Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação substituta ESTUDOS DISCIPLINARES VII

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que diz respeito à relação entre a cultura e a sociedade, o conhecimento não é “depositado” no indivíduo, nem tampouco é uma construção individual que o sujeito faz: o conhecimento é historicamente construído e culturalmente organizado. E é a partir das interações sociais que esses conhecimentos são compartilhados entre os membros da cultura. Desse modo, o tema central tratado nas charges (textos I e II) se refere a:
Texto I - Em 2012: Texto II - Em 2014: a. Mídia e o perfil dos consumidores. b. Formação psicológica dos indivíduos. c. Acesso às novas tecnologias. d. Formação continuada dos indivíduos. e. Mídia e desigualdade social.
a. Mídia e o perfil dos consumidores.
b. Formação psicológica dos indivíduos.
c. Acesso às novas tecnologias.
d. Formação continuada dos indivíduos.
e. Mídia e desigualdade social.

Para Bauman (2010), o processo da tomada de decisão busca explicações na forma de resultados de uma causa, em geral, satisfazemos nossa curiosidade concluindo que o evento era inevitável ou pelo menos provável. Segundo o autor, a forma de explicar a conduta humana é mais complexa, pois implica as motivações que orientam as ações. Desse modo, considerando a tirinha podemos afirmar que:
a. As pessoas são capazes de extrair todas as informações no seu ambiente de trabalho. b. As pessoas rejeitam as ações motivadoras para o sucesso do trabalho. c. As pessoas ignoram as circunstâncias do contexto do trabalho. d. As pessoas tendem a responder somente aos estímulos proporcionados no trabalho. e. As pessoas interpretam corretamente o objetivo das ações que devem ser postas em prática.
a. As pessoas são capazes de extrair todas as informações no seu ambiente de trabalho.
b. As pessoas rejeitam as ações motivadoras para o sucesso do trabalho.
c. As pessoas ignoram as circunstâncias do contexto do trabalho.
d. As pessoas tendem a responder somente aos estímulos proporcionados no trabalho.
e. As pessoas interpretam corretamente o objetivo das ações que devem ser postas em prática.

O empreendedor é a inovação do mundo, tornando obsoletas as antigas formas de fazer negócios. Assim, três características básicas identificam o espírito empreendedor: necessidade de realização; disposição para assumir riscos; e autoconfiança. Desse modo, identifique a alternativa que se refere às características do trabalho do empreendedor:
a. Foco na impessoalidade, na organização e hierarquia, concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. b. Foco nas demandas, nas restrições e as alternativas. c. Foco na criação e modificação de agendas, metas e planos para sua organização, concentra-se em desenvolver redes de relacionamento. d. Foco nos papéis dos gerentes, nas relações interpessoais, informacionais e decisórias. e. Foco nos aspectos estratégicos, nas análises de oportunidades, concentra-se no comprometimento e controle de recursos.
a. Foco na impessoalidade, na organização e hierarquia, concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar.
b. Foco nas demandas, nas restrições e as alternativas.
c. Foco na criação e modificação de agendas, metas e planos para sua organização, concentra-se em desenvolver redes de relacionamento.
d. Foco nos papéis dos gerentes, nas relações interpessoais, informacionais e decisórias.
e. Foco nos aspectos estratégicos, nas análises de oportunidades, concentra-se no comprometimento e controle de recursos.

