Buscar

Aspectos multiprofissionais das práticas integrativas e complementares Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos multiprofissionais das práticas integrativas e complementares
EXERCICIOS: 
1. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares incorpora ao SUS alguns métodos que podem ser utilizados para tratamento de prevenção de doenças. Assinale a alternativa com a definição correta para o método citado:
Você acertou!
B. 
Acupuntura é a aplicação de finas agulhas em pontos energéticos do corpo. 
Acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa na qual se utiliza a aplicação de agulhas em pontos de energia.
Termalismo, ou crenoterapia, é o tratamento de doenças à base de água mineral.
A fitoterapia é o uso de compostos naturais de plantas para o tratamento de saúde.
A homeopatia é o tratamento a partir da menor fração a ser tratada.
A medicina antroposófica leva em consideração o indivíduo como um todo, em meio externo e interno, inclusive sua espiritualidade.
2. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares é muito importante e representa um avanço político e uma conquista social no âmbito da saúde pública. Sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, afirma-se que:
I. É uma norma extensa e rígida, elaborada pela unidade federativa, que deve ser seguida por todos.
II. É um guia de orientação construído conjuntamente pela Federação com a participação dos estados e municípios.
III. A primeira política foi escrita em 2006 e atualizada em 2015 e 2018, com o objetivo de apoiar a implantação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS, incorporando 29 práticas.
Entre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Resposta correta.
E. 
II e III estão corretas.
A primeira PNPIC foi escrita em 2006 e atualizada em 2015 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de apoiar a implantação das Práticas Integrativas e Complementares no SUS. As políticas públicas são construídas com base nos temas abordados nas conferências nacionais de saúde e, por isso, é um guia de orientação construído pela Federação com a participação dos estados e municípios, servindo de direcionamento para as unidades da federação se embasarem na implantação das ações e estratégias, mantendo a autonomia e atendendo às necessidades locais.
3. O uso de plantas e ervas é extremamente popular e, historicamente, aparece no tratamento de doenças. No entanto, quando se fala do uso dessas plantas e ervas enquanto prática integrativa e complementar de saúde, há definições específicas que descrevem o uso enquanto método. Pensando nisso, considere as seguintes afirmações:
Se:
Fitoterapia é o tratamento à base de plantas e homeopatia é a terapia a partir da menor porção para tratar. 
Então:
A homeopatia é obrigatoriamente um tratamento fitoterápico.
Assinale a alternativa correta.
Resposta correta.
C. 
A relação entre as frases está parcialmente correta, pois homeopatia não é sinônimo de fitoterapia.
A homeopatia pode ser fitoterápica, ou seja, há menor fração para tratar a partir de uma planta/erva ou seu substrato. Porém, a homeopatia não obrigatoriamente acontece a partir de produtos naturais; ela é um método que também pode se dar a partir da menor fração de compostos sintéticos.
4. Dentro dos princípios organizativos do SUS, a regionalização e a descentralização se materializam na divisão das três esferas do governo (federal, estadual e municipal) e isso é importante para que as ações em saúde cheguem de forma mais efetiva para atender às mais diversas necessidades de saúde da população. No que se refere à responsabilidade institucional definida na PNPIC para cada uma das esferas do governo, está correto afirmar que:
Você acertou!
A. 
existem responsabilidades que são comuns às esferas federal, estadual e municipal.
As três esferas (federal, estadual e municipal) têm responsabilidades orçamentárias e financeiras, mas também têm papel executivo e deliberativo, tendo sua autonomia preservada e garantindo que as necessidades locorregionais sejam atendidas sem perder a unidade garantida pela federação, por isso, existem responsabilidades que são comuns às três esferas do governo.
5. Para uma prática mais integral, faz-se necessário o envolvimento conjunto de profissionais da saúde com uma formação diversa. Com relação à atuação multiprofissional no uso e aplicação das PICs, é correto afirmar que:
Você acertou!
D. 
as PICs estão previstas nos conselhos de classe da enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional e medicina, nesta última com restrições.
Os conselhos de classe (COFEN, CFM e CFFITO) regulamentam e regularizam a atuação dos profissionais no que se refere às PICs no SUS. Ainda que existam controvérsias no CFM quanto ao uso de algumas terapias, o conselho orienta os profissionais quanto ao exercício profissional de acordo com a política estabelecida pelo SUS.

Continue navegando