Buscar

fx 3 planejamento tributário e fiscal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício de Planejamento Tributário e Fiscal - Exercício de Fixação 3 
1-Entende-se que, quando existir determinação legal de responsabilidade (solidária ou subsidiária) pessoal dos sócios, por obrigação da pessoa jurídica, não há necessidade alguma de desconsideração da personalidade jurídica da empresa, uma vez que a responsabilidade pessoal dos sócios (administradores) já decorre de lei. O mesmo ocorre diante de um ato praticado pelos sócios, que não poderia ser praticado pela empresa, por existência de vedação expressa. 
 
Diante deste conhecimento, assinale abaixo os casos típicos de responsabilidade pessoal:
B - Orientar a companhia para fim estranho ao objeto social ou lesivo ao interesse nacional, ou levá-la a favorecer outra sociedade, brasileira ou estrangeira, em prejuízo da participação dos acionistas minoritários nos lucros ou no acervo da companhia, ou da economia nacional.
check_circle
Resposta correta
2-A reorganização societária é qualquer mudança na estrutura, no tipo ou na composição de uma sociedade empresária. Um dos principais fatores que distinguem as empresas que prosperam daquelas que fecham as portas, é a capacidade de se adaptar às exigências cada vez mais voláteis do mercado financeiro. Portanto, inúmeros são os fatores que podem fazer com que empresas passem por uma reorganização para solidificar estratégias tributárias ou para dar uma resposta frente à diminuição ou ao aumento da concorrência. Essas mudanças empresariais ocorrem sob a forma de uma reorganização societária, portanto, classifique a 1ª coluna de acordo com a segunda, identificando os conceitos das diferentes modalidades de reorganização societária.
1. Cisão
2. Incorporação
3. Fusão
4. Transformação
( ) operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial à versão;
( ) operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
( ) operação pela qual a sociedade passa, independentemente de dissolução e liquidação, de um tipo para outro;
( ) operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.
B - 1, 3, 4, 2
check_circle
Resposta correta
3-O termo "preço de transferência" tem sido utilizado para identificar os controles aos quais estão sujeitas as operações comerciais ou financeiras realizadas entre partes relacionadas, sediadas em diferentes jurisdições tributárias, ou quando uma das partes está sediada em paraíso fiscal. Analise as alternativas abaixo, e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas quanto à obrigatoriedade do cálculo do preço de transferência:
( ) As pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no Brasil que praticarem operações com pessoas físicas ou jurídicas, residentes ou domiciliadas no exterior, consideradas vinculadas mesmo que por intermédio de interposta pessoa.
( ) As pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no Brasil que realizarem operações com qualquer pessoas físicas ou jurídicas, ainda que não vinculada, residentes ou domiciliadas em país que não tribute renda ou que tribute a alíquota inferior a vinte por cento, ou cuja legislação interna oponha sigilo à composição societária de pessoas jurídicas ou a sua titularidade
( ) As pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no Brasil que praticarem operações com pessoas físicas ou jurídicas, de origem estrangeiras residentes ou domiciliadas no Brasil, consideradas vinculadas mesmo que por intermédio de terceiros.
E - V, V, F
check_circle
Resposta correta
4-Operações comerciais ou financeiras realizadas entre partes relacionada, sediadas em diferentes jurisdições tributárias, ou quando uma das partes está sediada em paraíso fiscal, estão sujeitas ao cálculo do preço de transferência. Analise as alternativas e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, quanto às operações sujeitas ao cálculo do preço de transferência:
( ) as importações de bens, serviços e direitos;
( ) as exportações de bens, serviços e direitos;
( ) as vendas no mercado interno de produtos fabricados com matéria prima oriunda de importação;
( ) os juros pagos ou creditados em operações financeiras quando decorrentes de contrato não registrado no Banco Central do Brasil;
( ) Juros auferidos em operações financeiras, quando decorrentes de contrato não registrado no Banco Central do Brasil.
