Buscar

Trabalho Planejamento Estratégico Sabesp - Copy

Prévia do material em texto

8
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ESCOLA DE negócios e HOSPITALIDADE
CURSO DE COMERCIO EXTERIOR
GISELE AQUINO DANTAS
Projeto Aplicado III – Planejamento Estratégico Sabesp
Santos/SP
2021
GISELE AQUINO DANTAS
Projeto Aplicado III – Planejamento Estratégico Sabesp
Trabalho apresentado no Curso de Projeto Aplicado a Negócios lll instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Projeto Aplicado.
Orientador(es): Prof. Ms Rony Aurélio 
	 
Santos/SP
2021
RESUMO
O objetivo do trabalho é a apresentação um planejamento estratégico para o departamento de Recurso Humanos da empresa Sabesp. Identificamos necessidades, objetivos, estratégias gerais e os resultados esperados a partir da implantação efetiva do plano. Visando garantir um melhor entendimento de como as atividades de um sistema de Recursos Humanos podem contribuir com os resultados das organizações.
Palavras-chave: Recursos Humanos, planejamento estratégico, estratégias.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELA SABESP.......................................................10
Figura 2 – MAPA ESTRATÉGICO 2016 A 2025...................................................................15
Figura 3 - PERSPECTIVA PESSOAS E INOVAÇÃO..........................................................16
Figura 4 - PERSPECTIVA PROCESSOS...............................................................................16
Figura 5 - PERSPECTIVA CLIENTE E SOCIEDADE..........................................................17
Figura 6 - PERSPECTIVA SUSTENTABILIDADE..............................................................17
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	8
1.1 Justificativa do projeto	8
1.2 Objetivos do projeto	9
1.3 Objetivo específico	10
2.	DADOS DA EMPRESA	11
2.1 Missão, visão e valores	12
3.	ESCOPO DO PROJETO	13
3.1 Entrega do projeto	14
3.2 - ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)	14
3.3 - CRONOGRAMA DO PROJETO 3.4 – ORÇAMENTO DO PROJETO	15
4.	CONTATOS EXTERNOS	16
5.	ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL)	17
6.	DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO	18
7.	ANÁLISE SWOT	19
8.	OBJETIVOS ESTRATÉGICOS	20
9.	PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES UTILIZANDO BSC	21
10.	POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS	24
11.	IMPLEMENTAÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: INDICADORES, INICIATIVAS E TAREFAS	24
12.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
REFERÊNCIAS	26
INTRODUÇÃO
A empresa SABESP é de economia mista, contratando funcionários apenas através de concurso público. O planejamento estratégico é feito para auxiliar o setor de Recursos Humanos, antes conhecido somente como o departamento responsável por fechamento de cartões de ponto e folhas de pagamento dos funcionários, os trabalhadores eram vistos apenas como mão de obra das grandes organizações. Hoje percebemos o quão importante é um RH bem estruturado dentro das organizações já que hoje o trabalhador não é visto apenas como mão de obra, mas como parte integrante e fundamental para o desenvolvimento da empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.
Um RH bem estruturado trata da divulgação das vagas de emprego, recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de cada uma das pessoas que trabalham na empresa além de ser responsável pelo desenvolvimento e criação de programas de incentivo, programas de qualificação e avaliação. O nível de qualidade de cada uma dessas ações começa com os profissionais que atuarão no RH da organização.
1.1 Justificativa do projeto
O trabalho tem o objetivo de formular estratégias para as o desenvolvimento da empresa no setor de Recursos Humanos. 
Planejamento é a chave para o êxito de qualquer negócio. Por meio dele é possível estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e as metas empresariais. O problema encontrado na Sabesp é a falta de capacitação tecnológica dos funcionários, que acaba impactado no funcionamento da empresa, com isso vamos propor formas de melhoria.
1.2 Objetivos do projeto
