Buscar

__FEREBEE_SGARepository_Blog_Arquivos_Márcio Rabelo Mota_Gabarito Estudo dirigido avaliação 2 nutrição 16 nov_20211116-2153

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
Responda às questões utilizando-se de caneta azul ou preta com bases nos slides apresentados em sala de aula (para obter o ponto total o aluno deverá acertar a questão por completo). 
 1 – Explique a ação fisiológica dos substratos energéticos utilizados pelo músculo esquelético durante o exercício anaeróbio e por que é importante o aluno ser atendido por um nutricionista esportivo para avaliar se vai precisar utilizar o recurso ergogênico sintético? 
O substrato energético utilizado durante o exercício dependerá do tipo, intensidade e duração da atividade física. Dependendo da modalidade esportiva em questão, basicamente três sistemas de fornecimento de energia estarão atuando para o desenvolvimento do indivíduo: ATP-CP, Sistema Anaeróbio, Sistema Aeróbio.
Diferentes substratos energéticos usados durante a atividade física. Esta molécula pode ser sintetizada a partir da oxidação de carboidratos, gorduras e proteínas que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais no esforço, contribuindo com a manutenção do trabalho muscular nas atividades físicas.
É necessário o nutricionista para ele avaliar qual atividade é praticada, como o corpo reagiria a determinados recursos ergogênicos e quais mais se adequam ao esporte/exercicio. 
2 – Quando utilizamos o suplemento, quais são os possíveis mecanismos de ação em relação ao recurso ergogênico (6 mecanismos)?
· Estimulante central ou periférico do SN
· ↑ o armazenamento e/ou disponibilidade de um substrato limitante
· Fonte complementar de combustível
· ↓ ou neutralizam os co-produtos metabólicos que inibem o desempenho
· Facilitam a recuperação
· Alteram o meio ambiente interno de forma a aprimorar a dinâmica muscular
3 – Explique a ação dos alimentos de baixo, moderado e alto teor glicêmico durante o exercício aeróbio e resistido?
Para os músculos, assim como para todas as células do corpo, a fonte de energia que mantém tudo funcionando é o trifosfato de adenosina (ATP). O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células. A hidrólise do ATP fornece energia para as reações químicas envolvidas no processo de contração muscular.
Os alimentos fornecem os nutrientes necessários para o exercício. Estes nutrientes irão variar de acordo com o tipo e o objetivo da atividade física. A seguir vamos falar um pouquinho sobre a ingestão dos carboidratos, proteínas e lipídeos na atividade física.
OS CARBOIDRATOS São a principal fonte de energia durante o exercício por isso deve-se fazer uma refeição 3 horas antes ou um pequeno lanche 1 hora antes contendo alimentos ricos em carboidratos antes da atividade física. Eles também devem ser ingeridos logo após o término da atividade para repor os estoques de carboidrato (glicogênio), favorecendo a recuperação do músculo para as próximas atividades. Dê preferência a ingestão dos carboidratos complexos amido como: pães, biscoitos, cereais, arroz, batata, etc. Lembre-se: O glicogênio que é a principal fonte de energia utilizada durante os exercícios tem um estoque limitado nos músculos e fígado e a reposição destes estoques deve ser constante.
AS PROTEÍNAS O consumo de proteínas é importante para uma boa atividade física, pois, seus aminoácidos irão servir como fonte de energia e como matéria prima para a síntese de proteínas do organismo, inclusive aquelas que constituem o músculo. Entretanto, alguns aspectos devem ser observados: Os alimentos ricos em proteínas carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada o que pode provocar desconforto no estômago durante o exercício.
OS LIPÍDEOS Os lipídeos são importante fonte de energia. Os alimentos ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início e no final dos treinos. Dê preferência a ingestão das chamadas “gorduras boas” insaturadas como: azeite, peixes sardinha e salmão, nozes, abacate, amendoim.
4 - Em relação ao exercício endurance, descreva a ação do suplemento ENDUROX (repositor de glicogênio).
