Buscar

TEATRO BRASILEIRO - ATIVIDADE O NOVIÇO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IFCE CAMPUS FORTALEZA
LICENCIATURA EM TEATRO – Teatro Brasileiro 2021.2
Prof. Paulo Sérgio de Brito
Aluna: Ana Maria Castro Sousa.
Com base no texto O NOVIÇO, de Martins Pena, responda as questões a seguir
1. Qual o tema/assunto do texto?. Comente
A história é uma comédia que apresenta uma temática inclusive muito abordada em quadrilhas juninas muitos anos depois da época de Martins Pena, como o casamento proibido. Nela podemos acompanhar a jornada do Noviço tentando sair de sua vida religiosa para se casar com Emília, que era sua prima. Florência é a mãe de Emília, é muito rica e se casou com Ambrósio, que se mostra interesseiro e infiel, pois traiu sua esposa para casar com Florência, e apenas o fez por que ela tinha uma fortuna deixada por seu falecido marido. A história gira então em torno da luta de Emília e do Noviço para ficarem juntos, Florência descobrindo a bigamia de Ambrósio e muitos outros percauços.
2. O texto faz referências ao espaço-tempo? Quais?
A peça lembra as comédias pastelão dos anos 10, com personagens caricatos, situações mirabolantes, perseguições e violência gratuita. E temos também a referência temporal de que não existia ainda divórcio. E ainda um ato no qual um casal foi impedido de casar, pois o homem foi capturado para se tornar um soldado da revolução Farroupilha, e que ao voltar para casa, fugiu com a sua amada para se casar às escondidas.
3. Qual a importância das referências do tempo e espaço para a ação da história?
Nos ajuda a entender as motivações dos personagens para agirem da forma que agem, principalmente por se tratar de uma comédia, acredito que as referências de espaço e de tempo são importante para entendermos as piadas, e entendermos por que os personagens estavam sendo impedidos de casar por exemplo.
4. Identifique as informações que o texto expõe.
O texto expõe características da época, como a ligação forte da obra com o Romantismo, informações sobre modernização da cidade e do crescimento urbano, e trás a ideia burguesa e materialista que era destaque cultural na época, principalmente retratado na figura de Ambrósio, além é claro das sátiras presentes nas personagens. 
6. Qual a função e intenção das falas dos personagens?
Dramaticamente, a fala tem a função de fazer a história acontecer, ela faz os personagens agirem, a fala e suas intenções fazem a história acontecer. Agora, a forma como as falas e construções são feitas dentro do texto de Martins Pena, mostra claramente o modo de falar antigo da época e a forma como cada personagem trata um ao outro consegue transparecer bem a forma de construção social que existia naquela época. Por exemplo, quando Ambrósio fala a sua esposa que o homem que se casar com Emília vai exigir a sua “legítima”, ele fala sobre uma espécie de dote que a família da garota, nesse caso a mãe, haveria de dar ao marido de Emília, fato este que já se extinguiu da tradição, mas que se mantém em algumas culturas, como a de o pai da noiva ficar responsável pelas despesas do casamento.
7. Qual efeito a linguagem utilizada no texto causa no leitor?
Pelo menos para mim, a linguagem formal empregada nas falas dos personagens, dá um destaque maior ainda para a temporalidade e para a temática da narrativa. As falas formais chegam de encontro com os acontecimentos como a bigamia e o incesto entre primos que ocorre na peça, e acredito que seja para dar um enfoque maior na temporalidade. A impressão que tenho é a de que, enquanto a narrativa nos apresenta a comicidade da história, os diálogos por si só, são formais e lembram bastante o Romantismo.
8.Qual gênero você classifica o texto e por que?
Para mim pode se classificar como comédia romântica, tanto pelo que eu já pontuei, como pelo próprio decorrer da história. A ideia de um noviço e uma noviça fugirem de seus “compromissos” com a igreja para se casarem por estarem apaixonados, mesmo que eles sejam primos, chega a ser de uma comicidade romântica diferenciada na minha opinião. Assim como também a insistência de Ambrósio, que mesmo sendo o personagem mais malandro da história, transparece para sua esposa uma imagem de bom moço que quer cuidar da esposa, de seus filhos e de sua fortuna. A comicidade e as características românticas empregadas na narrativa me fazem pensar numa dramatização com uma riqueza única de representações, o que também me lembrou desde o início, das quadrilhas juninas, onde uma história complicada de amor e casamento é contada.

Outros materiais