O trabalho tem o objetivo de formular estratégias para as o desenvolvimento da empresa no setor de Recursos Humanos. 
Planejamento é a chave para o êxito de qualquer negócio. Por meio dele é possível estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e as metas empresariais. O problema encontrado na Sabesp é a falta de capacitação tecnológica dos funcionários, que acaba impactado no funcionamento da empresa, com isso vamos propor formas de melhoria.
O início do projeto começa com a pesquisa levantada pelos os gestores, onde eles iram levantar qual funcionários eles sente que tem mais dificuldade em realizar determinada tarefa, após a pesquisa o RH vai começar a realizar os cadastros nos cursos oferecidos.
A empresa disponibiliza cursos EAD através da plataforma “Universidade Empresarial Sabesp”. E com o programa “Mais Conhecimento”, os funcionários se beneficiam com descontos em cursos de até 80%. 
Cada curso pode durar de 6 meses a 1 ano, após realizado o curso espera que os funcionários se sintam mais seguros em realizar as tarefas e com isso, trazendo um bom resultado e aperfeiçoamento dos projetos, fazendo que os clientes fiquem mais satisfeitos.
1.3 Objetivo específico 
· A empresa deve promover e incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionando acesso contínuo a conhecimentos operacionais, tecnológicos e gerenciais aplicáveis ao negócio;
· Ampliar e incentivar um ambiente favorável à busca e implantação de novas tecnologias com foco no negócio, treinando seus funcionários;
· Analisar os objetivos estratégicos propostos pela empresa.
2. DADOS DA EMPRESA 
A Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 371 municípios do Estado de São Paulo. 
É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida.  Responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 368 municípios do Estado de São Paulo.  São 27,9 milhões de pessoas abastecidas com água e 21,6 milhões de pessoas com coleta de esgotos.
Para abastecer toda esta população existem 240 estações de tratamento de água que juntas permitem a produção de 119 mil litros de água por segundo. Nesta conexão existem 73,4 mil quilômetros de redes de água e adutoras e 8,9 milhões de ligações de água. 
A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2018-2022, planeja investir aproximadamente R$ 17,3 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos.
FIGURA 1 – MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELA SABESP.
FONTE: PORTAL INTERNO DA SABESP 
Em parceria com empresas privadas, a Companhia também presta serviços de água e esgoto em outros quatro municípios: Andradina, Castilho, Mairinque e Mogi Mirim. 
No segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações e como sócia na Aquapolo Ambiental, que abastece o Polo Petroquímico de Capuava.
2.1 Missão, visão e valores
MISSÃO: Prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
VISÃO: Ser referência mundial na prestação de serviços de saneamento, de forma sustentável, competitiva e inovadora, com foco no cliente.
VALORES: Respeito à sociedade e ao cliente; Respeito ao meio ambiente; Respeito às pessoas; Integridade; Competência e cidadania.
3. ESCOPO DO PROJETO
O início do projeto começa com a pesquisa levantada pelos os gestores, onde eles iram levantar qual funcionários eles sente que tem mais dificuldade em realizar determinada tarefa, após a pesquisa o RH vai começar a realizar os cadastros nos cursos oferecidos.
A empresa disponibiliza cursos EAD através daplataforma “Universidade Empresarial Sabesp”. E com o programa “Mais Conhecimento”, os funcionários se beneficiam com descontos em cursos de até 80%. 
Cada curso pode dura de 6 meses a 1 ano, após realizado o curso espera que os funcionários se sintam mais seguros em realizar as tarefas e com isso, trazendo um bom resultado e aperfeiçoamento dos projetos, fazendo que os clientes fique mais satisfeitos.
3.1 Entrega do projeto
	Entregas
	Data
	Alinhamento com os gestores
	2 semanas
	Identificar funcionários com dificuldade
	1 mês
	Cadastro no programa
	15 dias
	Realização do curso
	6 meses
3.2 - ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) 
 