E - V, V, F, V, V,
check_circle
Resposta correta
5-Os tratados internacionais, em regra, objetivam eliminar a possibilidade de dupla tributação dos resultados apurados pelos signatários, ou seja, dos integrantes deste tratado. A maneira mais usual para se burlar um tratado internacional de dupla tributação é por meio do "treaty shopping". Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de "treaty shopping":
E - Consiste na interposição de uma terceira pessoa, que esteja protegida pelas normas do tratado, com o fito exclusivo de se obter vantagem fiscal diante da existência de um tratado de dupla tributação;
check_circle
Resposta correta
6-Sabe-se que a teoria da desconsideração da personalidade jurídica é a de entregar ao operador jurídico a possibilidade, diante de algumas situações específicas, de retirar o manto da personalidade jurídica do devedor (representado em geral pelo seu CNPJ), descobrindo-a por completo, permitindo assim que o braço estatal alcance a satisfação de seu crédito diretamente no patrimônio pessoal (CPF) dos administradores. Por outras palavras, desconsidera-se a independência e autonomia do patrimônio da pessoa jurídica, buscando o patrimônio pessoal dos administradores.
 
Assinale a alternativa correta em relação a teoria da desconsideração da personalidade jurídica: 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Reconhece a personalidade jurídica nas sociedades empresariais com o objetivo de propiciar ao particular a possibilidade de exploração de atividade econômica, sem o comprometimento de seu patrimônio pessoal em decorrência de eventuais insucessos, ou seja, o prejuízo da empresa não deve alcançar o patrimônio pessoal dos sócios.
( )Criado para minimizar esse efeito danoso, fruto de fraude a credores. Portanto, caso se verifique a utilização temerária ou fraudulenta (desvio de finalidade) da pessoa jurídica, torna-se extremamente eficaz e prudente a retirada de todo e qualquer privilégio garantido por lei relacionado com a autonomia patrimonial da pessoa jurídica, eliminando-se a separação entre patrimônio do sócio e patrimônio da sociedade.
( )Pode ser definida como a ausência de autonomia e proteção do patrimônio da pessoa jurídica, expondo-o (patrimônio) juntamente com o patrimônio dos sócios e/administradores, à possibilidade de utilização para cumprimento de obrigações contraídas mediante gestão temerária ou abuso de poder administrativo, obviamente sempre em caráter excepcional e temporário.
( )Orientar a companhia para fim estranho ao objeto social ou lesivo ao interesse nacional, ou levá-la a favorecer outra sociedade, brasileira ou estrangeira, em prejuízo da participação dos acionistas minoritários nos lucros ou no acervo da companhia, ou da economia nacional.
( )Aprovar ou fazer aprovar contas irregulares de administradores, por favorecimento pessoal, ou deixar de apurar denúncia que saiba ou devesse saber procedente, ou que justifique fundada suspeita de irregularidade.