A partir da visão pragmática, destacam-se os estudos do comportamento humano e seus efeitos na comunicação, assim como nas relações interpessoais. Desse modo, as habilidades sociais do indivíduo superam os limites profissionais e interferem em todas as áreas de sua vida. Assim, considerando a tirinha, identifique a qual habilidade social se refere:
a. Há pessoas que se disponibilizam quando alguém precisa de ajuda, especialmente ajuda física. Se alguém cai e se machuca, elas respondem a esse fato, mas é muito pouco provável que identifiquem a dor psíquica que o outro possa estar experimentando. b. Existem também as pessoas que podem ser extraordinariamente inteligentes e que até possuem alguma motivação para compreender os outros. c. Há pessoas que são tão rígidas que usam sua inteligência para defender seus próprios conceitos e valores. d. Há pessoas que escolhem agir superficialmente e, dessa maneira, lidam com aquilo que é percebido num primeiro momento e que está em sua frente e não estão interessadas em explorar o que pode estar por trás de uma afirmação ou de uma ação. e. Há pessoas que são motivadas e buscam compreender os outros, desse modo, vão além da superfície e estão constantemente examinando situações e pessoas.
a. Há pessoas que se disponibilizam quando alguém precisa de ajuda, especialmente ajuda física. Se alguém cai e se machuca, elas respondem a esse fato, mas é muito pouco provável que identifiquem a dor psíquica que o outro possa estar experimentando.
b. Existem também as pessoas que podem ser extraordinariamente inteligentes e que até possuem alguma motivação para compreender os outros.
c. Há pessoas que são tão rígidas que usam sua inteligência para defender seus próprios conceitos e valores.
d. Há pessoas que escolhem agir superficialmente e, dessa maneira, lidam com aquilo que é percebido num primeiro momento e que está em sua frente e não estão interessadas em explorar o que pode estar por trás de uma afirmação ou de uma ação.
e. Há pessoas que são motivadas e buscam compreender os outros, desse modo, vão além da superfície e estão constantemente examinando situações e pessoas.

O mundo capitalista é o mundo dos lucros e do retorno de mercado, da competição, da concorrência e da onda do “politicamente correto” por conta de uma visão de um outro mundo possível. Desse modo, a charge sugere que:
a. O capitalismo passa por uma crise definitiva e a nova economia global terá que se reinventar. b. É necessário incrementar a dependência econômica global com novas oportunidades que surgem em momentos de crise. c. Os profetas que antecipavam o “fim do capitalismo” estavam certos. d. Capitalizar-se vendendo a ideia do “fim do capitalismo” é imoral. e. É importante decidir aspectos reguladores em torno dos problemas do momento.
a. O capitalismo passa por uma crise definitiva e a nova economia global terá que se reinventar.
b. É necessário incrementar a dependência econômica global com novas oportunidades que surgem em momentos de crise.
c. Os profetas que antecipavam o “fim do capitalismo” estavam certos.
d. Capitalizar-se vendendo a ideia do “fim do capitalismo” é imoral.
e. É importante decidir aspectos reguladores em torno dos problemas do momento.

O Professor Pardal, personagem de histórias em quadrinhos, representa um cientista muito inteligente, criativo e inventivo. Nesta imagem, podemos vê-lo evitar passar por debaixo de uma escada, pois isso, em algumas culturas, supostamente dá azar – mas sem reconhecer, sem assumir o receio. Considerando a tirinha, o Professor Pardal faz isso porque ele sabe que:
a. A ciência é incompatível com a superstição. b. As superstições não resistem à análise racional e científica. c. As superstições são baseadas em uma visão crítica. d. A superstição como a ciência prova o que afirma. e. A ciência diferente da superstição acredita em profecias.
a. A ciência é incompatível com a superstição.
b. As superstições não resistem à análise racional e científica.
c. As superstições são baseadas em uma visão crítica.
d. A superstição como a ciência prova o que afirma.
e. A ciência diferente da superstição acredita em profecias.

De modo geral, todos os textos revelam os valores e as crenças de um grupo social e algumas vezes ocorrem conflitos intergrupais. A argumentação é a arte de convencer e persuadir. E decorre do posicionamento do enunciador. Sendo assim, é correto afirmar que:
a. A argumentação não está presente em qualquer texto. b. A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto. c. Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor. d. Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto. e. A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.
a. A argumentação não está presente em qualquer texto.
b. A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto.
c. Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor.
d. Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto.
e. A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.