3.3 - CRONOGRAMA DO PROJETO
3.4 – ORÇAMENTO DO PROJETO
	ITEM
	VALOR
	Custo com os cursos
	$20.000,00
	Apoio administrativo
	$2.000,00
	TOTAL
	$22.000,00
4. 
 CONTATOS EXTERNOS 
	ORGANIZAÇÃO
	CONTATO
	Universidade Empresarial SABESP
	Simone (013) 6265-7637
	
	
ESTRUTURA INTERNA 
PAPÉIS E RESPONSABILIDADES
	Papel
	Responsabilidade
	GESTORES
	Identificação dos funcionários 
	RH
	Cadastro dos funcionários 
5. PLANO DE GERENCIAMENTO DE PROJETO
	Risco
	Probabilidade
	Impacto
	Resposta
	Funcionários não acessarem o curso
	Baixo
	Alto
	Todo mês será avaliado se o funcionário teve uma média de no mínimo 16h
	Falta de internet
	Alto
	Médio
	Todas as aulas serão gravadas, assim o funcionário poderá assistir depois 
PLANO DE ENCERRAMENTO
Após o encerramento do curso programado para o funcionário, será feita uma avaliação, onde será possível determinar se o funcionário está mais capacitado em realizar o atendimento. 
6. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS (ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL)
O Departamento de Recursos Humanos possui um sistema interno com informações gerenciais, planilhas constantemente atualizadas. Desde 2002 utiliza o modelo de Gestão de Pessoas por Competências, investindo continuamente no desenvolvimento das capacidades críticas para o negócio. As práticas de gestão de pessoas devem ser aprimoradas com o intuito de oferecer à Sabesp uma proposta de valor para os empregados, capaz de aumentar seu comprometimento e engajamento com os objetivos e a estratégia da organização. Este modelo permite a integração dos processos que envolvem a educação continuada, gestão de carreiras, qualidade de vida, gestão do clima e dos serviços de recursos humanos.
A empresa disponibiliza cursos EAD através da plataforma “Universidade Empresarial Sabesp”. E com o programa “Mais Conhecimento”, os funcionários se beneficiam com descontos em cursos de até 80%. 
De acordo com os objetivos, as estratégias desenvolvidas foram: 
· Nível estratégico: Efetuar uma pesquisa pra compreender quais as ferramentas tecnológicas mais atuais se tratando deste ramo de segmento, investir nessas tecnologias é uma estratégia fundamental. 
· Nível tático: Fornecer treinamento específico, tanto para conhecimentos operacionais quanto treinamentos que desenvolvem as virtudes psicológicas, preparando assim os colaboradores para cargos gerenciais. 
· Nível operacional: Investir em treinamento oferecido pela empresa, através da plataforma “Mais Conhecimento”.
7. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
8. ANÁLISE SWOT
9. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Formulado para o período 2016-2025, o Mapa Estratégico da Sabesp é dividido em quatro perspectivas: Pessoas e Inovação, Processos, Cliente e Sociedade e Sustentabilidade. Alinhados a elas, existem nove Objetivos Estratégicos, todos interligados e representados por meio de uma linguagem lúdica, em alusão ao ciclo do saneamento, expressando a Missão da empresa e englobando o trabalho de todos os funcionários da companhia.
 	
FIGURA 2 – MAPA ESTRATÉGICO 2016 A 2025
FONTE: PORTAL INTERNO DA SABESP
Os objetivos estratégicos são: 
· Promover o desenvolvimento profissional e pessoal;
· Implantar novas tecnologias;
· Assegurar a qualidade dos serviços;
· Aperfeiçoar processos;
· Satisfazer o cliente;
· Fortalecer a imagem da SABESP;
· Garantir a disponibilidade hídrica;
· Gerar impacto socioambiental positivo;
· Gerar lucro.
10. PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES UTILIZANDO BSC
Depois de finalizar as etapas de formulação das estratégias e a revisão e aprovação da Missão, Visão, Valores e Diretrizes, a empresa chega agora em um importante momento do planejamento: o lançamento do Mapa Estratégico Sabesp. Tomando como base o método conhecido conceitualmente como BSC (Balanced Scorecard), o mapa é a representação visual da estratégia, demonstrando como os grandes temas que direcionarão a atuação da empresa estão integrados e “balanceados” de forma a garantir o bom desempenho da organização.
De acordo com o mapa, a Perspectiva Pessoas e Inovação traz dois objetivos estratégicos, que estão detalhados na figura 3 abaixo:
FIGURA 3 – PERSPECTIVA PESSOAS E INOVAÇÃO
FONTE: PORTAL INTERNO DA SABESP
Com foco no aperfeiçoamento dos processos e na qualidade dos serviços prestados, a Perspectiva Processos possui dois objetivos estratégicos:
FIGURA 4 – PERSPECTIVA PROCESSOS
FONTE: PORTAL INTERNO DA SABESP
De olho no fortalecimento da imagem da empresa e na satisfação dos clientes, a Perspectiva Cliente e Sociedade também tem duas frentes de atuação:
FIGURA 5 – PERSPECTIVA CLIENTE E SOCIEDADE
FONTE: PORTAL INTERNO DA SABESP
A perspectiva Sustentabilidade fecha o mapa com três objetivos estratégicos voltados à sustentabilidade econômica, social e financeira e também à garantia da disponibilidade hídrica:
FIGURA 6 – PERSPECTIVA SUSTENTABILIDADE
FONTE: PORTAL INTERNO DA SABESP
Com o Mapa Estratégico definido, a etapa que já está em andamento é a de definição dos indicadores e metas, além da metodologia de acompanhamento, que terá a aprovação final do Conselho de Administração da companhia. Com objetivos firmados e estratégia traçada, a Sabesp acelera na realização das metas rumo à concretização da sua nobre Visão: "ser referência mundial na prestação de serviços de saneamento, de forma sustentável, competitiva e inovadora, com foco no cliente".
11. POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS
As políticas organizacionais estão alinhadas com o objetivos estratégicos , da Companhia, tem por finalidade nortear a condução dos processos organizacionais na busca da excelência da gestão, dos produtos e serviços, ter funcionários aptos e assim contribuindo para o desenvolvimento sustentável da organização. 
12. IMPLEMENTAÇÃO DE OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: INDICADORES, INICIATIVAS E TAREFAS
	Planilha 5w2h
	N°
	 
