Buscar

PAPER PROMOÇÃO DE VENDAS V FINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROMOÇÃO DE VENDAS
Elias Marrochel
Prof.(a) Fabiana Silveira Rodrigues Morais
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Comercial (GCO) – Seminário Interdisciplinar: Promoção de Vendas
(CMA100) 09/07/2021
Palavra-chave: Promoção de Vendas
1. INTRODUÇÃO
O cenário mercadológico vem passando por constantes mudanças com o avanço da tecnologia, a competitividade acirrada, a propagação de informações, tornando os clientes cada vez mais exigentes. 
Certamente, a crise da Covid-19 atingiu todas as indústrias, porém o impacto e a recuperação das empresas aconteceram de forma diferente para cada setor. 
Diante do cenário de transformações, a prioridade das empresas brasileiras passa a ser a formação de profissionais que sejam capazes de conduzir as mudanças.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Promoção de Vendas
Aaker (1996) afirma que ferramentas tradicionais do marketing nem sempre resolvem o problema de percepção de marcas, por isso, as empresas vêm optando por formas diferenciadas de se comunicar com seus públicos-alvo.
Promoção de vendas define- se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, diligenciar, desenvolver, originar, favorecer etc. Não implica propriamente vender, mas diligenciar, esforçar-se, empenhar-se por meio de qualquer ideia ou ação para que isso aconteça. A promoção de vendas prepara o caminho para a execução das vendas, dando impulso a elas
(FERRACCIÙ, 2007)
Simoni (1997) afirma que a promoção de vendas é a utilização de múltiplas técnicas, como ofertas, atrativos, prêmios, brindes, criação de acontecimentos, concursos e outros esquemas de persuasão e motivação, objetivando a redução da resistência do público-alvo, tornando-o predisposto a consumir produtos, serviços e ideias. Ele ainda define promoção de vendas como uma técnica de promover, fomentar, dar impulso, provocar, desenvolver, originar e favorecer as vendas. Não implica propriamente venda, mas desempenho, através de qualquer ideia ou ação, para que isso aconteça. A promoção de vendas prepara o caminho da execução das vendas, dando impulso a elas.
De acordo com Kotler (2000), o composto promoção inclui as várias atividades de comunicação e promoção da empresa nos mercados-alvo. Também denominada como comunicação, é considerada uma ferramenta de sustentação do marketing, representando toda e qualquer atividade que objetive divulgar os produtos ou serviços nos mercados desejados. Neste composto, existem as seguintes variáveis específicas: promoção de vendas, publicidade e propaganda, força de vendas, relações públicas e marketing direto.
Kotler e Keller (2006) referem-se à estratégia de push quando o fabricante empurra o produto para o intermediário que, por sua vez, empurra-o para o consumidor. Nesse caso, a ação promocional é voltada para o intermediário, tendo ênfase na venda pessoal e nas ações de incentivos de vendas dos agentes do canal de distribuição. Pull significa o estímulo que o produtor dá ao consumidor, para que este vá ao distribuidor à procura de seu produto, obrigando o intermediário a dispor do produto em estoque, sendo a ênfase, nesse caso, na propaganda e nas promoções ao consumidor final. 
Fonte: Kotler (1994, p.531)
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tendo em vista os investimentos que as empresas pretendem fazer ainda em 2021, a prioridade dos empresários passa a ser na qualificação de seus colaboradores, inovação e pesquisa de desenvolvimento.
Para ficar mais claro, veja os índices registrados pela Deloitte em relação à prioridade de investimento para este ano:
· 84% pretendem ampliar/criar treinamento e formação de funcionários 
· 82% buscam lançar novos produtos ou serviços no mercado
· 64% almejam ampliar/criar ações de pesquisa e desenvolvimento
· 50% esperam ampliar ou criar parcerias com startups
REFERÊNCIAS
AAKER, David A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
FERRACCIÙ, João De Simoni Soderini. Marketing Promocional: a evolução da promoção de vendas – 6. Ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MUNDO DO MARKETING <www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/39053/negocios-em-2021-pesquisa-mostra-legado-para-empresas-no-brasil.html>, acessado em julho de 2021.
SIMONI, João. Promoção de vendas: na teoria e na prática. São Paulo: Makron Books, 1997.

Outros materiais