Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
 
 DAVI ANTONINO NUNES DA SILVA
2ª LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - DISC. 04 - MÓD. 03 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS.
 
 
1. Introdução
 “A Alfabetização Científica deve desenvolver em uma pessoa qualquer a capacidade de organizar seu pensamento de maneira lógica, além de auxiliar na construção de uma consciência mais crítica em relação ao mundo que a cerca. A alfabetização Científica é vista como um processo que permite o estabelecimento de conexões entre o mundo em que a pessoa vive e a palavra escrita; e de tais conexões nascem os significados e as construções de saberes. Alfabetização científica vai muito além do que o nome sugere. Não é apenas entender as fórmulas e conceitos científicos que estão nos livros, mas também aplicá-los no dia a dia para compreender o mundo ao nosso redor. É estimular os alunos a investigar, criar hipóteses, refletir, argumentar e se tornar cidadãos mais críticos e participativos. Os educadores devem propiciar aos alunos a visão de que a Ciência, como as outras áreas, é parte de seu mundo e não um conteúdo separado, dissociado da sua realidade. As escolas, através de seu corpo docente, precisam elaborar estratégias para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos básicos nas situações diárias, desenvolvendo hábitos de uma pessoa cientificamente instruída”.
Nesse sentido, como o professor de Ciências da Natureza deve promover nos alunos a Alfabetização Científica?
 
 Desenvolvimento 
Na educação básica, é importante que o ensino parta de atividades problematizadoras e que os alunos consigam relacionar os temas com a realidade deles. É fundamental que o ensino mostre a ciência como um elemento presente no dia a dia e que os conhecimentos adquiridos em sala de aula possam (e devam!) ser relacionados com a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente.
Além disso, é de extrema importância que os estudantes compreendam o ser humano como parte do meio ambiente e que possam influenciá-lo de maneira positiva e/ou negativa e, assim, que também sejam influenciados por esse meio. Desta maneira, estaremos não somente ensinando disciplinas nas escolas e sim formando cidadãos que terão capacidade de promover mudanças significativas em suas realidades.
3. Considerações finais
 	As pessoas alfabetizadas cientificamente aprendem como se deve questionar e o aprendizado se dá principalmente por meio do questionamento e da investigação. Desta forma, se tornam pessoas críticas, com pensamento lógico e que desenvolvem a habilidade de argumentar.
A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
 
4. Referências 
Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011 59 ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Scientific Literacy: a bibliographical review) v16_n1_a2011.pdf (usp.br) Acesso em – 09/10/2021.

Continue navegando