Buscar

GABARITO 4 PONTOS LÓGICA E TECNICAS DE PROGRAMAÇÃO

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:688794)
Peso da Avaliação 4,00
Prova 36284057
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1Atualmente, a maioria dos esforços na área de inteligência artificial se dá tendo como base as teorias já existentes. O conceito de sistemas multiagentes e a necessidade de análise de grandes volumes de dados por parte das empresas deram novo fôlego à inteligência artificial. A inteligência artificial não oferece apenas o potencial para melhorar radicalmente as atividades de negócio existentes, como também cria o potencial para estratégias de negócios orientadas a dados. Sendo assim, disserte sobre a inteligência artificial e cite dois exemplos de sua utilização.
Resposta esperada
A Inteligência Artificial é um campo de conhecimentos que oferece modelos de apoio à decisão e ao controle com base em fatos reais e conhecimentos empíricos e teóricos, mesmo que apoiados em dados incompletos. Hoje em dia, temos vários usos da IA, como o uso da biometria, em que ocorre o reconhecimento facial, impressão digital e de voz. Uma aplicação é o voto, que, em algumas cidades, será pela impressão digital. Na fiscalização de trânsito ocorre o reconhecimento de placas de veículos infratores. Nessa situação, a verificação é feita por meio de redes neurais e visão computacional. Na medicina, temos o diagnóstico médico, que utiliza os Sistemas Especialistas para diagnosticar doenças com base em regras. O controle autônomo é aplicado, por exemplo, nos veículos que se dirigem sem interferência humana, utilizando principalmente redes neurais e visão computacional. A robótica tem várias aplicações. Os robôs que auxiliam cirurgiões em microcirurgias, além de atividades em empresas e residências. Nas pesquisas, os motores de busca na internet fazem uso de técnicas diversas de IA para aumentarem sua eficiência e grau de acerto.
Minha resposta
Inteligência Artificial é um sistema, uma ciência da computação, o objetivo da tecnologia é simular o raciocínio humano através de dispositivos e disponibilizar dados e informações sobre a percepção para a tomada de decisão de forma antecipada, solucionar problemas, interceptar e identificar quais informações são mais necessárias, para cada processo de negócio. A intenção é munir a empresa/interessado de possíveis situações que possam ocorrer com base em hábitos previamente estudados. Todos os processos de IA são inspiradas na maneira como o cérebro humano funciona/processa a informação e resolve problemas. A unidade mínima de processamento nas redes neurais artificiais e em nosso cérebro tem o mesmo nome: neurônio. A função do neurônio artificial é representar as informações e, por meio de um valor de saída, fazer processamento sobre elas. Quanto maior o número de neurônios, maior a complexidade da informação a ser representada. Exemplos de utilização - Assistentes virtuais – é um dos usos mais comuns atualmente - auxiliam em tarefas básicas como definir alarmes, lembrar compromissos, podem ligar para outros números etc. Os chatbots utilizam a linguagem para interagir com as pessoas de maneira natural e pré-programada, são capazes de reconhecer e identificar nomes e números de telefones podendo até reproduzem o comportamento humano.
2O ciclo de vida do sistema é o método evolucionário formado por etapas pelas quais um sistema passa desde seu planejamento até sua obsolência e, consequentemente, o seu replanejamento, gerando um novo sistema. Nesse movimento, os novos sistemas sempre progridem de modo regular e sequencial de um estágio para o seguinte, lembrando que, na prática, os sistemas nem sempre seguem essa progressão. O ciclo de vida de desenvolvimento de softwares é o processo de criação e manutenção de sistemas de informação descrito em modelos e metodologias utilizadas para desenvolver esses sistemas. Embora não existam medidores precisos para estabelecer em que ponto o sistema se encontra, é possível ter uma boa ideia através das etapas do ciclo de vida de um sistema de informação. Disserte sobre essas etapas.
Resposta esperada
1. Levantamento de requisitos (compreensão do problema) funcionais e não funcionais. 2. Análise dos requisitos: é a etapa em que é feita a verificação dos modelos em função dos requisitos. 3. Projeto: é a etapa que esquematiza como o sistema funcionará de forma a atender aos requisitos, de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis. Faz a descrição computacional do que se quer. 4. Construção: passagem da descrição computacional em linguagem de programação, é construído o sistema utilizando ferramentas específicas, como as linguagens de programação e o banco de dados. 5. Instalação: ocorre após o sistema ter passado satisfatoriamente por testes de aceitação. Empacotamento, distribuição e instalação do sistema no ambiente do usuário. 6. Produção: é a etapa na qual o novo sistema passa a integrar o ambiente organizacional. O processo de implementação de um sistema de informação se encerra formalmente quando o sistema entra em produção. 7. Manutenção: refere-se a todas as atividades relacionadas a um sistema depois que ele é implementado. Deve incluir atividades como a correção de software que não funcione corretamente, a adição de novos recursos aos sistemas em respostas às novas demandas do usuário, mantendo o produto em condições de funcionamento.
Minha resposta
1. Levantamento de requisitos (compreensão do problema) funcionais e não funcionais. – Porque o sistema não está atendendo. 2. Análise dos requisitos: é a etapa em que é feita a verificação dos modelos em função dos requisitos. – O que precisa ser melhorado/criado – analistas e usuários definem as necessidades de soluções. 3. Projeto: é a etapa que esquematiza como o sistema funcionará de forma a atender as particularidades dos requisitos, de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis. Faz-se a descrição computacional do que se quer. 4. Construção: aqui o sistema ganha suas características é a passagem da descrição computacional em linguagem de programação, é construído/preparado o sistema utilizando ferramentas específicas, como o banco de dados e as linguagens de programação. 5. Instalação: ocorre após o sistema ter passado satisfatoriamente por testes de aceitação. Empacotamento, distribuição e instalação do sistema no ambiente do usuário – pode ser a fase mais demorada do projeto. 6. Produção: é a etapa na qual o novo sistema passa a integrar o ambiente organizacional. O processo de implementação de um sistema de informação se encerra formalmente quando o sistema entra em produção. Aqui é que surgem as necessidades de melhorias. 7. Manutenção: refere-se a todas as atividades relacionadas a um sistema depois que ele é implementado. As atividades como a correção de software que não funcione corretamente devem estar incluídas na rotina, a adição de novos recursos aos sistemas em respostas às novas demandas do usuário, mantendo o produto/novo sistema em condições dê funcionamento. São nestas rotinas que podem/devem ser anotadas as necessidades de melhorias e aprimoramento.

Mais conteúdos dessa disciplina