Buscar

AP2 TCC ANALISE FILME O AVIADOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME
Escolha um dos três filmes para fazer a análise:
1. Duas Vidas
2. Cisne Negro
3. O Aviador
A escrita da resenha precisa ter entre 2 a 4 páginas. Peso 2,5 pontos
Considere: letra Times New Roman, tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5 cm, margens superior, inferior, esquerda e direita 2,5 cm. 
1. Descreva de forma breve as suas percepções do filme e relacione suas percepções com a TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (podendo escolher entre pressupostos de uma das perspectivas das ondas ou gerações – 1. Behaviorismo, 2. TCC clássica Beckiana ou 3. Terapia do Esquema ou Contextuais).
 O filme o “Aviador” relata a história real de Howard Hughes (interpretado por Leonardo DiCaprio) um nativo da cidade do Texas (USA) que se tornou milionário graças a uma herança deixada pelo seu pai que era um grande inventor no ramo da aviação. Ele nos remete a muitas reflexões sobre como o Transtorno Obsessivo Compulsivo não tratado pode se tornar grave, nos mostrando diversos episódios de crises vividos por Howard Hughes que vão gradualmente aumentando. 
A tcc podemos utilizar técnicas comportamentais (Beck) que tem como premissa básica o descondicionamento das sensações corporais e medos utilizando os principios de aprendizagem para enfraquecer comportamentos desadaptados, e corrigindo as interpretações e as crenças distorcidas que o individuo a partir de suas experiências internas ou externas derivadas do mundo. Esta técnica ERP (Exposição e Prevenção de Resposta) consiste em expor o portador de TOC ao seu objeto ou evento causador de ansiedade, e depois de preveni-lo para que não venha a realizar rituais.
Exemplo de exposição que localizei no filme, Hughes estava há dias recluso em sua casa, tocando nos objetos apenas com papéis, com os espaços da casa totalmente separados por cordas e sem tomar banho por achar até a água suja, Então sua ex-namorada entra num quarto, isolado anteriormente por ele, e, mesmo contra a vontade de Hugues, promove uma alteração no ambiente. Insiste que ele enfrente a situação aversiva, que era lavar o rosto, as mãos e até mesmo sair do quarto, e consegue resultado.
A Ex-namorada fez com que ele entrasse de fato em contato com o estímulo aversivo. Visando a diminuição ou extinção da esquiva através do confronto ou exposição repetida ao estimulo temido, e do impedimento do comportamento compulsivo (ritual). Tal exposição promove o declínio da resposta de ansiedade, toda vez que o estimulo é reapresentado. A técnica de prevenção de resposta promove a aprendizagem de que a ansiedade se reduz por si só, desconfirmando a crença de que o ritual alivia a ansiedade.
2. Baseando-se em uma das cenas do filme escolhido (prefira uma cena ou contexto que retrata alguma emoção, comportamento ou pensamento/crenças vivenciada pelos personagens principais) e faça a descrição da situação, das emoções, dos possíveis pensamentos automáticos e do comportamento envolvidos na situação (modelo cognitivo).
Na cena inicial do filme, a mãe de Howard está dando banho nele, de água quente e com um sabonete supostamente medicinal, falando do perigo de uma contaminação, pois o mundo estava contaminado. A partir dessa cena, pode-se dizer que Howard cria um padrão comportamental: a compulsão excessiva por limpeza. Inclusive, a cena do banho volta a aparecer, através de lembranças do personagem, em situações que são aversivos para ele, no caso, estar diante da impossibilidade de construir aviões. De um modo geral, Howard mostra-se sempre perfeccionista e com traços de limpeza excessiva, toma somente leite lacrado, anda sempre com seu sabonete, cobre com papel celofane o controle do avião e toma sorvete numa caixa, nunca em taças.
Já na última cena do filme, Howard apresenta a ideia obsessiva de que está sendo perseguido. Em determinado momento questiona sobre as pessoas que ele suspeita estarem observando-o, com perguntas do tipo: “eles trabalham para mim?”. Logo depois encontra-se como se estivesse bloqueado (impossibilitado de raciocinar e dar continuidade), como um disco arranhado passa a repetir uma determinada frase de forma quase automática. Então é levado por dois amigos ao banheiro até eles chamarem o médico. Nesse local ele tem alucinações e escuta sua mãe dizer: “você não está seguro”. Então, visualiza a imagem de sua mãe dando-lhe banho, representando, neste momento, uma possível instalação de um surto psicótico.
3. Quais eventos poderiam ser considerados desencadeadores do sofrimento emocional do personagem principal do filme escolhido (considere informações sobre a história de vida atual e história de desenvolvimento, caso seja possível trazer estas informações).
O início se deu na infância na cena da banheira onde a mãe de Howard Hughes está lhe dando banho e ele soletra a palavra ‘quarentena’ e sua mãe está ́ questionando se ele conhece as doenças e diz que ele não está seguro. Fica evidente a preocupação dela com Howard e com todas as doenças e epidemias, que poderiam lhe causar algum mal. 
Alguns aspectos da obsessão por limpeza já estavam presentes, como o reflexo de esfregar as mãos fortemente quando nervoso, não beber nada que não soubesse a procedência, não gostar de comidas cruas. Além disso, alguns de seus projetos viravam uma obsessão para ele, na medida em que queria tudo perfeito, não importando os custos que isso traria. 
Muitas cenas em que ele demonstra esse cuidado excessivo demonstrando também muitas manias. Fica evidente esse medo das contaminações, pelo excesso de lavagem as mãos, percebe-se como incomoda a ele, na questão de ordem/simetria numa das cenas em que ele solicita um prato com pedaço de carne e ervilhas, um colega ‘rouba’ uma ervilha fica notável o incômodo dele em relação a isso ele não come mais o prato e se retira da mesa. 
4. A partir do modelo das abordagens da terapia do esquema, da terapia comportamental dialética ou terapia focada na compaixão analise quais contribuições terapêuticas de um destes modelos para a prática clínica com um dos casos. Como um destes três modelos poderia auxiliar no tratamento do personagem do filme escolhido?
Sendo TOC o transtorno apresentado pelo personagem principal poderemos utilizar como tratamento a Terapia do esquema, pois ela possibilita a utilização de técnicas que o ajudariam a lidar com os sintomas, como por exemplo, a técnica comportamental de exposição e prevenção da resposta, que é considerada de extrema importância. Além dessa técnica é utilizada a modelação, técnica de automonitoramento, uso de registros, diários, escalas e técnicas cognitivas de correção de pensamentos e crenças disfuncionais (questionamento socrático, explicações alternativas, experimentos comportamentais, lembretes, meditação, respiração etc.).

Continue navegando