A sequência correta é:
A - V, V, V, F, F 
check_circle
Resposta correta
7-Sobre os tratados de dupla tributação, precisamos examinar esses tratados internacionais para sabermos a que espécie de tratamento tributário será submetido o resultado
econômico--financeiro apurado pelas pessoas (físicas e/ou jurídicas) que se encontram sob o manto desses respectivos tratados. O fenômeno jurídico da dupla tributação é algo nefasto e de consequências danosas à economia de um país, trazendo prejuízos para o fluxo de comércio de bens e serviços. Os tratados internacionais em regra, objetivam eliminar a possibilidade de dupla tributação dos resultados apurados, e, em última análise, com isso, promover uma sensível redução racional dos custos de investimento (capital + operacional), entregando um maior conforto e racionalidade aos países signatários. A rigor, os tratados internacionais seguem uma padronização em sua elaboração, com modelos da OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico e da ONU – Organização das Nações Unidas. Um ponto de grande relevância diz respeito ao e-commerce, ou seja, o desenvolvimento do comércio em um ambiente de altíssima tecnologia, onde, em princípio, podem ocorrer transações comerciais internacionais sem nenhuma necessidade de presença física das empresas envolvidas, em nenhum dos países envolvidos nas respectivas transações, o que dificulta sobremaneira a regulação desses atos jurídico-contratuais. Há uma enorme dificuldade na localização do contribuinte. Diante desse cenário, nasce a necessidade de se refazer a concepção tradicional de “estabelecimento sede permanente”. Tanto que a OCDE, preocupada com o tema em questão, esclareceu alguns itens sobre e-commerce. Sobre os itens esclarecidos pela OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, relacionados ao e-commerce e o “estabelecimento sede permanente”, analise as afirmações a seguir:
I. web site – é a combinação de software e dados eletrônicos, não se constituindo, por si só, em um estabelecimento permanente; em decorrência de não possuir um lugar físico fixo para negócios (fixed place of business);
II. Servidor – onde a web site é armazenado e por meio do qual é acessado; é um equipamento que tem um lugar físico e constitui um estabelecimento permanente;
III. Não se considera que a empresa tenha à sua disposição o ISP (Internet Service Provider), pois nele a empresa não tem presença física;
IV. Haverá um estabelecimento permanente caso exista equipamento fixo no local, ainda que esse equipamento seja removível (obviamente, desde que não seja removido);
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) acima citadas que descreve corretamente os itens esclarecidos pela OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, relacionados ao e-commerce e o “estabelecimento sede permanente”.
E - As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
8-Sabe-se que a Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76), no art. 117, o acionista controlador responde pelos danos causados por atos praticados com abuso de poder. 
 
Diante do exposto acima, analise as alternativas corretas em relação as modalidades de exercício abusivo de poder:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Promover alteração estatutária, emissão de valores mobiliários ou adoção de políticas ou decisões que não tenham por fim o interesse da companhia e visem a causar prejuízo a acionistas minoritários, aos que trabalham na empresa ou aos investidores em valores mobiliários emitidos pela companhia.
( )Induzir, ou tentar induzir, administrador ou fiscal a praticar ato ilegal, ou, descumprindo seus deveres definidos nesta Lei e no estatuto, promover, contra o interesse da companhia, sua ratificação pela assembleia geral.
( )Aprovar ou fazer aprovar contas irregulares de administradores, por favorecimento pessoal, ou deixar de apurar denúncia que saiba ou devesse saber procedente, ou que justifique fundada suspeita de irregularidade.
( )Respondem os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores.
( )Respondem os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por estes.
A sequência correta é:
A - V, V, V, F, F
check_circle
Resposta correta
9-A normatização mais atual sobre crimes contra ordem tributária se encontra na Lei 8.137 de 23/12/1990, que em seu texto constitui várias condutas que constituem crime contra ordem tributária. Analise as alternativas abaixo, e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, quanto aos crimes relacionados na Lei 8.137/1990 sujeitos a pena de reclusão:
( ) Omitir informação, e ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias.
( ) Fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos, ou omitindo operação de qualquer natureza, em documento ou livro exigido por lei fiscal
( ) Falsificar ou alterar nota fiscal, fatura, duplicata, nota de venda ou qualquer outro documento relativo à operação tributável.
( ) Elaborar, distribuir, fornecer, emitir ou utilizar documento que saiba ou deva saber falso ou inexato
( ) Negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.
E - V, V, V, V, V
check_circle
Resposta correta
10-Com relação os tratados internacionais, são várias as razões e os interesses que levam um estado soberano ao convencimento no sentido de alterar seu coeficiente de soberania, por meio da sua celebração. Analise as alternativas, e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, quanto a estas razões e interesses:
( ) Expansão das relações internacionais;
( ) Entradas de riquezas no país;
( ) Incremento da economia interna;
( ) Redução dos índices de violência;
( ) Chegada de novas tecnologias;
( ) Ampliação da imagem no cenário externo;
( ) Fortalecimento do setor privado nacional;
( ) Combate a corrupção;
( ) Geração de empregos;
( ) Aumento no controle da sonegação.
