Buscar

Atividade 1 de Antropologia e Cultura Brasileira

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA .
LUIZA HELENA CAMARGO
Quando analisamos desde os princípios da história brasileira até os dias atuais, é notório que sua rica e diversa cultura influencia em inúmeros aspectos de sua sociedade cotidiana. O corpo social brasileiro é formado por diferentes raças e etnias, fruto de séculos de miscigenação.
A miscigenação é o resultado da reprodução entre pessoas de diferentes grupos étnicos, um fenômeno muito comum na sociedade brasileira há séculos. No Brasil, essa miscigenação vem principalmente de três grupos raciais: os brancos, que eram os colonizadores portugueses, os negros, que eram os escravos traficados da África, e os indígenas, que eram os nativos brasileiros. 
Embora esse processo de miscigenação tenha ocorrido, esses povos tinham relações extremamente problemáticas, pois, o povo branco; europeu, era dominante e explorador diante o povo negro e o povo indígena; os utilizando como escravos para o destruimento e a exploração dos inúmeros recursos naturais brasileiros da época, visando apenas o desenvolvimento de seu próprio país sem se preocupar com qualquer outra situação, também esse processo de mistura racial resultaram diversas vezes de abusos sexuais praticados com mulheres indígenas e mulheres negras. 
Todo esse processo de confluência étnica, geriu um novo grupo racial denominado “Mestiços”, mais conhecidos como mulatos, filhos de brancos e de negros, cafuzos, filhos de indígenas e negros, e mamelucos, filhos de brancos e indígenas. 
Desta maneira, conclui-se que, a cultura brasileira originou-se dessas relações conflitantes dos povos étnicos originários, que nesse processo de convivência resultou-se no processo de miscigenação que gerou os mestiços. Esses são os motivos de nossa grande formação brasileira.

Continue navegando