Para Bauman (2006), a individualização se tornou o destino de todo habitante de uma grande cidade contemporânea, não uma opção. A sociedade estimula os indivíduos a agirem em função dos problemas e medos que surgem diariamente. E, ao tentar fazer com que as vidas tenham sentido, os homens tendem a culpar suas próprias falhas e fraquezas pelos desconfortos e derrotas que enfrentam. Para Bauman, a reação só leva a mais isolamento. Segundo o autor, “comunidade” significa entendimento compartilhado do tipo “natural” e “tácito”. Desse modo, considerando a tirinha, indique o tema central:
a. Comunidade. b. Sociedade. c. Identidade. d. Globalização. e. Educação.
a. Comunidade.
b. Sociedade.
c. Identidade.
d. Globalização.
e. Educação.

Do ponto de vista organizacional, os objetivos globais da empresa são metas e resultados desejáveis de se alcançar e realizar. Desse modo, considerando a tirinha da Mafalda, os objetivos básicos a serem alcançados são:
a. A sistematização do conhecimento acumulado como oferta de valores desejados. b. O resultado e a reciprocidade como fundamento da vida social. c. A manutenção da totalidade cultural e econômica do mercado. d. A construção e identificação de padrões socioculturais, éticos e morais. e. A cultura como hierarquia de significados, estimulando a criatividade e a variedade de objetivos.
a. A sistematização do conhecimento acumulado como oferta de valores desejados.
b. O resultado e a reciprocidade como fundamento da vida social.
c. A manutenção da totalidade cultural e econômica do mercado.
d. A construção e identificação de padrões socioculturais, éticos e morais.
e. A cultura como hierarquia de significados, estimulando a criatividade e a variedade de objetivos.

O texto é construído na interação dos indivíduos autor e leitor para a construção do sentido do texto. Desse modo, na tirinha do Calvin, na expressão linguística, além das estratégias gramaticais, há outra forma de se retomar as palavras no texto. É o mecanismo de substituição por:
a. Hiperônimos. b. Hipônimos. c. Polissemias. d. Sinônimos. e. Homonímias.
a. Hiperônimos.
b. Hipônimos.
c. Polissemias.
d. Sinônimos.
e. Homonímias.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que diz respeito à relação entre a cultura e a sociedade, o conhecimento não é “depositado” no indivíduo, nem tampouco é uma construção individual que o sujeito faz: o conhecimento é historicamente construído e culturalmente organizado. E é a partir das interações sociais que esses conhecimentos são compartilhados entre os membros da cultura. Desse modo, o tema central tratado nas charges (textos I e II) se refere a:
Texto I - Em 2012: Texto II - Em 2014: a. Mídia e o perfil dos consumidores. b. Formação psicológica dos indivíduos. c. Acesso às novas tecnologias. d. Formação continuada dos indivíduos. e. Mídia e desigualdade social.
a. Mídia e o perfil dos consumidores.
b. Formação psicológica dos indivíduos.
c. Acesso às novas tecnologias.
d. Formação continuada dos indivíduos.
e. Mídia e desigualdade social.

Para Bauman (2010), o processo da tomada de decisão busca explicações na forma de resultados de uma causa, em geral, satisfazemos nossa curiosidade concluindo que o evento era inevitável ou pelo menos provável. Segundo o autor, a forma de explicar a conduta humana é mais complexa, pois implica as motivações que orientam as ações. Desse modo, considerando a tirinha podemos afirmar que:
a. As pessoas são capazes de extrair todas as informações no seu ambiente de trabalho. b. As pessoas rejeitam as ações motivadoras para o sucesso do trabalho. c. As pessoas ignoram as circunstâncias do contexto do trabalho. d. As pessoas tendem a responder somente aos estímulos proporcionados no trabalho. e. As pessoas interpretam corretamente o objetivo das ações que devem ser postas em prática.
a. As pessoas são capazes de extrair todas as informações no seu ambiente de trabalho.
b. As pessoas rejeitam as ações motivadoras para o sucesso do trabalho.
c. As pessoas ignoram as circunstâncias do contexto do trabalho.
d. As pessoas tendem a responder somente aos estímulos proporcionados no trabalho.
e. As pessoas interpretam corretamente o objetivo das ações que devem ser postas em prática.

