Buscar

paper linguagens.revdocx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS: AS LINGUAGENS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL
OBSERVAÇÕES: 	Comment by Autor: Precisa retirar todos os quadros.Precisa formatar todo trabalho, espaçamento 1,5cm
Anderleide Maria da Costa Sousa[footnoteRef:1] [1: ] 
Glaucinete Flores da Costa1
Jucilene da Silva Matias Feijó1
Pedro Messias da Silva Neto²
1. INTRODUÇÃO
	
 O presente trabalho tem como objetivo, fazer uma breve reflexão sobre a linguagem infantil no contexto da educação formal e não formal. Mostrar que essas linguagens tem suas diferenças contextuais, mais que são de grande importância na vida da criança, elas são tão presentes desde a infância na creche quando começa ser desenvolvido seus saberes com relação ao mundo ao seu redor.
 Na convivência na creche com a ajuda dos professores com trabalhos lúdicos a criança desenvolve a escrita e o áudio visual, para que possamos descorrer sobre o processo mental da criança no uso das palavras, levando em conta a necessidade sentida por ela de se comunicar, nessa fase tão importante que é a infância.	Comment by Autor: Este parágrafo precisa ser retirado
 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
 
 A criança como ser com possibilidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais, é vista como ser ativo capaz de participar de um processo educativo em sua vida com seus próprios conhecimentos e experiências capaz de progressivamente chegar a uma autonomia. A infância como um todo tem sua linguagem própria, à qual devem ser aceitas e respeitadas, devesse ter o cuidado para auxiliar no uso dessas manifestações múltiplas de suas linguagens, e assim garantir com que as crianças vivam esse momento de expressões linguísticas sendo elas linguagem formal ou não formal.
 Na creche o uso do lúdico como sons de bichos, objetos usados para mostrar que querem algo, gestos, e desenhos se incluem na forma de linguagem não formal, e a partir daí com a convivência com os coleguinhas e professores eles começam a forma a linguagem formal que é a fala.
Aqui	Comment by Autor: Escrever uma frase para introduzir a citação abaixo
Nossas crianças tem oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches; nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila; nossas crianças tem direito de ouvire de contar histórias; nossas crianças tem direito de cantar, dançar; nossas crianças tem livre acesso a livros de histórias, mesmo quando ainda não sabem ler. (Ibidem.,p.21	Comment by Autor: Faltoi o ano e o autor deve ficar todos em caixa alta
 A linguagem tem formação nos primeiros anos de vida em casa com a família e na vida escolar ainda na creche na primeira insfancia, aonde a criança começa o seu processo de construção de conceitos.A linguagem formal é aquela que se considera culta quando pronunciada corretamente as palavras, e a linguagem não formal é a qual eles usam através de músicas, desenhos danças gestos, tudo isso é desenvolvido nas creches com as atividades lúdicas.
 Os educadores ao invés de criticar e repreender essas expressões de nossas crianças, devem incentivar ainda mais a criatividade e a imaginação da criança pois é através dessas manifestações que ela pode estar expressando sua linguagem de uma forma não formal.
 A criança adquire consciência dos seus conceitos espontâneos relativamente tarde: A capacidade de se expressar através de palavras o significado dos objetos aparece tempo depois dela ter conhecimento do que é o objeto. VYGOTSKY (1989, p.93-94).	Comment by Autor: Esta citação é direta curta ou longa? Se for curta precisa saber onde começa e termina a citação para ser colocada aspas e escrever uma frase antes da citaçãoE se for longa precisa formatar.Lembrando o autor ficar dentro dos parentese
 A criança se expressa por vários meios que vai além da forma formal que é a fala, uma história faz com que ela vier na imaginação, em uma pintura ela se expressa com seus sentimentos. Segundo Vigotski (2005) “Uma obra de arte possui efeito moral, bom ou mau, porém direto, sobre a criança e o jovem”.
 Muitas vezes essas expressões linguísticas das crianças são pouco estudadas ou desprezadas pelos adultos, porém temos que observar de forma mais rigorosa essas expressões não formais que nossas crianças usam constantemente, essa linguagem tão lúdica fazem parte de uma gramática tão peculiar que ainda temos tantas lacunas a preencher, compreender e conhecer de nossos pequenos.
 Nas escolas de educação infantil como pré-escolas e creches, trabalhar com histórias, contos de fadas, estimula o conciente da criança fazendo que ela tenha oportunidade de viver a realidade com outros lados. Preparar ambientes para trabalhar essas histórias é muito importante, pois faz com que haja organização e atenção na hora em que as crianças estiverem ouvindo os contos. Um ambiente fresco e organizar em círculo a sala, facilita muito a compreensão.
 A literatura infantil trabalhada nas creches auxiliam no desenvolvimento cognitivo e afetivo de nossas crianças, “sem o passaporte mágico, dessas narrativas, é difícil conceber viagens, aventuras, temores, medos e receios imaginários fundamentais ao nosso desenvolvimento intelectual e emocional.” (BARROS,2002,p.10).
 Ao lemos uma história podemos conhecer outros lugares, costumes e regras, fica sabendo sobre história, filosofia, direito, políticas, diversos assuntos em uma simples leitura. ABRAMOVICH (1999).	Comment by Autor: Esta citação é indireta, se for o nome do autor fica com a primeira letra maiúscula.Faltou o titulo da figura
Fonte disponível:modelo.sc.gov.br
Descrição do objeto de análise: A roda de história é um trabalho lúdico a qual deve ser ensinado desde a pré escola, estimulando assim a criança a descoberta incrível que é mergulhar na imaginação do mundo literário.
 
 
3. METODOLOGIA
	 O método que foi utilizado para realização desta pesquisa, foi uma pesquisa bibliográfica, ou seja, um minucioso estudo em livros e sites que abordam a temática da linguagem no contexto da educação formal e não formal na infância. Nos sites foi pesquisado os conteúdos da introdução e da fundamentação teórica, buscando conhecimento necessário para desenvolver os assuntos aqui abordados. Nos livros foram aprofundados as pesquisas das citações para enriquecimento do trabalho.
	 
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
 
 Com essa pesquisa pode-se perceber que as linguagens no contexto da educação formal e não formal tem grande importância na vida das crianças, ela tem sua construção desde o início da vida em casa e mais tarde na creche com amigos em suas fases inicias. Em sua linguagem formal usada em sala de aula através da fala com o professor e seus colegas de uma forma mais culta, e também desenvolve sua criatividade através da ludicidade e do áudio visual.
 De forma descontraída também foi visto o desenvolvimento da linguagem não formal nas suas brincadeiras e em rodas de conversas de uma forma em que as palavras são mais do cotidiano e não formais.
REFERÊNCIAS
	 ABNT- Associação brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
http://www.editorarealize.com.br pesquisado em 09-10-2021 às 11:13.
Portaldoprofessor.mec.gov.br pesquisado em 17-11-2021 às 14:00 hs.
TAILLE, Yves de Lá. OLIVEIRA, de Kohl Marta. DANTAS, Heloyssa. Teorias Psicogeneticas em Discussão. 29.ed.	Comment by Autor: Está incompleta, falta alguns elementos como o ano, lugar...
Uol.com.br pesquisado em 06-11-2021 às 16:00 hs. 	Comment by Autor: Precisa organizar esta referência. Vejam como se faz uma referencia de internet
https://monografias.brasilescola.uol.com.br pesquisado em 16-11-2021 às 15:00 hs.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso deLicenciatura em pedagogia(PED4489) – Prática do Módulo ÍV- dd/mm/aa

Continue navegando