Buscar

atividade 1 agro

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
ENSINO SEMI PRESENCIAL
ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO - AULAS 1 A 04
Descreve o que as inovações mecânicas, biofísicas, bioquímicas e biológicas contribuíram no processo de desenvolvimento da agricultura. 
• Inovações biofísicas: obviamente ocorreu uma grande revolução na produção de alimentos no mundo, porém, alguns países até hoje ainda não produzem a quantidade necessária de alimentos para a sua população. Tornou-se necessário então o desenvolvimento de métodos de conservação e transporte dos alimentos, de regiões que produzem com excedentes para outras regiões desabastecidas; esses processos denominados biofísicos são os responsáveis pela industrialização e pela distribuição de alimentos, proporcionando grandes negócios entre os continentes e agindo na qualidade e na conservação dos produtos.
 • Inovações bioquímicas e biológicas: aqui estamos nos referindo ao início da utilização da fertilização controlada pelo homem, o uso de agroquímicos e o desenvolvimento de pesquisas, possibilitando a utilização do conhecimento biológico em benefício das culturas; um exemplo disso é a utilização de inoculantes nas sementes visando a fixação biológica de Nitrogênio da atmosfera, a hibridação que permitiu um grande acréscimo na produtividade das culturas, os cruzamentos entre variedades da mesma espécie e atualmente o uso da biotecnologia favorecendo inclusive o conhecimento do controle de pragas e doenças das culturas e animais.
Commodity é uma mercadoria de importância mundial, que tem seu preço determinado pela oferta e pela procura internacional. Cite os três requisitos mínimos que deva atender para ser considerada uma Commodity.
a) padronização em um contexto de comércio internacional; 
b) possibilidade de entrega nas datas acordadas entre comprador e vendedor; 
c) possibilidade de armazenagem ou de venda em unidades padronizadas.
 
Assinale a alternativa correta quanto o porquê de as FRUTAS não serem considerada commodities.
 Não há variação no seu valor. 
 São perecíveis. 
Não estragam facilmente. 
São armazenadas. 
O termo “antes da porteira” faz referência a tudo que é necessário à produção agrícola, mas não está na fazenda. É aquilo que o produtor rural precisa comprar para produzir: todos os insumos (máquinas, defensivos químicos, fertilizantes, sementes, frota, etc.). Assinale a alternativa correta quanto uma das principais características do segmento “antes da porteira”. 
(A) Forte distribuição. 
(B) Forte organização. 
(C) Forte armazenamento. 
(D) Forte produção. 
Cadeias produtivas é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. O que a análise da Cadeia Produtiva possibilita?
Análise de cadeias de produção que busca estudar tais relações, sejam elas tecnológicas ou econômicas. Essas análises estratégicas podem ser utilizadas tanto quando a empresa quer ampliar sua participação ou diversificação de produtos já existentes na cadeia produtiva, quanto penetrar em uma cadeia produtiva na qual ela ainda não participa.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
ENSINO SEMI PRESENCIAL
ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DO AGRONEGÓCIO - AULAS 5 A 08
O cooperativismo é considerado uma prática que surgiu com o intuito de defender os trabalhadores face à precarização das relações de trabalho oriunda do modo de produção capitalista. No Brasil, por questões culturais e tradicionais, as cooperativas agropecuárias estão mais consolidadas na: 
Região Norte 
Região Centro – Oeste 
Região Sul
Região Sudeste
Comercialização é a ação e o efeito de comercializar (colocar à venda um produto ou dar-lhe as condições e os meios de distribuição necessários para a sua venda). Cite as três funções principais em que se define o processo de comercialização 
A primeira são as funções de permuta; 
A segunda são as funções físicas 
A terceira as funções auxiliares. 
• Funções de permuta: são as funções de compra e venda dos produtos, na qual tanto comprador como vendedor procura satisfazer suas necessidades, observando padrões, qualidades dos produtos, regularidade na oferta, preços competitivos e adequação das transações às normas de comercialização. Basicamente, no processo de vendas, as operações que mais se destacam são as negociações diretas entre compradores e vendedores, serviços de corretagem e leilões realizados por intermédio de bolsas. 
• Funções físicas: são todas as operações necessárias ao beneficiamento e embalagem correta dos produtos, e seu transporte até as regiões de consumo; essa função apresenta um leque de possibilidades, sendo possível o transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e hidroviário, armazenamento que pode ser a seco para os produtos não perecíveis e a frio para produtos perecíveis. 
• Funções auxiliares: são as atividades que favorecem a realização da comercialização, quanto a financiamento, padronização, assunção de risco e informações ao mercado.
Dentro dos mecanismos de comercialização do agronegócio há o mercado futuro. Defina – o. 
Mercado futuro é um mercado que funciona na Bolsa e onde são transacionados contratos de produtos agropecuários como o café, a soja e o boi gordo, com um preço determinado para uma data futura. No Brasil, os contratos futuros são negociados na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), localizada em São Paulo. No mercado futuro da BM&F são negociados contratos referentes a uma quantidade de produto agropecuário, de acordo com uma especificação de qualidade, classificação, não existindo necessariamente a intenção de comercializar produtos físicos diretamente na Bolsa, isto é, mercado futuro em Bolsa é um mercado de contratos, de intenções, onde na realidade são negociados “preços” futuros de uma mercadoria. Deve-se destacar que, muitos daqueles que negociam em mercados futuros não estão preocupados em entregar ou receber uma mercadoria, mas estão preocupados em garantir um preço futuro para a sua mercadoria, em uma data prédeterminada. Por outro lado, a possibilidade de entrega e recebimento do produto agrícola, através de normas claras de classificação, em locais de formação de lotes conhecidos e de confiança do mercado, e a convergência de preços entre o mercado disponível e o futuro, na época de liquidação destes contratos, é que proporcionam a segurança necessária ao funcionamento e a liquidez dos mercados futuros.
Descreva o que se refere a competência no agronegócio. 
Refere-se à capacidade do agronegócio de superar os obstáculos ambientais, tecnológicos e biológicos que limitam a produção de matérias-primas e de alimentos necessários à melhoria e manutenção da qualidade de vida das pessoas e do aprimoramento do desenvolvimento tecnológico.
O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas. Descreva com suas palavras sobre os efeitos da agricultura sobre o meio ambiente. 
Os efeitos da agricultura sobre o meio ambiente tornaram-se objeto de grande discussão e preocupação. Problemas tais como perda de terras cultiváveis, redução na quantidade e qualidade da água, desmatamento, desertificação e perda de recursos genéticos, estão obrigando governos a reverem políticas que durante muitos anos promoveram a agricultura por meio de fortes incentivos. Os olhos internacionais cobiçam o meio ambiente brasileiro, por ser ele uma das últimas reservas qualitativamente e quantitativamente respeitáveis de biodiversidade. Apesar da renda no campo ter crescido a taxas positivas, a pobreza tem sido exacerbada pela crescente desigualdade na distribuição da terra e da própria renda. Cada vez mais, os indicadores ambientais como manejo de dejetos produzidos, compactação ou erosão dosolo pela exploração inadequada dos sistemas de produção, formas de controle e reciclagem de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, preservação ou reposição das APPs (Áreas de Preservação Permanente), presença da reserva legal de acordo com a legislação e região de produção, entre outros, tem sido considerados como um fator de competitividade do Agronegócio Brasileiro.

Continue navegando