O empreendedor é a inovação do mundo, tornando obsoletas as antigas formas de fazer negócios. Assim, três características básicas identificam o espírito empreendedor: necessidade de realização; disposição para assumir riscos; e autoconfiança. Desse modo, identifique a alternativa que se refere às características do trabalho do empreendedor:
a. Foco na impessoalidade, na organização e hierarquia, concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. b. Foco nas demandas, nas restrições e as alternativas. c. Foco na criação e modificação de agendas, metas e planos para sua organização, concentra-se em desenvolver redes de relacionamento. d. Foco nos papéis dos gerentes, nas relações interpessoais, informacionais e decisórias. e. Foco nos aspectos estratégicos, nas análises de oportunidades, concentra-se no comprometimento e controle de recursos.
a. Foco na impessoalidade, na organização e hierarquia, concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar.
b. Foco nas demandas, nas restrições e as alternativas.
c. Foco na criação e modificação de agendas, metas e planos para sua organização, concentra-se em desenvolver redes de relacionamento.
d. Foco nos papéis dos gerentes, nas relações interpessoais, informacionais e decisórias.
e. Foco nos aspectos estratégicos, nas análises de oportunidades, concentra-se no comprometimento e controle de recursos.

A partir da visão pragmática, destacam-se os estudos do comportamento humano e seus efeitos na comunicação, assim como nas relações interpessoais. Desse modo, as habilidades sociais do indivíduo superam os limites profissionais e interferem em todas as áreas de sua vida. Assim, considerando a tirinha, identifique a qual habilidade social se refere:
a. Há pessoas que se disponibilizam quando alguém precisa de ajuda, especialmente ajuda física. Se alguém cai e se machuca, elas respondem a esse fato, mas é muito pouco provável que identifiquem a dor psíquica que o outro possa estar experimentando. b. Existem também as pessoas que podem ser extraordinariamente inteligentes e que até possuem alguma motivação para compreender os outros. c. Há pessoas que são tão rígidas que usam sua inteligência para defender seus próprios conceitos e valores. d. Há pessoas que escolhem agir superficialmente e, dessa maneira, lidam com aquilo que é percebido num primeiro momento e que está em sua frente e não estão interessadas em explorar o que pode estar por trás de uma afirmação ou de uma ação. e. Há pessoas que são motivadas e buscam compreender os outros, desse modo, vão além da superfície e estão constantemente examinando situações e pessoas.
a. Há pessoas que se disponibilizam quando alguém precisa de ajuda, especialmente ajuda física. Se alguém cai e se machuca, elas respondem a esse fato, mas é muito pouco provável que identifiquem a dor psíquica que o outro possa estar experimentando.
b. Existem também as pessoas que podem ser extraordinariamente inteligentes e que até possuem alguma motivação para compreender os outros.
c. Há pessoas que são tão rígidas que usam sua inteligência para defender seus próprios conceitos e valores.
d. Há pessoas que escolhem agir superficialmente e, dessa maneira, lidam com aquilo que é percebido num primeiro momento e que está em sua frente e não estão interessadas em explorar o que pode estar por trás de uma afirmação ou de uma ação.
e. Há pessoas que são motivadas e buscam compreender os outros, desse modo, vão além da superfície e estão constantemente examinando situações e pessoas.

O mundo capitalista é o mundo dos lucros e do retorno de mercado, da competição, da concorrência e da onda do “politicamente correto” por conta de uma visão de um outro mundo possível. Desse modo, a charge sugere que:
a. O capitalismo passa por uma crise definitiva e a nova economia global terá que se reinventar. b. É necessário incrementar a dependência econômica global com novas oportunidades que surgem em momentos de crise. c. Os profetas que antecipavam o “fim do capitalismo” estavam certos. d. Capitalizar-se vendendo a ideia do “fim do capitalismo” é imoral. e. É importante decidir aspectos reguladores em torno dos problemas do momento.
a. O capitalismo passa por uma crise definitiva e a nova economia global terá que se reinventar.
b. É necessário incrementar a dependência econômica global com novas oportunidades que surgem em momentos de crise.
c. Os profetas que antecipavam o “fim do capitalismo” estavam certos.
d. Capitalizar-se vendendo a ideia do “fim do capitalismo” é imoral.
e. É importante decidir aspectos reguladores em torno dos problemas do momento.

