Buscar

Cirurgia de Pequenos 31

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cirurgia de Pequenos 31/10
Cicatrização: é o processo biológico preferencial que vai recompor a continuidade do tecido lesionado. Quando se fala em cicatrização não deve só pensar em pele, mas em qualquer tecido, em serosas, mucosas a cicatrização passa pelo mesmo processo. Trata-se de uma combinação de eventos químicos, físicos e celulares que restaura um tecido ferido ou substitui por colágeno que é o mais comum.
Queimadura: cães e gatos não formam bolha porque a circulação é diferente dos humanos .
As 4 fases da
Inflamação e debridamento acontecem simultaneamente
Reparo so começa qdo debridamento acaba.
Fase Inflamatoria: é uma resposta tecidual protetora da pele. Hemorragia limpa a ferida e ocupa espaço que ficou em aberto, normalmente é liberada por ação de oxitocinas e depois vasoconstriçao, mas volta a dilatar os vaoss para há liberação de fibrinogênio para formar coagulo. Qdo vc tem formacão de coagulo começa a liberar fibrina que faz uma firmeza da ferira, pele ao redor da ferida fica fixa , parada, começa a cicatrização. Depois esse coagulo começa a ressecar e começa formar casca ( não arrancar, pq sangra e volta no inicio da fase inflamatória, retardando a cicatrização). 
Coagulo é a base do tecido cicatricial, ele tampona os pequenos vasos, vasos linfáticos., ocupa espaço vazio,dentro dele é q vão ser liberados todas as células que precisamos para o processo cicatricial ( macrófagos, neutrófilos>>) é onde se depositam as fibras de coágulos.
Debridamento acontece simultânea CICATRIZAÇAO, OCORRE em feridas contaminadas, neutrófilos, macrófagos fazem a limpeza se houver necessitadade, secreção purulenta ‘é pela ação dos , fagocitam bactéria, sujidades, limpam a ferida. Em uma ferida cirúrgica o trabalho deles é menor, dentro das ferida esses monócitos se transformam em macrófagos ele sintetiza colaginase ( destrói tecido morto, retiram crosta, cicratrizaçao vai começar por debaixo da crota, ela tira tecido morto), macrofago vai por baixo liberando colginase;liberam fatores que dão base a cicatrização; qdo ele limpa tecido traz um processo inflamatório que traz mais celulas de defesa para dentro. O inicio tem q ser tratado o mais rápido Possivel, a reparação so começa se o tecido estiver limo.
Reparaçao, tem varias etapas : macrófagos estimulam a proliferação do fibroblastos nas clsa o redor da ferirda, fibrina formam uma teia, fibroblasto so vai para dentro da ferida se ela estiver limpa, ele é IPT pq vai depositar colágeno dentro da ferida. Fibrob se movimenta por uma enzima a fibronectina, vai deositando colágeno deforma aleatória e depois é q vai organizando.
Outra etapa q ocorre é a angiogenese , formação de novos capilares, nova circulaçáo dentro da ferida. Vasos q foram dilatados coe;cam a formar noos capilares que vão invadir a ferida, quem estimula são os macrófagos e fatores ede crescimento, qto maior a circulação dentro da ferida maior o2 maior qtidade de fibroblastos e maior, ; angiogenese para vaso linfático é bem mais lenta, o crescimento é da mesma forma.
Nessa etapa.Novos capilares, fibrolastos e tec fibroso. Temos o tecido de granulação que é vivo vermelho se for esbranquiçado tem poucos vasos. Cicatrização é de entropara fora q é por onde comeác tec de granulação, ele protege a ferida, barreira contra infecção, barreira para superfície de migração epitelial, conforme ele vai crescendo e Le vai formar um platô e a cl epitelail vai conseguir se fixar, Tb é rico em miofribloblastos que fazem a contração da ferida ( pouco tecido de granulação tem pouca contração da ferida). Lavar ferida sobre presao agula e soro fisiológico não pode esfregar gaze na ferida com tecido de granulação.
Agora ocorre a epitalizacão tenho uma base para q a cl epitelia possa cobrir a ferida, ela sempre libera um liquido inflamatório normal que é IPT, faz 4 etapas: mobilização de cls, migrar, proliferar e se diferenciar, ou seja formar um novo tecido naquele local. Nas feridas suturadas epitelização ocorre em 48 horas ( não precisa de tecido de granulação em feridas coaptadas), na feridas Berta 5 – 7 dias pq depende de tecido de granulaçã. Cal^nio: cls ao redor da ferida tem poço calonio, há ocorre a mitose, pois ela inibe a mitose. Uma cls começa a passar por cima da outra ate cobrir toda ferida, todo tecido, qdo tem a crosta elas passam por baixo da crosta liberando colaginase para solta-l.