· Melhorou a performance e prolongou a atividade em 55%
· Diminuiu a produção de radicais livres em 69%
· Aumentou a recuperação de glicogênio em 220%
· Reduziu os danos musculares pós-exercício em 36%
· Não prejudicou a hidratação
· Aumentou os níveis de insulina em 70%
5 – As bebidas isotônicas e gel de carboidratos são suplementos nutricionais que servem para complementar ou repor nutrientes e calorias, com o objetivo de melhorar a performance na prática esportiva. Com a prática de atividades físicas, o corpo se aquece, elevando a temperatura. Para diminuir a temperatura corporal e voltar a uma condição de equilíbrio, o corpo transpira. A evaporação do suor elimina parte do calor, mas carrega consigo substâncias importantes, como água e sais minerais, podendo causar desidratação. Nesta visão faça uma síntese sobre a importância fisiológica da hidratação em relação ao exercício aeróbio e anaeróbio?
Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças. melhora os fluídos corporais que regulam o PH, melhora o volume plasmático responsável pelo transporte e entrega dos nutrientes em todos os tecidos, mantém a pressão sanguínea, termorreguladora, lubrificante nas ações mecânicas (articulações), meio padrão para as reações químicas ou físicas.
Durante o exercício, a produção metabólica de água aumenta de acordo com a temperatura corporal. O aumento da perda hídrica aumenta com o suor durante o exercício. O fluxo sanguíneo para os rins diminui para prevenir a desidratação. Caso a desidratação exceda 2% do peso corporal, o desempenho físico será prejudicado.
Vários fatores são fundamentais para que os exercícios físicos possam ser executados de forma segura e que assim obter um desempenho máximo. Tão importante quanto a alimentação, hidratar-se adequadamente é fundamental para um desempenho satisfatório no exercício, assim como para prevenir efeitos indesejáveis da desidratação.
No exercício físico há aumento da temperatura corporal e nesse sentido a água é extremamente importante pelo seu papel termorregulador, evitando que nosso corpo atinja temperaturas tão altas que impossibilitem a atividade física.
Normalmente o corpo humano perde cerca de 2 litros de água durante o dia para realizar todas as funções. No calor, pode chegar a mais de 3 litros. Quando o corpo perde muita água, o ritmo cardíaco aumenta e o volume sanguíneo diminui.
A questão da hidratação, seja antes, durante ou depois da realização da atividade, independente se ela é aeróbia ou anaeróbia, tem grande importância para o bom funcionamento dos processos homeostáticos exigidos pelas atividades física.
Um atleta pode perder aproximadamente de 1 a 2 litros de suor durante um treino com 60 minutos de duração, principalmente em locais de clima quente. Ainda que as pessoas transpirem de maneira diferente, a perda de líquidos podem causar problemas para todos os indivíduos ativos. Se os líquidos perdidos com o suor não forem repostos, a desidratação e a fadiga precoce são inevitáveis.
6 – Descrever ação do aminoácido glutamina em relação aos exercícios aeróbios e anaeróbios? Descrever os possíveis mecanismos de ação em relação ao recurso ergogênico (6 mecanismos)?
_________________________________________________________________________________Estimulante central ou periférico do SN
· ↑ o armazenamento e/ou disponibilidade de um substrato limitante
· Fonte complementar de combustível
· ↓ ou neutralizam os co-produtos metabólicos que inibem o desempenho
· Facilitam a recuperação
· Alteram o meio ambiente interno de forma a aprimorar a dinâmica muscular
7 – Em relação ao exercício aeróbio e anaeróbio escreva a ação do Ácido linoléico conjugado? 
 O CLA ( Conjugated Linoleic Acid) ou Ácido Linoléico Conjugado representa um grupode isômeros do ácido
linolêico (W-6) que diferem deste por apresentar duplas ligações conjugadas.
Fontes Alimentares: carnes, aves, ovos, leite e derivados (ex. queijos e iogurtes)
Obtenção: É obtido por tratamento especial dos W-6 presentes nos óleos de girassol. Foi originalmente encontrado nos fosfolipídeos e TG do leite. Existem evidências de que o leite humano também o contém.
Mecanismos de ação propostos:
• Anti-aterogênico (reduz níveis de colesterol e
triglicerídios no sangue) (Gavino et al., 2000);
• Aumento da massa muscular (Park et al., 1997);
• Redução do % de gordura, provavelmente devido a
alterações na expressão gênica do tecido adiposo,
levando à diminuição do mesmo e/ou aumento da lipólise
(Lee, Pariza, Ntambi, 1998; Park et al., 1998; Blankson
et al., 2000; Choi et al., 2000; PDR, 2001);
• Redução da atividade da enzima lipase lipoprotéica e
das concentrações intracelulares de triglicerídios
(Deckere et al., 1999).