O Professor Pardal, personagem de histórias em quadrinhos, representa um cientista muito inteligente, criativo e inventivo. Nesta imagem, podemos vê-lo evitar passar por debaixo de uma escada, pois isso, em algumas culturas, supostamente dá azar – mas sem reconhecer, sem assumir o receio. Considerando a tirinha, o Professor Pardal faz isso porque ele sabe que:
a. A ciência é incompatível com a superstição. b. As superstições não resistem à análise racional e científica. c. As superstições são baseadas em uma visão crítica. d. A superstição como a ciência prova o que afirma. e. A ciência diferente da superstição acredita em profecias.
a. A ciência é incompatível com a superstição.
b. As superstições não resistem à análise racional e científica.
c. As superstições são baseadas em uma visão crítica.
d. A superstição como a ciência prova o que afirma.
e. A ciência diferente da superstição acredita em profecias.

De modo geral, todos os textos revelam os valores e as crenças de um grupo social e algumas vezes ocorrem conflitos intergrupais. A argumentação é a arte de convencer e persuadir. E decorre do posicionamento do enunciador. Sendo assim, é correto afirmar que:
a. A argumentação não está presente em qualquer texto. b. A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto. c. Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor. d. Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto. e. A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.
a. A argumentação não está presente em qualquer texto.
b. A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto.
c. Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor.
d. Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto.
e. A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.

Para Bauman (2006), a individualização se tornou o destino de todo habitante de uma grande cidade contemporânea, não uma opção. A sociedade estimula os indivíduos a agirem em função dos problemas e medos que surgem diariamente. E, ao tentar fazer com que as vidas tenham sentido, os homens tendem a culpar suas próprias falhas e fraquezas pelos desconfortos e derrotas que enfrentam. Para Bauman, a reação só leva a mais isolamento. Segundo o autor, “comunidade” significa entendimento compartilhado do tipo “natural” e “tácito”. Desse modo, considerando a tirinha, indique o tema central:
a. Comunidade. b. Sociedade. c. Identidade. d. Globalização. e. Educação.
a. Comunidade.
b. Sociedade.
c. Identidade.
d. Globalização.
e. Educação.

Do ponto de vista organizacional, os objetivos globais da empresa são metas e resultados desejáveis de se alcançar e realizar. Desse modo, considerando a tirinha da Mafalda, os objetivos básicos a serem alcançados são:
a. A sistematização do conhecimento acumulado como oferta de valores desejados. b. O resultado e a reciprocidade como fundamento da vida social. c. A manutenção da totalidade cultural e econômica do mercado. d. A construção e identificação de padrões socioculturais, éticos e morais. e. A cultura como hierarquia de significados, estimulando a criatividade e a variedade de objetivos.
a. A sistematização do conhecimento acumulado como oferta de valores desejados.
b. O resultado e a reciprocidade como fundamento da vida social.
c. A manutenção da totalidade cultural e econômica do mercado.
d. A construção e identificação de padrões socioculturais, éticos e morais.
e. A cultura como hierarquia de significados, estimulando a criatividade e a variedade de objetivos.

O texto é construído na interação dos indivíduos autor e leitor para a construção do sentido do texto. Desse modo, na tirinha do Calvin, na expressão linguística, além das estratégias gramaticais, há outra forma de se retomar as palavras no texto. É o mecanismo de substituição por:
a. Hiperônimos. b. Hipônimos. c. Polissemias. d. Sinônimos. e. Homonímias.
a. Hiperônimos.
b. Hipônimos.
c. Polissemias.
d. Sinônimos.
e. Homonímias.

