Buscar

prova do Epistemologia (1)

Prévia do material em texto

1 - “Os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar”.
Assinale a opção que corresponde ao autor da frase acima:
Joel Birman;
Michel Foucault;
Elisabeth Roudinesco;
Friedrich Nietzsche.
Zygmunt Bauman;
2 - De acordo com o artigo Depressão e Neoliberalismo: Constituição da Saúde Mental na atualidade, de Lenita Gama Cambaúva e Maurício Cardoso da Silva Junior, apresenta uma série de argumentos para justificar as relações entre o mal estar contemporâneo e os pressupostos do neoliberalismo, modelo político-econômico vigente.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às ideias apresentadas no texto:
O contexto neoliberal, que atribui responsabilidade em excesso ao indivíduo, proporciona o desenvolvimento de um ego saudável, sem sofrimento psíquico.
A realidade se mostra instável, os indivíduos se deparam com a necessidade de tornarem-se flexíveis diante da vida, assumir uma espécie de identidade polimorfa.
O indivíduo passa a ser o único responsável pelo seu destino, na medida em que diminuem as intervenções do Estado e aumenta a individualização
A sociedade contemporânea favorece uma regressão narcísica, ou seja, direciona o investimento do sujeito para si mesmo e o distancia dos outros indivíduos
Os laços sociais se tornam mais fragilizados, em decorrência da dimensão do privado estar cada vez mais se sobressaindo à dimensão pública.
3 - De acordo com o pensamento de Zygmunt Bauman, a Modernidade Líquida se caracteriza por um momento da era contemporânea no qual as relações são marcadas pela fluidez. A partir do conceito de Modernidade Líquida, analise as seguintes afirmativas:
( ) Na Modernidade Líquida, as identidades estão definidas de acordo com as referências e valores sociais enraizados.
( ) O sujeito pós-moderno possui laços sociais fragilizados, principalmente quando são consideradas as formas de comunicação através das redes sócias digitais, nas quais a conexão e a desconexão é facilitada.
( ) A condição atual do mundo pós-moderno marca a passagem da sociedade de produção para a sociedade de consumo.
Assinale a alternativa correta:
F, V, F
F, F, F
F, F, V
V, V, V
F, V, V
4- Assinale as sentenças como verdadeiras ou falsas, considerando o pensamento de Michel Foucault:
( ) Existe uma relação entre a constituição subjetiva e os processos históricos.
( )Toda relação pressupões uma relação de poder.
( ) O Estado Moderno utiliza dispositivos de controle e disciplinarização para produzir subjetividades e corpos dóceis.
V, V, V
F, F, F
V, V, F
F, V, V
F, F, V.
5 - Zygmunt Bauman propôs o conceito de Modernidade Líquida para descrever um segundo momento da era pós-moderna. Assinale a alternativa correta:
Na Modernidade líquida a sociedade encontrou um equilíbrio entre a segurança e a liberdade
A Modernidade Líquida é marcada pelo alcance de referências sociais de estabilidade
Na Modernidade Líquida os ideais coletivos se sobressaem aos interesses individuais.
Na Modernidade Líquida é possível perceber a identidade sendo constantemente redefinida em função de mudanças sociais constantes
Os laços sociais são duradouros e estáveis na Modernidade Líquida
6 - Para Roudinesco, historiadora e psicanalista francesa, o desejo da sociedade atual é a normalização. Assinale como verdadeiro ou falso:
( ) O desejo de normalização da sociedade atual pode ser representado pelo imediatismo da cura medicamentosa diante do mal estar subjetivo.
( ) A tendência a normalização promove uma classificação dos sujeitos de acordo com o sentido dos sintomas e não a partir de categorias de comportamentos.
( ) A psicanálise propõe uma forma de compreensão dos desejos, desejos esses que acabam se apagando com o uso excessivo das medicações.
V, F, F
V, V, V
F, F, F
V, V, F
V, F, V
7 - “Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo.”
Assinale a opção que corresponde ao autor da frase acima:
Zygmunt Bauman
Michel Foucault
Friedrich Nietzsche
Elisabeth Roudinesco
Joel Birman
8 - Friedrich Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor, nascido na Alemanha, autor de vários textos exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.
Assinale à alternativa CORRETA:
Nietzsche é um continuador das ideias do positivismo de Comte
Nietzsche elaborou uma crítica a sociedade oriental
Nietzsche foi o primeiro filósofo ocidental a priorizar a razão como acesso a verdade
Nietzsche construiu um sistema filosófico semelhante ao de Descartes
Nietzsche é um dos críticos da moral cristã e do platonismo
9 - Michel Foucault pode ser definido como um filósofo historiador que fez da temática do sujeito e do poder o centro das suas pesquisas. Baseado no pensamento foucaultiano é possível afirmar que:
Assinale a opção correta
O poder se exerce verticalmente e ocorre em uma só via
O sujeito não se constitui pelas relações de poder.
O poder ocorre também nas relações familiares
O poder não pode ser visto como uma relação
A história não pode ser entendida como o resultado de dispositivos de poder.
10 - A biopolítica é um conceito desenvolvido por Michel Foucault para designar fenômenos relacionados ao poder. Assinale a opção INCORRETA:
A biopolítica é a prática de biopoderes locais. No biopoder, a população é tanto alvo como instrumento em uma relação de poder
Representa uma “grande medicina social” que se aplica a população a fim de controlar a vida
A biopolítica se ocupa com os processos biológicos relacionados ao homem-espécie, sem estabelecer sobre os mesmos uma regulamentação
A biopolítica contrasta como modelos tradicionais de poder baseados na ameaça de morte
A biopolítica é um campo que permite agregar, aproximar, associar setores da realidade relacionados com a vida, a natureza e o conhecimento, cujas mudanças ao longo do tempo foram provocadas pela indústria, pela ciência e pela tecnologia, que hoje disputam o campo político-econômico mundial;

Continue navegando