Buscar

ATIVIDADE 3 JAQUELINE

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0.25 pontos
Os desenhos de carreira assumem diversas formas. Na carreira de uma funcionária na empresa X, os níveis iniciais são básicos, e, a partir de certo patamar da estrutura da carreira, ela pode optar pelo prosseguimento por meio de cargos gerenciais ou tipicamente técnicos.Esse desenho de carreira, em que se tem como pressuposto tanto a mobilidade quanto a ascensão profissional do colaborador, mediante o exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade, é denominado estrutura
Gerencial
Em linha
Em rede
Paralela
Técnica
Pergunta 2
0.25 pontos
Para que esteja apto aos mecanismos de progressão funcional e promoção constantes do Plano de Carreiras e Cargos do IBGE, o servidor deve:
Fazer jus à percepção da Vantagem Pecuniária Individual – VPI.
Ter habilitação em avaliação de desempenho individual correspondente na média a, no mínimo, 40% (quarenta por cento) das avaliações realizadas no interstício.
Perceber cumulativamente mais de um percentual relativo à titulação.
Obedecer à sistemática da avaliação de desempenho, da capacitação e da qualificação e experiência profissional.
Estar no segundo ano de estágio probatório, contado da data de sua posse no cargo.
Pergunta 3
0.25 pontos
O planejamento de carreira não garante o sucesso do trabalhador, quer no setor privado, quer no público, mas pode facilitar seu progresso profissional, mediante a conciliação dos interesses pessoais com os organizacionais. Pode-se considerar:
Que o planejamento de carreira tem como desvantagem o fato de que funcionários com maior potencialidade permanecem na empresa, sentindo-se atraídos pela real possibilidade de ascensão profissional.
Que o planejamento de carreira visa assegurar que a política de formação e desenvolvimento de carreira seja transparente e legítima.
Nenhuma das anteriores.
Que o autoconhecimento é um dos pontos centrais da carreira do indivíduo, pois é algo dispensável para o profissional identificar suas limitações, potencial e ambições.
Que o planejamento de carreira dificulta as sucessões, principalmente em funções gerenciais.
Pergunta 4
0.25 pontos
Não há questão mais estudada no campo da administração de carreira do que a sua escolha. Podemos constatar que o processo de escolha de uma carreira tem vários estágios na vida da pessoa.
Sobre os estágios da vida vocacional, no período:
de 11 anos a 25 anos, no estágio de exploração, ocorre o desenvolvimento do “autoconceito" através da identificação com figuras-chaves da situação familiar e da escolar e a predominância das necessidades e da imaginação.
dos 64 anos em diante, a fase da maturidade de uma pessoa é a fase da permanência, e caracteriza-se pelo desenvolvimento de novos papéis e a tendência para a continuidade dos planos estabelecidos.
de 44 anos a 64 anos, correspondente ao estágio de estabelecimento, observa-se a concentração de esforços para permanecer numa área, quando encontrada, e a tendência para a continuidade dos planos estabelecidos.
de 25 anos a 44 anos, na fase adulta a pessoa tende para uma estabilização profissional, e o compromisso com uma profissão torna-se mais definido com realismo produzido pela modificação das aspirações e pela utilização das suas capacidades.
da infância até os onze anos, ocorre o estágio das escolhas tentativas ou exploração, em que é examinada uma série de opções de carreira.
Pergunta 5
0.25 pontos
O conceito de desenvolvimento profissional vem ganhando importância no mundo do trabalho atual a partir do momento em que as pessoas passaram a ser consideradas um diferencial competitivo na organização. Nesse novo contexto, o desenvolvimento de carreiras diz respeito:
Ao conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário e outros benefícios.
A benefícios funcionais que as empresas oferecem aos seus empregados como reconhecimento do seu desempenho e contribuição pessoal para o alcance de metas;
Ao conjunto de variáveis, como as ações de capacitação, a aprendizagem das equipes no local de trabalho, a experiência prévia dos servidores;