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES VII 6699-15_SEI_PD
NOTA 10
PERGUNTA 1
1. No que diz respeito à relação entre a cultura e a sociedade, o conhecimento não é “depositado” no indivíduo, nem tampouco é uma construção individual que o sujeito faz: o conhecimento é historicamente construído e culturalmente organizado. E é a partir das interações sociais que esses conhecimentos são compartilhados entre os membros da cultura. Desse modo, o tema central tratado nas charges (textos I e II) se refere a:
 
 Texto I - Em 2012:                                             Texto II - Em 2014:
    
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/alpino/
	
	a.
	Mídia e o perfil dos consumidores.
	
	b.
	Formação psicológica dos indivíduos.
	
	c.
	Acesso às novas tecnologias.
	
	d.
	Formação continuada dos indivíduos.
	
	e.
	Mídia e desigualdade social.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Para Bauman (2010), o processo da tomada de decisão busca explicações na forma de resultados de uma causa, em geral, satisfazemos nossa curiosidade concluindo que o evento era inevitável ou pelo menos provável. Segundo o autor, a forma de explicar a conduta humana é mais complexa, pois implica as motivações que orientam as ações. Desse modo, considerando a tirinha podemos afirmar que:
 
         http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/
	
	a.
	As pessoas são capazes de extrair todas as informações no seu ambiente de trabalho.
	
	b.
	As pessoas rejeitam as ações motivadoras para o sucesso do trabalho.
	
	c.
	As pessoas ignoram as circunstâncias do contexto do trabalho.
	
	d.
	As pessoas tendem a responder somente aos estímulos proporcionados no trabalho.
	
	e.
	As pessoas interpretam corretamente o objetivo das ações que devem ser postas em prática.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. O empreendedor é a inovação do mundo, tornando obsoletas as antigas formas de fazer negócios. Assim, três características básicas identificam o espírito empreendedor: necessidade de realização; disposição para assumir riscos; e autoconfiança. Desse modo, identifique a alternativa que se refere às características do trabalho do empreendedor:
	
	a.
	Foco na impessoalidade, na organização e hierarquia, concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar.
	
	b.
	Foco nas demandas, nas restrições e as alternativas.
	
	c.
	Foco na criação e modificação de agendas, metas e planos para sua organização, concentra-se em desenvolver redes de relacionamento.
	
	d.
	Foco nos papéis dos gerentes, nas relações interpessoais, informacionais e decisórias.
	
	e.
	Foco nos aspectos estratégicos, nas análises de oportunidades, concentra-se no comprometimento e controle de recursos.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A partir da visão pragmática, destacam-se os estudos do comportamento humano e seus efeitos na comunicação, assim como nas relações interpessoais. Desse modo, as habilidades sociais do indivíduo superam os limites profissionais e interferem em todas as áreas de sua vida. Assim, considerando a tirinha, identifique a qual habilidade social se refere:               
 
	
	a.
	Há pessoas que se disponibilizam quando alguém precisa de ajuda, especialmente ajuda física. Se alguém cai e se machuca, elas respondem a esse fato, mas é muito pouco provável que identifiquem a dor psíquica que o outro possa estar experimentando.
	
	b.
	Existem também as pessoas que podem ser extraordinariamente inteligentes e que até possuem alguma motivação para compreender os outros.
	
	c.
	Há pessoas que são tão rígidas que usam sua inteligência para defender seus próprios conceitos e valores.
	
	d.
	Há pessoas que escolhem agir superficialmente e, dessa maneira, lidam com aquilo que é percebido num primeiro momento e que está em sua frente e não estão interessadas em explorar o que pode estar por trás de uma afirmação ou de uma ação.
	
	e.
	Há pessoas que são motivadas e buscam compreender os outros, desse modo, vão além da superfície e estão constantemente examinando situações e pessoas.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. O mundo capitalista é o mundo dos lucros e do retorno de mercado, da competição, da concorrência e da onda do “politicamente correto” por conta de uma visão de um outro mundo possível. Desse modo, a charge sugere que:
 
	
	a.
	O capitalismo passa por uma crise definitiva e a nova economia global terá que se reinventar.
	
