Buscar

Trabalho de Psicologia Cognitiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. O que acontece quando pessoas que recebem sensações visuais normais não
conseguem perceber estímulos visuais?
2. Explique os seguintes conceitos: 1– objeto distal; 2– meio informacional; 3–
estímulo proximal; 4 – objeto perceptual.
Objeto distal: É aquele do mundo externo. Evento que impõe padrões no meio informacional. Objeto que ainda não foi percebido de forma efetiva (Obs.: distal nesse contexto refere- se à “distância” perceptual do objeto e o observador, não à distância física).
Meio Informacional: Meio pelo qual as informações são percebidas pelos receptores sensoriais apropriados. Ex.: Ondas sonoras, luzes refletidas, moléculas químicas ou informações táteis originadas do ambiente.
Estímulo Proximal: O estimulo proximal pode ser classificado como a informação que estimula os receptores sensoriais. Ex.: Quando a luz refletida em algum objeto entra em contato com os olhos, permitindo enxergar o mesmo. 
Objeto Perceptual: Objeto percebido corretamente em todos os aspectos, com as sensações organizadas, formando um percepto. Ou seja, uma representação mental de um estímulo percebido (Sternberg, 2009).
3.O fenômeno da constância perceptiva ocorre de que maneira? Explique.
Ocorre quando a percepção de um objeto permanece igual, mesmo quando a sensação proximal do objeto distal se altera (Gillam, 2000). Ou seja, embora a percepção proximal mude, a percepção se mantém constante. Ex.: A constância de forma é a percepção de que um objeto mantém a mesma forma, apesar das mudanças na forma do estímulo proximal. 
4.Em relação à percepção de profundidade discorra a respeito do fenômeno da
paralaxe de movimento.
A Paralaxe de movimento se forma toda vez que o observador ou os objetos perto se movimentam, criando uma relação de profundidade e distância entre objetos, sendo um indicador de profundidade monocular. Os objetos mais próximos dos olhos parecem se mover mais rápido do que os distantes. Solso (1997) dá o seguinte exemplo: "Lembremo-nos de olhar para o céu e ver um avião a jacto e agora olhemos para um automóvel de fórmula um. O avião parece parado enquanto o automóvel se move a uma velocidade fantástica. Na realidade o avião desloca-se a uma velocidade muito superior." (p:173) A este princípio chamamos paralaxe de movimento.
5.Conforme as abordagens cognitivas para percepção de objetos e formas explique
a representação centrada no observador, no objeto e em um marco. Além disso,
discorra de maneira objetiva como tais fenômenos perceptivos se correlacionam.
6. Discorra a respeito da abordagem Gestaltista e seus princípios, relacionando-os
de modo cognitivo-comportamental.
A Gestalt baseia-se na noção de que o todo difere da soma das suas partes. Mostra-se útil para entender como percebemos grupos de objetos ou mesmo partes de objetos para formar todos integrais.
Simetria: tendemos a perceber os objetos como se formassem imagens de espelho em torno de seu centro.
Princípio da Similaridade: o princípio da similaridade sugere que elementos similares tendem a aparecer agrupados. O agrupamento pode ocorrer inclusive em ambos os estímulos visuais e auditivos. Itens similares tendem a ser agrupados juntos.
Princípio do Fechamento: de acordo com o princípio do fechamento, objetos agrupados juntos são vistos como inteiros. Tendemos a ignorar buracos e completar contornos e linhas. Nas imagens seguintes não há quadrados ou triângulos completos. Mas nossa mente muitas vezes ignora as informações contraditórias e preenche as informações incompletas para criar formas e imagens que nos sejam familiares.
Princípio da Proximidade: de acordo com o princípio da proximidade, as coisas que estão próximas umas das outras parecem estar agrupadas.
Princípio da Continuidade: tendemos a perceber formas que fluem de forma regular ou contínua em lugar das interrompidas ou descontínuas. O princípio da continuidade afirma que os pontos que são conectados por linhas retas ou curvas são vistos de uma forma que se segue o caminho mais suave. Ao invés de ver linhas separadas e os ângulos, as linhas são vistas como pertencentes ao mesmo elemento. As linhas são vistas como se seguissem por um caminho invisível.
Figura e Fundo: o mais fundamental dos princípios da Gestalt é nossa tendência a distinguir entre figura e fundo. A discrepância entre figura e fundo é algumas vezes tão vaga que temos dificuldade em perceber o que é o quê. Isso é conhecido como figura reversível.

Continue navegando