Buscar

Atividade 2 de Literatura Infantil

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Leia a seguinte citação:
“[...] os contos de fadas, abrem as portas para a compreensão do mundo através dos olhos dos autores e da vivência fantástica das personagens. É neste sentido que eles podem conter elementos decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta. Através da fantasia, sobre o qual se assentam os contos de fadas, a criança entra em contato com valores perenes e transitórios, bem como aprende noções de bom ou mau, certo ou errado”.
MESQUITA NETO, R.; BERVIQUE, J. A. A Influência dos contos de fadas na compreensão do mundo pela criança. Revista Científica Eletrônica de Psicologia , ano VIII, n. 14, Maio. 2010. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/XTLDr4DqORRQ8v4_2013-5-13-15-4-8.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2019.
Por meio da citação, verifica-se que os contos de fadas contribuem em muitos aspectos para o desenvolvimento infantil. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) A literatura infantil abre espaços para o desenvolvimento intelectual da criança, de modo que, por meio da escrita e da oralidade, consegue se expressar livremente.
II. ( ) Quando a criança entra em contato com os contos de fadas, acaba por adentrar um mundo mágico, como o seu interior, local onde é possível viver e reviver emoções, conflitos e situações.
III. ( ) Por se espelharem nos contos de fadas, que cumprem um papel social, os enredos contribuem para que a criança alcance seus desejos e solucionem seus conflitos internos.
IV. ( ) Os contos de fadas contribuem para o desenvolvimento integral infantil, visto que atuam no cognitivo, psíquico e sócio afetivo por meio de situações que externalizam seus sentimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, V, V.
Resposta Correta:	
V, V, V, V.
 
Pergunta 2
Leia o excerto a seguir:
“Os contos proporcionam à criança e aos adultos a vivência de elementos mágicos e mitológicos, que não correspondem a uma realidade objetiva mas sim subjetiva. Por isso, fica-nos extremamente difícil e delicado estabelecer limites entre o real e o imaginário, já que os contos extraíram das fontes mitológicas e oníricas a essência que delineou seus motivos e temáticas caracterizadas como simbólicas [...]”.
PAIVA, M. B. F. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psicopedagógicas para crianças em idade pré escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1990, p. 19.
 
A respeito das fontes que originaram os contos de fadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Os Irmãos Grimm ampliaram a antologia dos contos de fadas, por meio da coleta de narrativas antigas, guardadas na memória popular.
II. ( ) Os folcloristas alemães, diferente de Perrault, suavizavam os contos de fadas, atenuando ou retirando as cenas de crueldade e violência.
III. ( ) Por meio de uma pesquisa incansáveis nas bibliotecas dinamarquesas, os Irmão Grimm encontraram uma temática para os seus contos.
IV. ( ) Os contos de fadas publicados pelos Grimm não são frutos da imaginação, são reflexos de crenças populares de muitos anos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V.
Resposta Correta:	
V, V, F, V.
Pergunta 3
Leia o seguinte excerto:
“[...] desenvolvem seus argumentos dentro de uma magia feérica (reis, rainhas, príncipes, fadas, bruxas, gigantes, tempo e espaço fora da realidade conhecida, etc.) e têm como eixo gerador uma problemática existencial expressada através de provas e obstáculos que precisam ser vencidos, como um verdadeiro ritual iniciático, para que o herói alcance sua auto-realização existencial, seja pelo encontro de seu verdadeiro eu, seja pelo encontro com a princesa, que encarna o ideal a ser alcançado”.
PAIVA, M. B. F. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psicopedagógicas para crianças em idade pré escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1990, p. 19.
 
Dado o excerto apresentado e o conteúdo estudado ao longo da disciplina Literatura Infantil, estamos nos referindo a(ao):
Resposta Selecionada:	
Correta Conto Maravilhoso.
Resposta Correta:	
Conto Maravilhoso.
Pergunta 4
Leia o excerto a seguir:
“Há muitos séculos que os contos maravilhosos vêm seduzindo ouvintes e, desde que há versões impressas em folhetos de cordel e em livros, leitores de várias idades. E também não é recente o interesse de filólogos e outros estudiosos por esta forma da literatura oral e, sobretudo desde finais do século XVII, da literatura para a infância e a juventude. A tradição escrita dos contos maravilhosos nasce da tradição dos contos orais”.
NOGUEIRA, C. O método editorial dos Irmãos Grimm. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais , v. 10, ano X, n. 1, Jan./Jun. 2013. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 30 abr. 2019.
Dado o excerto sobre o conto maravilhoso, analise as afirmativas a seguir.
I. O folclorista Vladimir Propp realizou uma análise de cem contos da tradição russa, observando as ações das personagens, a fim de chegar a um padrão.
II. Os contos maravilhosos se caracterizam por possuírem personagens, lugares e tempos que não são determinados historicamente.
III. Nos contos maravilhosos se observa que há vivências comuns aos seres humanos, as quais sobreviveram muito tempo, por meio da tradição oral.
IV. Os contos maravilhosos são iguais aos contos de fadas, mudando apenas a sua nomenclatura.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta I, II e III.
Resposta Correta:	
I, II e III.
Pergunta 5
Leia o seguinte excerto:
“Os estudos de Vladimir Propp (1984) oferecem importantes contribuições para a teoria da literatura, no que diz respeito ao conto maravilhoso. