Buscar

port politicas da educação

Prévia do material em texto

Pro Dia Nascer Feliz – João Jardim 
O documentário de joão jardim retrata sobre a educação básica, a falta de interesse dos jovens ao ir para a escola e as dificuldades encontradas no caminho, tanto para os alunos quanto para os professores. 
Começa com a cidade de Manari - Pernambuco. Que mostra a falta de dinheiro na escola e também mostra a aluna Clécia de 13 anos que apesar das dificuldades ama ir a escola estudar. E apresenta outra aluna que mesmo morando a mais de 31 km da escola, e ônibus quase sempre quebrado que também amo estudar gosta de Literatura e de escrever poemas, escreve tão bem que os professores nem acreditam que foi ela.
Já a segunda escola é o Colégio Estadual de Guadalajara, que fica que fica localizado em Duque de Caxias a 15 km do Rio de Janeiro próximo a uma boca de fumo, que também relata sobre a precariedade da escola, a falta de interesse dos alunos, e o cansaço dos professores. Apresenta também o aluno Deivison Douglas que é inteligente e um adolescente cheio de sonhos, mas que apesar do desinteresse e das más amizades os professores não desistiram dele.
A terceira é a escola estadual Parque de Piratininga 2, que fica na periferia. Mas que mostra uma condição muito diferente. Alunos mais interessados e um ambiente escolar bem agradável. E que também relata uma professora físico e psicologicamente cansada.
O quarto colégio é no bairro Alto Pinheiros São Paulo chamado Colégio Santa Cruz, que já mostra uma realidade completamente diferente das anteriores, alunos bem mais interessados e com uma condição financeira estável, Colégio arrumado.
A quinta é a escola estadual Levi Carneiro, na periferia de São Paulo que começou fazendo um relato dos alunos decepcionado com a ausência dos Pais.
Na última escola que não foi citado o nome falou sobre a violência EA vida criminal dos alunos baseado na realidade que eles vivem.
Por fim o filme foi realizado entre abril de 2004 e outubro de 2005 a escola de Manari foi reformada em 2006 pontos tem ensino médio agora e Valéria terminou o curso. Deivison Douglas foi reprovado no ano seguinte e atualmente segue no exército e estuda à noite. Final do Colégio Santa Cruz estuda engenharia na USP.
TEXTO CRÍTICO
Segundo immanuel Kant figo" a educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem". Ainda segundo ele "o homem não é nada além daquilo que a educação faz ele". Ou seja, a educação é de extrema importância para a formação do homem. Estabelecido pela constituição brasileira de 1988 a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Entretanto, mesmo sendo algo determinado por lei não é devidamente tratada, devido ao ensino básico de baixa qualidade EA ausência de campanhas de incentivo a literatura.. em primeira Análise São muitos os problemas que estão presentes na educação no Brasil, Especialmente na educação pública, que proporcionam resultados negativos. A exemplo A exemplo disso, o documentário de João Jardim, que relata a precariedade das escolas públicas e o baixo investimento do governo e o cansaço físico e psíquico dos professores. Em segunda análise, Vale ressaltar ainda o alto índice de analfabetismo no Brasil. Aliado a falta de incentivo do governo com a falta de investimento na educação brasileira Como podemos ver no documentário, prédios escolares em um estado bem crítico, transportes escolares a maioria das vezes desmantelados. O quê desmotiva muitas vezes até aqueles que gostam de estudar e que tem o maior interesse e. O que se reflete também na falta de motivação dos professores. Portanto, Na minha opinião, serão necessárias muitas medidas para resolver o impasse e. Começando pelo aumento de investimento na educação para melhoria das escolas e com elas mais Preparadas e professores mais preparados também provavelmente os alunos se interessam em mais para estudar e ter o melhor comportamento em sala..

Continue navegando

Outros materiais