Buscar

Mutação e Adaptação, Explosão Biológica, Extinções e Origem do Homo Sapiens

Prévia do material em texto

AD2 – Diversidade dos Seres Vivos 2021.1
Questão 1) (2 pontos) Como as mutações, que são erros na replicação do material genético, podem gerar adaptações? Cite um exemplo, fora dos listados na apostila, de erros que deram certo. Não esqueça de colocar a referência do exemplo na lista de bibliografias consultadas. (Limite máximo de 200 palavras)
A nova sequencia de DNA que resulta de uma mutação pode codificar uma forma diferente de proteína , tendo a sua propriedade diferente da original 
Questão 2) (1,5 ponto) Em que contexto a explosão biológica foi iniciada? Como separamos a química complexa da biologia simples? (Limite máximo de 200 palavras)
A explosão biológica deu inicio no cambriano 
Questão 3) (1,5 ponto) 3) Discuta sobre a importância das extinções para a diversificação da vida no planeta. Em particular, faça um relato sobre a extinção do final do Cambriano. (Limite máximo de 200 palavras)
Existe algumas evidências de que pressões seletivas causadas por predadores favoreceram a mineração de conchas , aumento de tamanho corporal e novos modos de locomoção 
O motivo da extinção foi possivelmente a diminuição brusca de temperatura do planeta 
 
, 
Questão 4) (3 pontos) A controvérsia entre as teorias de origem de Homo sapiens a partir de Homo erectus, de fato, não existe mais. Hoje em dia, os pesquisadores já convergem para a teoria para fora da África. Discorra sobre as evidências moleculares, fósseis e anatômicas que sustentam essa teoria. (Limite máximo de 300 palavras)
Estudos na década de 80 a partir do DNA da mitocôndrias , sugeriu uma origem africana recente 9 cerca de 1000 mil anos para o Homo sapiens, os pesquisadores analisaram um o DNA do núcleo de uma célula e identificaram sequencias de de assinaturas genéticas e delas criaram modelos estatísticos para tentar reproduzir a a história das antigas populações humanas , um estudo feito em 2005 , analisou 25 regiões do DNA humano e foi encontrado indícios de três grandes migrações para fora da África, essa pesquisa mostrou que na segunda migração houve cruzamento entre hominídeos , que vinham da África, sendo assim as chances de de substituição de uma espécie por outra , sem cruzamento entre elas eram nulas. Em 1988 foi descoberto na gruta do lapedo , em Portugal o esqueleto de uma criança que parecia possuir características humanas e neandertais , e isso era uma prova que hibridização ocorreu, e logo após houve uma mudança na visão , muitos dos esqueletos que achavam que pertenciam a homens europeus primitivos foram datados novamente e se revelaram recentes , nesses esqueletos a traços anatômicos que são característicos de Neandertais, acredita se que foi devido ao cruzamento entre eles em grande escala , ainda em 88 encontraram os mais antigos ossos de hominídeos já localizados fora da África. Os crânios foram identificados como Homo erectus, um hominídeo que se acredita ter vivido na África entre 1,8 e 1,5 milhão de anos. Segundo o modelo out-of-Africa, o Homo erectus foi o primeiro a migrar para fora do continente de origem, antes do aparecimento do Homo sapiens, graças a sua expressiva capacidade cerebral.
 Referências:
http://geology.about.com/cs/basics_time/
http://pubs.usgs.gov/gip/geotime/age.html
http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/0,3916,1257558-1719-3,00.html

Continue navegando