E - V, V, V, F, V, V, V, F, V, F
check_circle
Resposta correta
11-Quando se trata sobre tratados internacionais, é fato que as relações internacionais, de natureza econômico-financeira, verificaram um crescimento vertiginoso, notoriamente a partir da segunda metade do século XX. Tal fato encontra-se diretamente ligado à expansão espetacular do desenvolvimento tecnológico mundial, sobretudo no setor das telecomunicações e aeroespacial. O fenômeno decorrente dessa intensificação das relações internacionais, associada ao incrível desenvolvimento tecnológico, recebeu a denominação de “globalização”. É interessante notar que, principalmente a partir da última década do século passado, houve um sensível incremento na celebração de tratados entre os países chamados “emergentes”, ou seja, países em desenvolvimento, que necessitam oferecer ambientes convidativos para eventuais investimentos estrangeiros. Temos alguns interesses e razões que levam um Estado soberano ao convencimento no sentido de alterar (para baixo) seu coeficiente de soberania, por meio da celebração de um tratado internacional, mesmo que eventualmente poderá limitar sua possibilidade de atuação administrativa, legislativa e/ou coercitiva diante das situações previstas nesse respectivo pacto internacional firmado. Sobre as razões e interesses que levam um Estado soberano ao convencimento no sentido de alterar (para baixo) seu coeficiente de soberania por meio da celebração de um tratado internacional, analise as afirmações a seguir:
I. Expansão das relações internacionais;
II. Entrada de riquezas (recursos financeiros) no país;
III. Incremento da economia interna (desenvolvimentos setoriais);
IV. Chegada de novas tecnologias e geração de empregos;
V. Ampliação da imagem no cenário externo e fortalecimento (direto e indireto) do setor privado nacional;
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) acima citadas que descrê corretamente as razões e interesses que levam um Estado soberano ao convencimento no sentido de alterar (para
baixo) seu coeficiente de soberania, por meio da celebração de um tratado internacional.
E - As afirmativas I, II, III, IV e V são verdadeiras;
check_circle
Resposta correta
12-Sobre a reorganização societária temos as modalidades: cisão, incorporação, fusão e transformação. De uma forma diversa das pessoas humanas (naturais), as empresas, em tese, não têm existência finita, isto é, a regra é que uma pessoa jurídica tem existência por prazo indeterminado, podendo “viver” por séculos. Portanto, nada mais natural do que se ofertar a possibilidade legal de mutação para essas pessoas jurídicas, visando às suas respectivas adequações às mudanças ambientais ocorridas ao longo da história econômico-financeira do país, e essas mutações empresariais ocorrem sob a forma de uma “reorganização societária”. Uma destas formas é por meio da cisão. Sobre a cisão, uma das formas de uma “reorganização societária”, analise as afirmações a seguir.
I. Cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial à versão;
II. Sem prejuízo do disposto no artigo 233, a sociedade que absorver parcela do patrimônio da companhia cindida sucede a esta nos direitos e obrigações relacionados no ato da cisão;
III. No caso de cisão com extinção, as sociedades que absorverem parcelas do patrimônio da companhia cindida sucederão a esta, na proporção dos patrimônios líquidos transferidos, nos direitos e obrigações não relacionados;
IV. A cisão necessariamente implica na extinção da empresa cindida e deve haver a transferência total do patrimônio empresarial;
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) acima citadas que descrê corretamente a cisão, uma das formas de uma “reorganização societária”.
A - Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
13-Para a reorganização societária temos as modalidades: cisão, incorporação, fusão e transformação. De uma forma diversa das pessoas humanas (naturais), as empresas, em tese, não têm existência finita, isto é, a regra é que uma pessoa jurídica tem existência por prazo indeterminado, podendo “viver” por séculos. Portanto, nada mais natural do que se ofertar a possibilidade legal de mutação para essas pessoas jurídicas, visando às suas respectivas adequações às mudanças ambientais ocorridas ao longo da história econômico-financeira do país, e essas mutações empresariais ocorrem sob a forma de uma “reorganização societária”. Como dissemos, uma das modalidades de reorganização societária é a cisão, que nada mais é do que um fracionamento empresarial. A sua definição legal se encontra no art. 229 da Lei 6.404/76 (Lei da S/A), que expressa: Art. 229. A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial à versão. Quando dissemos que a cisão não necessariamente implicará a extinção da empresa cindida, é porque o ordenamento jurídico brasileiro permite duas formas de cisão: a cisão parcial e a cisão total. Sobre a cisão parcial, analise as afirmações a seguir.
I. A cisão parcial se caracteriza pela divisão do capital social em decorrência da transferência parcial do patrimônio da empresa cindida para uma ou mais empresas;
II. A cisão parcial se caracteriza por implicar diminuição do capital social originário;
III. A cisão parcial se caracteriza por criar uma sucessão proporcional em direitos e obrigações para a empresa que recebeu a parcela patrimonial da cindida;
IV. A cisão parcial se caracteriza por manter viva a empresa cindida;
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) acima citadas que descrê corretamente a cisão parcial.
E - As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
14-Um tratado internacional é um acordo de vontades realizado e celebrado entre pessoas de direito internacional. Sua celebração poderá limitar a possibilidade de atuação administrativa, legislativa e/ou coercitiva diante das situações previstas nesse respectivo pacto firmado. Conforme o tema estudado, relacione a 1ª coluna de acordo com a segunda no que se refere os conceitos das classificações significativas sobre tratado internacional.
1. Tratados bilaterais
2. Tratados multilaterais
3. Tratado-contrato
4. Tratado-normativo
( ) são os firmados por mais de dois países.
( ) são os firmados por apenas dois países.
( ) é um documento que faz nascer norma nova de direito internacional, que deverá ser observada por todos os países do mundo, independente da condição de signatário do documento internacional, por isso é completamente diferente do tratado-contrato.
( ) é aquele que gera efeitos apenas entre as partes, ou seja, os direitos e obrigações valem somente entre os signatários, funcionando efetivamente como um verdadeiro contrato entre os países signatários, sendo lei entre as partes, mas só entre as partes.
B - ( ) 2, 1, 4, 3
check_circle
Resposta correta
15-Todo e qualquer tratado internacional terá uma cláusula que deverá fixar as condições de ingresso de novos países signatários e existem três modalidades de adesão de novos signatários. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas três modalidades:
A - Aberta, Fechada e Mista
check_circle
Resposta correta
16-Sabe-se que a Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76), no art. 158, o administrador não é pessoalmente responsável pelas obrigações que contrair em nome da sociedade e em virtude de ato regular de gestão; responde, porém, civilmente, pelos prejuízos que causar, quando: 
Assinale a alternativa correta:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Quando ocorrer violação da lei ou do estatuto.
( )O administrador não é responsável por atos ilícitos de outros administradores, salvo se com eles for conivente, se negligenciar em descobri-los ou se, deles tendo conhecimento, deixar de agir para impedir a sua prática.
( )Quando ocorrer prejuízos causados em virtude do não cumprimento dos deveres impostos por lei para assegurar o funcionamento normal da companhia, ainda que, pelo estatuto, tais deveres não caibam a todos eles.
( )Promover alteração estatutária, emissão de valores mobiliários ou adoção de políticas ou decisões que não tenham por fim o interesse da companhia e visem a causar prejuízo a acionistas minoritários, aos que trabalham na empresa ou aos investidores em valores mobiliários emitidos pela companhia.