Ao analisarem 41 artigos os autores concluíram que a suplementação com CLA pode auxiliar na redução do
percentual de gordura, particularmente na região abdominal, mas parece não ter efeito sobre a massa corporal magra. PINKOSKI, C., et al. 2004
Em um estudo, o grupo que recebeu CLA apresentou aumento significativo da massa corporal magra, maior perda de gordura corporal, maior aumento na TBM e da força.
8 – Faça uma síntese sobre os mecanismos dos receptores de insulina, em relação ao uso de suplementos que ativam a quantidade de glicose na célula?
A insulina exerce seus efeitos biológicos através da ligação a um receptor na superfície da célula alvo. O receptor de insulina é uma glicoproteína que consiste de duas subunidades alfa extracelulares e duas subunidades beta, que são parcialmente intracelulares. GLUT-1 está envolvido na captação de glicose basal e da glicose não mediada pela insulina em muitas células; GLUT-2 é importante na célula beta da ilhota, onde é um pré-requisito com a glicocinase, para a percepção da glicose; GLUT-3 está envolvido na captação não mediada pela insulina da glicose no cérebro; GLUT-4 é responsável pela captação de glicose estimulada pela insulina nos músculos e tecido adiposo e GLUT-5 atua no mecanismo da frutose.
Efeito anabólico
• ↑ transporte de aas
• ↑ taxa de incorporação de aas
• supressão do catabolismo protéico
• Efeito colateral
• choque insulínico
9 – Faça uma síntese sobre o sistema renina angiotensina aldosterona. Nesta visão faça uma síntese sobre a importância fisiológica da hidratação e da suplementação de carboidratos em relação ao exercício aeróbio?
Uma queda na pressão arterial (1) provoca a liberação de renina, uma enzima renal. O fígado produz o angiotensinogênio. Por sua vez, a renina (2) ativa a angiotensina (3), um hormônio que provoca contração das paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas), aumentando a pressão arterial. A angiotensina também desencadeia a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais (4), provocando a retenção de sal (sódio) e a excreção de potássio. O sódio promove a retenção de água
e, dessa forma, provoca a expansão do volume sanguíneo e o aumento da pressão arterial, desta maneira deverá desencadear a diminuição da pressão arterial sistêmica.
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido, e gasoso. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças. melhora os fluídos corporais que regulam o PH, melhora o volume plasmático responsável pelo transporte e entrega dos nutrientes em todos os tecidos, mantém a pressão sanguínea,
termorreguladora, lubrificante nas ações mecânicas (articulações), meio padrão para as reações químicas ou físicas.
Durante o exercício, a produção metabólica de água aumenta de acordo com a temperatura corporal. O aumento da perda hídrica aumenta com o suor durante o exercício. O fluxo sanguíneo para os rins diminui para prevenir a desidratação. Caso a desidratação exceda 2% do peso corporal, o desempenho físico será prejudicado.
10 – Faça uma síntese sobre a importância fisiológica da suplementação de BCAAs em relação ao exercício aeróbio e resistido?
A suplementação com BCCAs tem sido mais eficiente em promover o aumento da taxa de sintese proteica quando comprada à ingestão de proteínas encontradas nos alimentos. Experimentos realizados em laboratórios demonstram que os BCAAs são tão eficientes quanto uma mistura com 20 aminoacidos diferentes para evitar a degradação proteica em celulas do musculo esqueletico submetidas a estímulos catabolicos. A suplementação com BCAA é melhor que a recuperação passiva ou repouso após várias formas de exercício exaustivo. As vantagens referem-se a diminuição da dor muscular e
melhora da sua função devido a uma atenuação da força muscular e perda de potência muscular após o exercício. 
De acordo com a literatura Os BCAAs promovem em exercícios aeróbios o aumento da liberação de testosterona após o exercício, melhora na performance mental e física, principalmente em atletas + lentos; diminuição da fadiga central; retardou a fadiga e melhorou o rendimento de homens e mulheres durante exercício realizado sob elevada temperatura.
SEPN 707/907 - Campus do UniCEUB, Bloco 9 - 70790-075 - Brasília-DF – Fone: (61) 3966-1469
www.uniceub.br – ed.fisica@uniceub.br

Continue navegando