Epitalizaçao para qdo uma cl começa a bater na outra, inibição por contado, qdo estiver cheio de célula, para de ocorrer mitose. Primeira camada é fina e frágil e começa a espessar pq prolifera, conforme profundidade da ferida pode ter regeneração de folículo piloso e glândula sebácea, se for muito profunda não. 
Migração da sutura: epiteizacao na fexpulsar o fio, rejeitaida cirugica pode ser exarcebada e , processo inflamatório e começa a e?????
Epitelizaçao mais rápida em ambiente úmido. Qdo sseca vc aumenta o tempo de cicatrização ( rifocina, polvedine) or isso q ele prefer pomada.
Contração: tecido de começam a ser organizar, , é excelente qdo os três atuam simultaneamente, mais a pode trabalhar sozinha.
Normalmente as lesões são puxadas de fora para dentro.
Contração excessiva é ruim . ( foto da cachorrinha com queimadura). A contração depende do tamanho e da localização. Qdo contração não consegue mais cobrir a ferida a epitelizaçao fecha, pois a contração já deu o maximo dela.
Qdo as bordas se encontram cessou. Limite da contração é exatamente o ponto que esta ocorrendo a ferida(, onde tem pouco tecido aderido e a contração é bem menor); uso de corticosteroides, relaxantes musculares podem inibir a contração.
Faes de maturação: todo colágeno que estava dentro da ferida de forma desordenado vão se organizar, maturao a ferida e dão tensão a ferida, força a ferida. Tensão chega no Maximo a 80% e leva anos pq so tem tecido de colágeno; aumenta colágeno, reorganiza e diminui circulaáo por isso q nossas feridas são esbranquiçadas, queloide é uma.....
Nessa fase ganha resistência .
Fatores q vão interferir na cicatrizacoa:
Cicatrizacao úmida:
Passar pomadas;
Não secar liquido inflamatório, ele é necessário, favorece quimiotaxia, tem mais angiogesnese; se o animal ta tomando antibiótico vai chegar por esse liquido na ferida.
Foto gato sem globo ocular: tecido ósseo exposto não granula dificulta ciatrizaçao. Tem q fazer esse osso sangrar que ai tem processo inflamatório e começar a cicatrização. 
Vantagens umidade: pomada penetra melhor; velocidade da repitalizaçao é duas vezes maior; antibiótico sistêmico; menos dolorida e pruriginosa
Desvantagens: maceração da borda da ferida ( ferida cheia de secreção); foliculite
Debridamento : químico pomada colaginase e o cirúrgico ou a técnica da gaze seca qdo não pode anestesiar o animal.
Ferida cirúrgica com espaço môo grande pode formar ceroma, devese colocar dreno para evitar que isso aconteça ( sevc observar q)
Fatores do hospedeiro:
Idade, doenças debilitantes( IR, IC, IHepatica), desnutriçao baixas deptns dificulta cicatrização, doença hepática os fatores de coagulação vao estar em baixa , diabetes não deixa cicatrizar pq ele tem imunidade baixa e fica predisposto a infecção ( insulina deve ser feita metade da dose antes da cirurgia, ele não pode ficar sem e o anestesiasta fica monitorando o tempo todo); obesidade , pessoas obesas tem mais predisposição a infecção pos cirúrgica; cão e gato cicatriza de formaa diferente, gato for pouco tecido de granulaçao e contraia mais???? e tem menos epitelização rapido por isso contrai mais, não granula tão ( grandes cirurgias em gatos devem ser bem feita).
Características das feridas: superfícies intactas, tecidos ósseos, tendões, fácias articular cicatrização é mais difícil; fios de suturas, telas, corpo estranho enquanto não tirar não cicatriza; polvedine extrememente concentrado destrói tecido;aquecimento e umidade; material cirugico alis lesiona mais quantidade de tecido ela machuca a ferida em varios pontos, cuidado com o tamanho do fio, com eletrocauterio; infecção tem a feridacontaminada ( a 6 8 horas atrás e infecionada mais de 8 horas e secrecao purulenta pode começar a entrar em, a infeccao é pior; irrigação sanguinea feridas piores para cicatrizar é na periferia, diabéticos te problemas em irrigação nas extremidades; seroma; oxigênio é de forma positiva ( camara hiperbarica) mais o2, mais fibroblastos, mais
Fatores externos: medicação ex: aspirina que interfere na coagulaçáo, corticoides; drogas quimioterápicas ainda mais quando se fala em tempo e em dose; radioterapia
O SUCESSO DA CICATRIZAÇAO DEPENDE MAIS DA COMPETENCIA E DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS DE SUA CAPACIDADE DE AVALIAR E SELECIONAR ADEQUADAMENTE TECNICAS E RECURSOS: IPT manter limpa a ferida, não fazer curativos apertados pois atrapalham a circulação.
Sulfadiazina de prata penetra em tecido necrosado, boa para serem utilizada em feridas por queimadura.

Outros materiais