	b.
	É necessário incrementar a dependência econômica global com novas oportunidades que surgem em momentos de crise.
	
	c.
	Os profetas que antecipavam o “fim do capitalismo” estavam certos.
	
	d.
	Capitalizar-se vendendo a ideia do “fim do capitalismo” é imoral.
	
	e.
	É importante decidir aspectos reguladores em torno dos problemas do momento.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. O Professor Pardal, personagem de histórias em quadrinhos, representa um cientista muito inteligente, criativo e inventivo. Nesta imagem, podemos vê-lo evitar passar por debaixo de uma escada, pois isso, em algumas culturas, supostamente dá azar – mas sem reconhecer, sem assumir o receio. Considerando a tirinha, o Professor Pardal faz isso porque ele sabe que:
 
http://andersonyankee.wordpress.com/2011/11/22/mito-filosofia-senso-comum-e-ciencia/
	
	a.
	A ciência é incompatível com a superstição.
	
	b.
	As superstições não resistem à análise racional e científica.
	
	c.
	As superstições são baseadas em uma visão crítica.
	
	d.
	A superstição como a ciência prova o que afirma.
	
	e.
	A ciência diferente da superstição acredita em profecias.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. De modo geral, todos os textos revelam os valores e as crenças de um grupo social e algumas vezes ocorrem conflitos intergrupais. A argumentação é a arte de convencer e persuadir. E decorre do posicionamento do enunciador. Sendo assim, é correto afirmar que:
	
	a.
	A argumentação não está presente em qualquer texto.
	
	b.
	A argumentação pode ser compreendida como uma estratégia utilizada pelo autor do texto com o objetivo de levar o leitor a dar adesão às ideias defendidas pelo texto.
	
	c.
	Para convencer, é necessário que o texto apresente opiniões contrárias as do seu leitor.
	
	d.
	Usar ideias racionais é indispensável para estabelecer uma relação lógica entre os segmentos do texto.
	
	e.
	A noção de sentido do texto é verificada pelas repetições e/ou redundâncias.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Para Bauman (2006), a individualização se tornou o destino de todo habitante de uma grande cidade contemporânea, não uma opção. A sociedade estimula os indivíduos a agirem em função dos problemas e medos que surgem diariamente. E, ao tentar fazer com que as vidas tenham sentido, os homens tendem a culpar suas próprias falhas e fraquezas pelos desconfortos e derrotas que enfrentam. Para Bauman, a reação só leva a mais isolamento. Segundo o autor, “comunidade” significa entendimento compartilhado do tipo “natural” e “tácito”. Desse modo, considerando a tirinha, indique o tema central:
 
	
	a.
	Comunidade.
	
	b.
	Sociedade.
	
	c.
	Identidade.
	
	d.
	Globalização.
	
	e.
	Educação.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Do ponto de vista organizacional, os objetivos globais da empresa são metas e resultados desejáveis de se alcançar e realizar. Desse modo, considerando a tirinha da Mafalda, os objetivos básicos a serem alcançados são:    
            http://educar.files.wordpress.com/2007/01/mafalda.jpg
	
	a.
	A sistematização do conhecimento acumulado como oferta de valores desejados.
	
	b.
	O resultado e a reciprocidade como fundamento da vida social.
	
	c.
	A manutenção da totalidade cultural e econômica do mercado.
	
	d.
	A construção e identificação de padrões socioculturais, éticos e morais.
	
	e.
	A cultura como hierarquia de significados, estimulando a criatividade e a variedade de objetivos.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. O texto é construído na interação dos indivíduos autor e leitor para a construção do sentido do texto. Desse modo, na tirinha do Calvin, na expressão linguística, além das estratégias gramaticais, há outra forma de se retomar as palavras no texto. É o mecanismo de substituição por:  
http://depositodocalvin.blogspot.com/a.
	Hiperônimos.
	
	b.
	Hipônimos.
	
	c.
	Polissemias.
	
	d.
	Sinônimos.
	
	e.
	Homonímias.

Mais conteúdos dessa disciplina