Ao processo de ascensão na carreira definido pelas progressões verticais e transversais dentro de uma determinada organização;
À maneira pela qual a pessoa gerencia o processo da sua carreira, tanto dentro de uma organização como entre organizações;
Pergunta 6
0.25 pontos
Em uma organização, o método de avaliação de desempenho consiste em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação do cargo (tais como assiduidade, cooperação, responsabilidade), e nas colunas estão os graus de avaliação, com escala de fraco a ótimo.
Esse tipo de método tradicional de avaliação de desempenho e uma de suas principais vantagens são, respectivamente:
Distribuição forçada; eliminação do efeito halo.
Escolha forçada; baixo custo de aplicação.
Incidentes críticos; facilidade no feedback ao avaliado.
Escalas gráficas; facilidade de compreensão e utilização.
Ordenação múltipla; utilização de vários critérios de avaliação.
Pergunta 7
0.25 pontos
Do ponto de vista de provisão de insumos humanos, o planejamento operacional integrado leva em conta quatro fatores ou variáveis intervenientes: o volume de produção planejado pela organização; mudanças tecnológicas dentro da organização que alterem a produtividade pessoal; condições de oferta e procura no mercado e comportamento da clientela e:
desempenho de cada colaborador.
processos de reengenharia.
planejamento de carreiras dentro da organização.
previsão de vendas e lançamento de produtos/serviços.
fluxo das pessoas para dentro, através e para fora da organização.
Pergunta 8
0.25 pontos
Um processo deliberado por meio do qual alguém se torna consciente de competências pessoais, interesses, conhecimentos, motivações e outras características; adquire informações sobre oportunidades de escolhas; identifica as metas relacionadas ao futuro profissional e estabelece planos de ação para atingir objetivos específicos. Essas informações dizem respeito a:
Retenção de talentos.
Planejamento de carreira.
Desenvolvimento de carreira.
Aperfeiçoamento de carreira
Gestão de carreiras.
Pergunta 9
0.25 pontos
As carreiras paralelas múltiplas oferecem vantagens tanto para as organizações quanto para seus colaboradores. Mas, para que elas alcancem seus objetivos é imprescindível que :
a migração de um profissional do braço técnico para o gerencial e seu retorno, caso não obtenha sucesso, seja possível, e que alguém que se tenha desenvolvido no braço gerencial possa ser transferido para o braço técnico sem ter de se equiparar em termos de contribuições técnicas a seus colegas do braço técnico.
os critérios de ascensão sejam vagos em todas as trajetórias da carreira paralela e apresentem igualdade entre si para reforçar o sentimento de justiça e não criar ressentimentos na organização.
as várias trajetórias da carreira paralela apresentem critérios de permeabilidade bem claros, de tal forma que não sejam criados ressentimentos quando houver troca de profissionais de uma trajetória para outra.
a equivalência do braço técnico ou das diversas trajetórias profissionais percorra até o mais baixo nível da carreira gerencial da unidade a que pertencem os profissionais para que estes vislumbrem um desenvolvimento técnico bem largo.
uma rigorosa igualdade entre os braços técnico e gerencial, seja constituída nas carreiras em Y, ou entre as diversas trajetórias, nas carreiras múltiplas, de forma que se instalem sentimentos de perdas iguais de ambos os lados.
Pergunta 10
0.25 pontos
Assinale a alternativa correta sobre a qual é a primeira etapa da construção do mapa sucessório.
Reunião dos comitês de sucessão.
Indicação inicial de pessoas cogitadas para o processo sucessório a partir dos resultados dos processos de avaliação.
Discussão sobre a inclusão de pessoas na análise que não haviam sido pensadas previamente.
Processo de avaliação de todas as pessoasconsideradas aptas ou em condições de serem preparadas para ocupar posições críticas dentro da organização ou negócio.
Nenhuma das anteriores.

Continue navegando