Buscar

Pratica como componente curricular 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
EDUCAÇÃO FÍSICA
VINICIUS RIBEIRO MACHADO
RA- 1927572
PCC NÚMERO: 6
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR:
6 SEMESTRE
SÃO PAULO 2021
A atividade proposta neste semestre envolverá relacionar os conhecimentos da disciplina Metodologia do Treinamento Físico com as demais disciplinas do semestre (interdisciplinaridade), em especial, as disciplinas de cunho prático. Para iniciar a sua atividade de Prática como Componente Curricular, os estudantes deverão convidar um adolescente, um adulto ou um idoso para participar do seu trabalho. Nessa atividade, você deverá ensinar uma fundamentação motora apropriada aos esportes de combate e artes marciais, ou alguns movimentos iniciais para adaptação ao meio líquido na natação e/ou movimentos de hidroginástica. Essa atividade deve ser fotografada e os alunos devem aparecer na imagem. Vale ressaltar que o ambiente aquático oferece um risco exclusivo e que pode ser fatal: o afogamento. Essa deve ser a principal preocupação do professor (caso a natação ou a hidroginástica sejam escolhidas), que também deve ter conhecimento e controle sobre outros riscos ambientais. Nos primeiros contatos com a piscina, o professor deve orientar os alunos sobre as características da piscina, os riscos e as atitudes desejadas no dia a dia. Após ensinar esses movimentos aos executantes, os alunos deverão relatar como foi essa experiência, juntamente com as dificuldades encontradas na execução dela. Esses relatos deverão ser entregues no formato de relatório que deverá ainda conter uma breve explanação sobre os questionamentos a seguir:
 Para esta atividade, convidei um jovem de 22 anos chamado Matheus que é 1° Dan e professor na arte marcial TaeKwondo. Ele com toda sua experiência no esporte, onde o pratica desde os 4 anos de idade, me ensinou muitas coisas dentro do TaeKwondo. Na atividade, antes de qualquer exercício físico, de acordo com pesquisas feitas por mim e com o auxílio do professor 1º Dan desta arte marcial, foi passado a mim os princípios e as filosofia desta arte marcial milenar, e logo em seguida as regras de combate .
Aliado à prática do Taekwondo está uma filosofia de vida baseada nas tradições ancestrais dos coreanos. A principal delas é o bem-estar da comunidade apoiada na tríade corpo-mente-vida. Além disso, o Taekwondo possui 5 princípios que devem ser seguidos pelos seus participantes:
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Autocontrole
- Espírito Indomável
Todas as pessoas que começam a praticar o Taekwondo, devem fazer um juramento que está baseado em 5 princípios:
EU PROMETO :
- Observar as regras do Taekwondo;
- Respeitar mestres e meus superiores;
- Nunca fazer mal uso do Taekwondo;
- Ser campeão da liberdade e justiça;
- Construir um mundo mais pacífico.
 
 O TaeKwonDo utiliza-se desses princípios para que haja entre seus praticantes honra e respeito, passados desde os tempos antigos até as gerações atuais.
Em seguida foi me apresentou e ensinou as regras básicas das lutas de TaeKwonDo em uma luta competitiva 
 Foi passado alguns chutes um pouco mais comuns, para que eu pudesse ter uma melhor experiência com a arte e pudesse sentir ao menos um pouco da eficácia dessa arte, o primeiro golpe que foi passado foi o chute mais comum do TaeKwonDo que tem o nome de bandal tchagui, que é chute semi-circular na altura do rosto, depois de algumas repetições com as duas pernas passamos para o próximo, que foi o Ap tchagui (Chute frontal dobrando o joelho) este chute pode ser utilizado tanto na altura do tronco, como na altura da cabeça, depois de algumas repetições com as duas pernas, fomos para mais um golpe, tuit tchagui ( chute de costas ) esse chute é bastante utilizado pelos competidores em momentos que estão encurralados em alguma lateral da quadra , ou para contra-atacar um chute do adversário .
 Ao chegar no final do treinamento, tive uma conversa com o professor onde comentei que em algumas demonstrações que foram sugeridas por ele, tive algumas dificuldades, pois se usa muita técnica nos movimentos de execução. Além dos chutes, socos também são válidos, as técnicas aplicadas na hora de atacar com chutes e socos e na hora de defender também, achei muito satisfatório a experiência adquirida com o 1°Dan, e os valores e princípios que essa arte marcial passa para os alunos é sensacional.
a) Considere dois indivíduos, um com 50 anos, sedentário, e outro com 80 anos, praticante de atividades físicas. Ambos desejam iniciar a prática da modalidade natação. Como você pensaria em elaborar um programa de atividades físicas para cada um deles? Justifique.
 
