Buscar

Cultura da Cana de Acucar

Prévia do material em texto

Nome do Aluno: Alice Antonia dos Santos
Curso: Técnico em Açúcar e Álcool
Série/Módulo:I
Componente Curricular: Professora Gláucia Paula
 Com suas palavras conte um pouco da história da cana no Brasil, sua importância, e distribuição no pais, e algo que ache interessante sobre esta cultura.
A chegada da cana na América foi introduzida por Cristovão Colombo em 1493. Mas seu cultivo e a produção de açúcar foram esquecidos com a descoberta do ouro e da prata pelos espanhóis. Oficialmente foi em 1532, por Martim Affonso de Souza que trouxe a primeira muda ao Brasil, iniciando o cultivo e a construção do primeiro engenho de açúcar na Capitania de São Vicente, mais tarde foi se expandindo pelo Nordeste. 
Cerca de 50 anos após, o Brasil tornou-se o maior importador de açúcar do mundo, a produção era comercializada por Portugal e Holanda, aumentando os ganhos pela produção. Em controversas a produção tornou-se incentivada no Brasil Imperial. 
No século XX, foram motivados por uma cooperativa a modernização das usinas aumentando o recorde de importação. Em 1970 iniciou a produção de etanol. 
O Maior produtor de cana-de-açúcar do mundo atualmente é o Brasil, produzindo além do etanol e açucares, podendo ser reutilizado o bagaço que é extraído dela é uma fonte para a produção de energia sustentável e papel, podendo ser também para alimentação animal. Atualmente a cana faz parte da cultura brasileira, tornando-se uma importância mundial principalmente no seu grande potencial para o mercado dos agricultores pelo seu amplo negócio de exportação, assim gerando renda a milhares de brasileiro, movimentando a economia. 
A cana em contra partida é de suma importância ajudando na sustentabilidade, o etanol, por exemplo, é sustentável contribuindo na diminuição da poluição, pois, é renovável e protege o meio ambiente. 
 A ilustração mostra como era feito a moenda da cana antigamente.
Como é feita atualmente: 
As imagens retratam uma parte da evolução que a cana sofreu aos longo dos anos, até ser este grande potencial que ela se tornou atualmente.

Continue navegando