( )Induzir, ou tentar induzir, administrador ou fiscal a praticar ato ilegal, ou, descumprindo seus deveres definidos nesta Lei e no estatuto, promover, contra o interesse da companhia, sua ratificação pela assembleia geral.
A sequência correta é:
A - V, V, V, F, F 
check_circle
Resposta correta
17-Os crimes contra a ordem tributária encontram-se disciplinados na Lei 8.137/90, que também definiu os delitos contra a ordem econômica e as relações de consumo, representando um tema jurídico bastante complexo. As condutas elencadas nos arts. 1. ° e 2. ° da Lei 8.137/90 objetivam o combate à qualquer possível forma de evasão fiscal, sempre por meio da redução ou supressão de tributo e/ou qualquer obrigação tributária acessória. Com base no tema estudo, marque a alternativa que indica quais as condutas que caracterizam crime contra a ordem tributária.
E - supressão ou redução de tributo, contribuição social e/ou qualquer obrigação tributária acessória, as condutas de omissão de informação, declaração falsa, fraude a fiscalização, falsificação ou alteração de nota fiscal, utilização de documento falso, deixar de emitir nota fiscal, omissão de
declaração de renda, não recolhimento do tributo retido, entre outras;
check_circle
Resposta correta
18-As relações internacionais, de natureza econômico-financeira, verificaram um crescimento vertiginoso, notoriamente a partir da segunda metade do século XX. Tal fato encontra-se diretamente ligado à expansão espetacular do desenvolvimento tecnológico mundial, sobretudo no setor das telecomunicações e aeroespacial. O fenômeno decorrente dessa intensificação das relações internacionais, associada ao incrível desenvolvimento tecnológico, recebeu a denominação de “globalização”. A partir da última década do século passado, houve um sensível incremento na celebração de tratados entre os países chamados “emergentes”, ou seja, países em desenvolvimento, que necessitam oferecer ambientes convidativos para eventuais investimentos estrangeiros, ou seja, busca-se atrair a riqueza do investidor estrangeiro para poder desfrutar dos benefícios oriundos da possível e desejável multiplicação dessa riqueza investida, multiplicação que deverá ocorrer, em tese, em solo pátrio (daquele que recebeu o investimento. Um tratado internacional nada mais é do que um acordo de vontades realizado e celebrado entre pessoas de direito internacional. Os tratados são objeto de diversas classificações, entretanto as mais significativas são:
1. Tratados bilaterais.
2. Tratados multilaterais.
3. Tratado-contrato.
4. Tratado-normativo.
Com base nas classificações dos tratados listadas acima, enumere abaixo os conceitos que correspondem a cada um deles;
(___) É aquele que gera efeitos apenas entre as partes, ou seja, os direitos e obrigações valem somente entre os signatários, funcionando efetivamente como um verdadeiro “contrato entre os países signatários”, sendo lei entre as partes, mas só entre as partes;
(___) São tratados firmados por apenas dois países;
(___) É um documento que faz nascer norma nova de direito internacional, que deverá ser observada por todos os países do mundo, independente da condição de signatário do documento internacional;
(___) São tratados firmados por mais de dois países;
Assinale abaixo a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento das afirmações anteriores.
C - 3, 1, 4, 2.
check_circle
Resposta correta
19-A obrigação tributária nasce com a ocorrência do fato gerador ou com a materialização da hipótese de incidência Tributária. Neste sentido, com relação ao que se refere às obrigações tributárias está correto afirmar.
