Buscar

Estatuto do idoso síntese

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Grande Dourados
Síntese do estatuto do idoso
 
 Acadêmicos: 
 Ivone da Silva 
 Maria Antônia dos Santos Araújo 
 Paulo de Alencar Serafim
DOURADOS - MS
Março – 2017
Trabalho apresentada a Professora, Noêmia Moura da disciplina de Temas Atuais em Educação e Ciências Sociais 8º Semestre, Matutino do curso de Ciências Sociais.
DOURADOS-MS
Março-2017
Estatuto do idoso
O estatuto do idoso possui cento e dezoito artigos que abrangem os direitos fundamentais das pessoas idosas dentre eles destacamos alguns como por exemplo, direito ao lazer, à cultura, à vida, à saúde, à esporte, à alimentação e dentre outros direitos.
O estatuto do idoso foi homologado em 1° de outubro de 2003, porem só entrou em vigência em 1° de janeiro de 2004.
Entretanto só depois de sete anos de tramitação no Congresso nacional, o estatuto foi finalmente aprovado, no mês seguinte, em outubro do mesmo ano, o estatuto foi sancionado pelo presidente da Republica da época, garantindo maior abrangência dos direitos dos cidadãos com idade superior a 60 anos.
A política pública de atenção ao idoso é marcada inicialmente pelo conceito de seguridade social, quando se deixa o assistencialismo puro para assegurar a cidadania integral; este novo entendimento foi introduzido pela constituição de 1988;primeira a mostrar preocupação com a terceira idade.Os artigos n°229 e 230 tratam da obrigação conferida aos filhos de amparo aos pais na velhice,enfermidade ou carência,do direito de participação do idoso na comunidade e da gratuidade dos maiores de sessenta e cinco ano transportes coletivos urbanos.
A lei n°8.842 criou normas consignando os direitos sociais dos idosos, garantido-lhes autonomia,integração e participação afetiva como instrumento de cidadania.Implementou nas faculdades de medicina os cursos de geriatria,especialidade médica que trata da saúde do idoso,e de gerontologia ciência que estuda o envelhecimento.
Iniciou-se também com as campanhas de vacinação do idoso contra a gripe, porém há uma reclamação da criação de varas especiais para solucionar demandas dos idosos, promotoria, defensoria e delegacia especiais. A criação de juizados Especiais nos aeroportos deixa os idosos e os carentes perplexos; considerou-se mais importantes o atraso nas viagens do que a demora no atendimento nas filas dos hospitais, INSS, etc., para tratamento médico.
O estatuto do idoso é de extrema importância frente ao combate aos maus tratos em pessoas idosas e suas medidas de proteção. A violência contra os idosos não é um fenômeno novo,eles são vitimas de diversos tipos de violência,desde insultos e espancamentos pelos familiares e cuidadores,denominados de violência domestica ate maus tratos sofridos em transporte publico e instituições de maneira geral denominada como violência social.Foi a partir do estatuto do idoso que a questão da denuncia de maus tratos por profissionais de saúde,assistente sociais e equipes de atendimento multidisciplinares que os cidadãos passaram a se conscientizar dos seus direitos dos idosos.Existem várias formas de violência familiar contra os idosos das quais irei destacar algumas como por exemplo: o abandono e tortura psicológica.
Os maus tratos aos idosos na família brasileira sugere falta de informação e de capacitação adequada para o cuidado com o idoso dependente, por outro lado não existem políticas publicas eficientes que auxiliem a família a cuidar dos seus idosos como forma de prevenção, apenas políticas públicas que assegurem os direitos dos idosos que sofreram maus tratos através de atendimento especializado.
A implementação do estatuto é um instrumento legal que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior à60 anos com previsão de pena pelo seu descumprimento.
Concluímos que os mais velhos são descartados, na medida em que a experiência de vida, que possuem para oferecer aos mais novos, é desvalorizada numa sociedade altamente capitalista, onde prevalece a força física, o poder e o dinheiro, tudo isto acontece, mesmo com a constituição dizendo que todos são iguais perante a lei.

Continue navegando

Outros materiais