 Independente da condição sedentária ou ativa, ambos irão iniciar a pratica da natação. O processo de aprendizado da natação independe da idade. Aos iniciantes, é preciso, primeiramente, desenvolver habilidades e consciência ao meio liquido; para muitos, este contato com a piscina acontece somente na terceira idade, por indicação medica ou própria escolha e vontade em aprender a nadar alguns cuidados devem ser tomados.
 É importante que antes de iniciar as aulas ou treinos, o aluno tem que passar por avaliação medica e faça teste ergométrico ou de esforço, que medirá a capacidade cardíaca e verificará a existência de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, por meio de exercícios físicos na esteira ou na bicicleta ergométrica. Passando desta fase, já em meio liquido, alguns artefatos de apoio como boias e espaguetes, ajudarão o aluno na adaptação da atividade, que o ajudarão a ter controle do próprio corpo, controle da respiração e a movimentar-se de um lado para o outro
b) Caso um dos avaliados esteja retornando à prática de atividades físicas após uma fratura óssea do úmero que o deixou imobilizado por 45 dias, qual(ais) seria(am) o(s) cuidado(s) necessário(s) para o retorno à prática de atividades físicas desse aluno? Justifique sua resposta atrelando-a aos conceitos abordados na disciplina Avaliação Diagnóstica.
 A fratura da parte mais alta do osso do braço (região proximal do úmero) é comum nas pessoas mais velhas. É muitas vezes chamada de fratura do ombro. O osso tipicamente se quebra (fratura) logo abaixo do ombro, geralmente após uma queda. Na maioria dos casos, o osso quebrado não rompe a pele que fica sobre o local da fratura. Muitas vezes, o tratamento desse tipo de fratura consiste em colocar o braço lesionado em uma tipoia até que o osso fique suficientemente consolidado para permitir o movimento do ombro.
 Passada a fase necessária da fisioterapia e este sendo liberado para atividades físicas, o educador físico irá prescrever exercícios físicos que evitem as alavancas distais dos membros superiores, bem como movimentos com um arco ou giro amplo da cintura clavicular/escapular, sob o risco de piorar a lesão. Os movimentos mais proximais e com menor arco de ação, mesmo que graduais, irão fortalecer a região e melhorar, a resposta desses movimentos.
 c) Fale sobre programas de políticas públicas para terceira idade existentes na sua cidade. Explique quais são e como eles são divulgados para a população. 
 
 Em Mauá-SP, o Idoso vai encontrar poucos programas de inclusão, de acordo com as políticas públicas locais. O Paço Municipal de Mauá, de vez em quando tem algumas programações para esse público ...
 Já o SESI sempre tem atividades para pessoas de terceira idade mas é um clube particular e sempre dá descontos de matricula na unidade bem como nos cursos e atividades propostas. Alguns cursos e atividades são gratuitos e aberto ao público.
d) Considere um grupo de indivíduos jovens que desejam voltar à prática de lutas e artes marciais. Esses jovens já praticaram essa modalidade, mas estão afastados há 6 meses e desejam participar dos jogos regionais que se aproximam. Como você organizaria um programa de treinamento para esse público e nessa situação? Justifique
 Como estão afastados mas já existe treinamento e conhecimento prévio da atividade e do esporte, começaríamos comuma periodização de treinos começado com um período adaptativo leve e de fortalecimento generalizado, seguidos de dois ou três, de treinamento especifico e intenso das artes marciais envolvidas, mesclando técnicas e estratégias de combate. Essa alternativa é válida, pois os mesmos se encontram em inatividade do esporte, mas, por outro lado, são indivíduos jovens e saudáveis, já com prévio conhecimento da prática das ditas artes marciais.