avaliação da disciplina Bioestatística
Não gostei das aulas e participei muito pouco. A disciplina envolve lógica e isso foi a única parte que me chamou atenção.
*
Avaliação da disciplina Física
Física foi uma das disciplinas que menos me despertou interesse durante o semestre. Participei das aulas e realizei todas as atividades, mas não obtive um desempenho muito bom. Apesar disso, gostei muito do professor e da maneira como o conteúdo foi apresentado.
*
Avaliação da disciplina Química Experimental 
Foi extremamente interessante, por ser uma disciplina prática e que envolve novas descobertas.
*
Química Experimental 
Prática de obtenção, dosagem e solubilidade do Iodo.
*
Farmácia e Sociedade 
Essa disciplina me ajudou a esclarecer algumas duvidas em relação ao curso e a profissão. 
Gostei da maneira como os temas foram sendo abordados e das atividades em grupo.
Para apresentar alguns dos conteúdos trabalhados na disciplina montei mapas conceituais e pequenos textos.
*
Atividades Desenvolvidas em Farmácia e Sociedade
Método científico 
O pensamento Biomédico 
Saúde, Cultura e Medicamento
Historia da Farmácia e do seu ensino do Brasil
Áreas de atuação do farmacêutico 
Sistema Único de Saúde (SUS)
*
Cultura e Medicamento
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
Alimentos - É responsável pela realização de exames químicos e microbiológicos para análise de aspectos nutricionais; acompanhamento do processo de fabricação de alimentos, incluindo o seu desenvolvimento e o seu controle de qualidade.
Análises Clínicas - Realização de testes em laboratórios para diagnósticos clínicos; desenvolvimento e produção de kits para exames laboratoriais. 
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
Análises Toxicológicas - É responsável pela realização de exames em substâncias humanas, animais e vegetais, alimentos ou em ambientes, com a finalidade de detectar a contaminação por agentes tóxicos (drogas, medicamentos ou substâncias químicas em geral).
Farmácia - Preparação de medicamentos de acordo com prescrição de profissionais da área de saúde. Atua no controle e distribuição de remédios. 
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
Farmácia Industrial - Produção de medicamentos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene pessoal e para ambiente.
Medicamentos - Desenvolve pesquisas nas industrias farmacêuticas com o intuito de descobrir novas drogas.
Vigilância Sanitária - Cuida da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes de comercialização.
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
 		É importante ressaltar que o contexto social e econômico para a atuação do farmacêutico na atualidade é distinta da atuação do inicio da profissão, isso se deve a evolução tecnológica e a incorporação de novos modelos nas faculdades para a formação do farmacêutico.
		Essas discussões ajudaram nos esclarecimentos das prováveis áreas a qual cada um pode seguir, pois é necessário conhecê-las melhor para identificar o que mais interessa.
*
Sistema Único de Saúde (SUS)
*
Avaliação da disciplina Farmácia e Sociedade
Os temas abordados, as discussões em sala de aula e a forma de avaliação na disciplina me agradaram bastante. Acho que faltou um pouco de tempo para que eu pudesse me dedicar mais a leitura dos textos e a realizações das atividades propostas.
*
Turma 138 Farmácia UFMG
*
		A minha turma foi muito importante nesse período de adaptações e novidades proporcionadas pela faculdade . Com o apoio dos colegas que fiz e dos amigos que já tinha na farmácia foi mais fácil superar as pressões e as dificuldades.
*
Curiosidades e citações
*
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia
ilustra o poder (cobra) da cura (taça).
		Tudo começou com um centauro: Chiron. Ao contrário da maioria dos de sua raça, caracterizados pela selvageria e violência, Chiron se dedicou aos conhecimentos de cura. Teve como um dos seus discípulo o deus Asclépio (também denominado Esculápio), ao qual ensinou os segredos das ervas medicinais. Asclépio se tornou o deus da saúde e tinha como símbolo um cetro com duas serpentes nele enroladas. Contudo, ele não utilizava seu conhecimento somente para salvar vidas, mas usava seu poder para inclusive ressuscitar pessoas. Descontente com a quebra do ciclo natural da vida, Zeus resolveu intervir. Os deuses entraram então em batalha e Zeus acabou matando Asclépio com um raio. Com a morte de Asclépio, a saúde passou a ser responsabilidade de sua filha Hígia, que se tornou dessa maneira a deusa da saúde. Hígia tinha como símbolo uma taça que com sua promoção foi adicionada por uma serpente nela enrolada. Essa cobra é, obviamente, uma representação do legado de seu pai. Assim o símbolo de Hígia da taça com a serpente se tornou, posteriormente, o símbolo da farmácia.Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) da cura (taça).
*
O papel do Farmacêutico
		“O papel do Farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O Farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o Médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do Farmacêutico é o mesmo do soldado: servir.Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O Farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao Farmacêutico. O Farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene.”
Monteiro Lobato 
*
*
Considerações Finais 
		Escrever um portfólio contando sobre a minha trajetória no primeiro período foi uma tarefa difícil, pois não sabia ao certo sobre qual perspectiva abordar tudo o que vivenciei no meu primeiro semestre de faculdade. Tentei falar sobre o que aprendi e mostrar o que, para mim, foi mais interessante de forma simplificada. 
		As dificuldades durante o semestre se resumem basicamente em falta de tempo para realizar todas as atividades da melhor maneira possível, já que a quantidade de conteúdo é muito grande para um curto espaço de tempo. O período de transição dos hábitos que eu possuía no colégio para os hábitos que tive de adquirir para acompanhar o ritmo da faculdade foi complicado, e acho que só terminou com o final do semestre.
		O portfólio foi para mim um ótimo exercício de reflexão e auto-avaliação, com ele posso analisar e ponderar o que vou querer levar para os próximos semestres e o que vou ter que deixar para trás. Pretendo continuar com essa atividade para que ao final do meu curso eu tenha retratado, mesmo que de maneira simplificada a minha trajetória. 
*
“Estudar  é preciso ... e provavelmente o mais determinístico meio de ascensão social.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais