Buscar

Prévia do material em texto

UNIJORGE
LUCIENE SILVA SOUSA
POLIFONIA NO TEXTO ACADÊMICO: COMO DESENVOLVER BOAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
 SALVADOR-BA
2021
LUCIENE SILVA SOUSA
POLIFONIA NO TEXTO ACADÊMICO: COMO DESENVOLVER BOAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
Trabalho de Disciplina desafia nossos estudantes a repensarem sua formação, a fim de reforçar boas práticas de letramento acadêmico que impactarão positivamente seu futuro profissional. 
Professora Candida Andrade de Moraes
SALVADOR
 2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................ 5
3. CONCLUSÃO ....................................................................................... 6
4. REFERENCIAS .................................................................................. 7
INTRODUÇÃO
Estudantes do Ensino Superior, quando se deparam com a necessidade de desenvolver textos acadêmicos, frequentemente apresentam dúvidas sobre como tratar fontes adequadamente, dentre outros aspectos fundamentais para a escrita em âmbito universitário. Essa insegurança pode levar a situações de plágio, as quais podem ter consequências negativas para a trajetória do universitário. 
 POLIFONIA NO TEXTO ACADÊMICO: COMO DESENVOLVER BOAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
A uma preocupação em relação à leitura e à escrita dos alunos que ingressam na Universidade e as transformações ocorridas longo de sua formação. São muitas as pessoas que, dominando magnificamente a língua, sentem-se logo desamparadas em certas esferas da comunicação verbal, precisamente pelo fato de não dominarem na prática, as formas de gênero de uma dada esfera. Não é por causa de uma pobreza de vocabulário ou de estilo, mas de uma inexperiência (grifo meu), de dominar o repertório de gêneros da conversa social[...] (BAKHTIN, 1997, p. 303).
Problemas sérios de literacia, dentre outros fatores, explicam situações comuns de inadequação no processo de compreender e se apropriar das vozes de outros autores – ou seja, de lidar com polifonia existente no mundo atual – para construir um texto novo, autônomo, coeso e coerente do ponto de vista linguístico-comunicativo. Este Trabalho de Disciplina desafia nossos estudantes a repensarem sua formação, a fim de reforçar boas práticas de letramento acadêmico que impactarão positivamente seu futuro profissional.
Pensando em melhorias na qualidade de formação dos professores, é importante que as IES elevem o nível de letramento dos universitários no contexto acadêmico, de modo que os graduandos, possam reproduzir seus conhecimentos para a sociedade de forma adequada. O letramento no ambiente acadêmico são habilidades fundamentais na construção de um profissional docente para o aprendizado dos futuros discentes. 
CONCLUSÃO
Não basta somente uma grande sapiência da língua portuguesa ,mas também o domínio dos gêneros dessa mesma plataforma, pois eles fazem parte da estrutura dos textos que circulam na academia, como resumo, resenha descritiva, resenha crítica, artigo científico, monografia entre outros.Tratando-se de escrita acadêmica, as informações reportam-se a domínios muito especializados, o que aumenta o grau de dificuldade na construção do modelo do texto, necessário a uma compreensão completa e condição indispensável a uma verdadeira aprendizagem .
REFERENCIAS 
(CAVALHEIRO, D. A. G. A polifonia textual e a busca pela escrita autoral: Análise de fichamentos acadêmicos produzidos por graduandos. Revista Iniciação & Formação Docente  (Links para um site externo.) 
, v.8, n.1, Acesso em 26 de out 2021
(FESTAS, I.; MATOS, A.; SEIXAS, A. Escrita académica e plágio no ensino superior. Revista educação em questão  (Links para um site externo.) 
, v.58, n.56, 2020. ). 
BAKHTHIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. trad. Paulo Bezerra. 5.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.Acesso em 26 de out 2021
CAVALHEIRO, D. A. G. A polifonia textual e a busca pela escrita autoral: Análise de fichamentos acadêmicos produzidos por graduandos. Revista Iniciação & Formação Docente, v.8, n.1, 2021. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5608/pdf_1  (Links para um site externo.) 
. Acesso em: 30 . out 2021.
FESTAS, I.; MATOS, A.; SEIXAS, A. Escrita académica e plágio no ensino superior. Revista educação em questão, v.58, n.56, 2020.Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/19986. Acesso em: 8 nov. 2021.
HARTMANN, S. H. G. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. 1.ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. Disponível na Biblioteca Virtual Pearson 3.0.Acesso em 19 de nov 2021

Mais conteúdos dessa disciplina