Buscar

Estou compartilhando o arquivo 'A1' com você

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​Figura 1 - A imagem representa graficamente os conceitos de Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Fonte: <https://claudialopes.psc.br/2017/07/12/461/> Acesso em 17 jun. 2019.  
 
 
Avaliação dissertativa 
 
De acordo com o que foi visto na unidade, discorra sobre as características de cada conceito: Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Analise a imagem acima e identifique qual seria a mais adequada para representar cada um deles. De acordo com a sua percepção sobre a Inclusão social e com o auxílio da imagem, por que a discussão a respeito da inclusão no ambiente escolar ainda se faz tão necessária nos dias atuais?​ 
Para discorrer sobre esse assunto, creio se fazer necessário a definição de cada termo aplicado.
Integração: incorporação; ação de incorporar, de unir os elementos num só grupo.
Segregação: ação de segregar, de separar, de isolar, de desunir; ato de se afastar.
Inclusão: integração absoluta de pessoas que possuem necessidades especiais ou específicas numa sociedade: políticas de inclusão.
Exclusão: segregação; em que há afastamento; não inclusão de algo ou alguém; separar, afastar.
Ao meu modo de ver, e se amparando nos conceitos oferecidos pelo dicionário Dicio, vejo a figura A como inclusão, a figura B como segregação, a figura C como exclusão e a figura D como integração.
Vejo esse assunto, que, por mais que venha se discorrendo a um tempo relativamente significante, já amparado por leis e diretrizes, ainda um tema em construção.
Afinal, somos oriundos de uma sociedade pautada na “normalidade”, infelizmente isso é cultural, tendemos a ansiar por aquilo que é considerado comum, dentro do padrão, e não nos acostumamos ainda com a falta de padrões preestabelecidos.
Hoje, através de muito esforço, tanto por parte das escolas como do próprio governo, e, através de nosso próprio desenvolvimento pessoal, vimos uma sociedade que busca cada vez mais, compreender que somos todos diferentes, até mesmo dentro de nossa dita “normalidade”, cada um de nós tem limitações e superioridades, portanto vemos que o diferente é o novo normal.
A inclusão escolar tem trazido à nossas crianças um novo olhar de mundo, tem aberto mentes e proporcionado um desenvolvimento emocional ímpar.
O convívio de diferenças no ambiente escolar está desenvolvendo seres humanos “mais humanos”, mais sensíveis, e, tem possibilitado às crianças público-alvo da educação especial um horizonte diferente, onde todos são iguais dentro de suas diferenças.
A política de inclusão é extremamente necessária, tanto para oferecer qualidade de vida e desenvolvimento para os que dela precisam, como para nos dar um horizonte mais humano e generoso àqueles que com ela se integram.

Mais conteúdos dessa disciplina