A - A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinário;
check_circle
Resposta correta
20-A maneira mais usual para se burlar um tratado internacional de dupla tributação é por meio do treaty shopping. Em verdade, o treaty shopping consiste na interposição de uma terceira pessoa, com o fito exclusivo de se obter vantagem fiscal diante da existência de um tratado internacional de dupla tributação. Assim, algum benefício fiscal que originariamente não seria verificado por determinado contribuinte, passa a ser verificado por via oblíqua, com a interposição de uma terceira pessoa que se encontra protegida pelas normas do tratado de dupla tributação. De modo que no treaty shopping o sujeito que não aparece (oculto) é que verdadeira e efetivamente obterá as vantagens tributárias advindas do tratado de dupla tributação, por meio de uma interposta pessoa. Sobre os elementos básicos caracterizadores de um treaty shopping, analise as afirmações a seguir:
I. O objetivo de um resultado tributário mais benéfico, através da utilização estratégica de um tratado internacional de dupla tributação;
II. O verdadeiro sujeito beneficiado pelas vantagens fiscais do tratado, reside em um dos países signatários do tratado internacional de dupla tributação;
III. Aparecimento de terceira pessoa (interposta) residente no país de destino dos rendimentos;
IV. Utilização das normas tributárias mas benéficas do tratado internacional de dupla tributação, com distanciamento da carga tributária da localidade onde os rendimentos foram originados.
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) acima citadas que descrê corretamente os elementos básicos caracterizadores de um treaty shopping.
C - Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
21-Um tratado internacional nada mais é do que um acordo de vontades realizado e celebrado entre pessoas de direito internacional. Por sua vez, o tratado-normativo é um documento que faz nascer norma nova de direito internacional, que deverá ser observada por todos os países do mundo, independente da condição de signatário do documento internacional. Para ser considerado um tratado-normativo o documento proposto deverá satisfazer, no mínimo, outros dois requisitos essenciais, expressiva adesão e conteúdo normativo. Caso o país não descumpra o tratado-normativo (vale reiterar que ainda que não o tenha assinado deverá cumprir as determinações ali expressas), há uma série de sanções impostas pela comunidade internacional, que vão desde a mais branda como, por exemplo, ser impedida – a nação – de participar de jogos olímpicos ou qualquer evento internacional, até as sanções de ordem econômica (boicote), como a proibição de comércio de determinados produtos para o país descumpridor (Exemplo: trigo para a África do Sul durante o apartheid). Todo e qualquer tratado internacional terá uma cláusula que deverá fixar as condições de ingresso de novos países signatários e, a rigor, existem algumas modalidades de adesão de novos signatários. Sobre as modalidades de adesão de novos signatários dos tratados internacionais, analise as afirmações a seguir:
I. A modalidade convite, onde “entra somente aquele que for convidado, pois a porta estará permanentemente fechada”, ou seja, o ingresso depende tão somente de um convite ao novo signatário, logo, trata-se de ato unilateral e é típica dos tratados-normativos;
II. A modalidade aberta, onde “entra aquele que desejar, pois a porta estará permanentemente aberta”, ou seja, o ingresso depende apenas e tão somente da vontade do novo signatário, logo, trata-se de ato unilateral e é típica dos tratados-normativos;
III. A modalidade fechada, onde “só entra aquele que cumprir condições preestabelecidas, pois a porta não permanece aberta”, ou seja, não há uma vedação, mas há condição prefixada, e o ingresso dependerá do cumprimento dessas condições por parte do novo signatário.
IV. A modalidade mista, onde o ato é unilateral, ou seja, basta apenas a vontade do país em assinar aquele tratado internacional, entretanto, por ser um novo integrante, não perceberá os mesmos direitos dos signatários originários, isto é, há duas chancelas jurídicas, uma para os membros fundadores e outra para os signatários posteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) acima citadas que descrê corretamente as modalidades de adesão de novos signatários dos tratados internacionais.
C - Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
check_circle
Resposta correta
22-No que se refere aos contra a Ordem Tributária é correto afirmar que:
E - O STJ tem entendimento pacificado quanto a extinção da punibilidade em caso de parcelamento do débito, pelo contribuinte, antes do recebimento da denúncia pelo Ministério Público;
check_circle
Resposta correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais