Buscar

distúrbios do metabolismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISTÚRBIOS DO METABOLISMO LIPÍDICO
Os lipídios são sustâncias insolúveis em água, e solúveis em solventes apolares. apresentam importância em vários aspectos, por atuarem como precursores hormonais, reserva energética, componentes estruturais e funcionais das membranas, isolante na condução nervosa e previne a perda de calor. Os principais lipídeos presentes no organismo são os ácidos graxos, triglicerídeos e colesteróis. Os triglicerídeos são as formas de armazenamento energéticos mais importantes no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e no músculo.
Quando há anormalidades dos níveis de concentrações das lipoproteínas no plasma sanguíneo podem ocorrer distúrbios metabólicos. Alguns exemplos são:
· HIPERCOLESTEROLEMIA
É o aumento da quantidade de colesterol no sangue. Sua elevação está associada com o aumento de risco de doença arterial coronária. A lipoproteína LDL com concentrações elevadas pode estar relacionada com defeitos no gene do receptor com consequente redução na expressão ou função dos receptores de LDL, diminuindo o catabolismo da lipoproteína, especialmente pelo fígado. Ela pode estar associada a doenças pré existentes, como também a alta ingestão de gorduras saturadas e trans.
· HIPERTRIGLICERIDEMIA
A hipertrigliceridemia é uma desordem comum que é o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue por diversas causas, os principais sendo fatores familiares, obesidade e hábitos sedentários. Ela é provocada por deficiência ou defeito da enzima lipase de lipoproteína (LPL) ou de seu cofator e a apoC-II.
· SISTEROLEMIA
Nesse distúrbio, as gorduras encontradas em frutas e verduras se acumulam no sangue e nos tecidos. O acúmulo de gorduras dá origem à aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes arteriais, causando o estreitamento do lúmen), doença arterial coronariana precoce, glóbulos vermelhos anômalos e xantomas nos tendões. O tratamento da sitosterolemia consiste em diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras vegetais, como os óleos vegetais, e tomar resina de colestiramina.

Continue navegando