	What
	Why
	How
	Where
	Who
	When
	How Much
	1
	Descrição inicial
	O que
	Porque
	Como
	Onde
	Quem
	Quando
	Quanto?
	2
	 Fornecer treinamento específico, tanto para conhecimentos operacionais quanto treinamentos que desenvolvem as virtudes psicológicas, preparando assim os colaboradores para cargos gerenciais. 
	Investir em treinamento oferecido pela empresa, através da plataforma “Mais Conhecimento”.
	Gestores 
	EAD
	Depende cada curso (6 meses – 1 ano) 
	Os trabalhadores que não tem conhecimento suficiente para atender o seu departamento 
	Os gestores serão responsáveis por fazer um levantamento dos funcionários que estão tendo alguma dificuldade por falta de conhecimento.
Após, esse levantamento o pessoal do RH será os responsáveis por cadastrar os funcionários no programa “Mais Conhecimento” 
	A Companhia SABESP oferece o curso com 80% de desconto
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante o trabalho foi possível verificar que as oportunidade de melhoria de oferecer à Sabesp uma proposta de valor para os empregados, capaz de aumentar seu comprometimento e engajamento com os objetivos e a estratégia da organização. Este modelo permite a integração dos processos que envolvem a educação continuada, gestão de carreiras, qualidade de vida, gestão do clima e dos serviços de recursos humanos. Ter como prioridade de ação identificar qual a dificuldade que o funcionário está tendo. Após a realização do plano de ação, é esperado uma melhoria no desempenho dos funcionários, aperfeiçoar os processo e assim, satisfazer o cliente. 
REFERÊNCIASPORTAL SABESP (2020). Disponível em: <http://portal-intranet.ti.sabesp.com.br/>
SABESP (2020). Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx>
Projeto Mais Conhecimento
1 - Conversa com os gestores
2 - Indentificação dos funcionarios
3 - Cadastro dos funcionarios
4- Realização do projeto
Gestores
Departamento de Recursos Humanos 
Funcionarios 
FORÇAS
Responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil;
Fornecimento e comercialização de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos por meio de suas próprias estações.
FRAQUEZAS
Alto grau de governança corporativa. A sua instância máxima de decisão é o acionista majoritário (próprio Estado de São Paulo);
OPORTUNIDADES
Projetos de expansões municipais e de postos de atendimento; 
AMEAÇAS
Tecnologia avançada e especializada de outros concorrentes;
Preço dos concorrentes é mais baixo.
Funcionários desatualizados em relação a tecnologia.
Incentivos do governo;
Estabilidade dos funcionários.
S
Detém maior participação no segmento;
W
T
Falta de inovação e modernização em vários setores da organização.
O
Projetos Governamentais;
Burocrácia;
Sistemas de processos antiquados;
Atendimento ao cliente insatisfatório;
Qualidade e excelência na operação e no resultado final.
Incentivos e diminuição no imposto recolhido;
Prestação de serviços em duas áreas água e esgoto
Funcionários desatualizados
Cronograma do Projeto Mais Conhecimento
DIAS	Alinhamentos com	 os gestores	Indentificação dos funcionarios 	Cadastro dos funcionarios	Realização do curso	14	30	15	180	Column1	Alinhamentos com os gestores	Indentificação dos funcionarios 	Cadastro dos funcionarios	Realização do curso	Column2	Alinhamentos com os gestores	Indentificação dos funcionarios 	Cadastro dos funcionarios	Realização do curso

Continue navegando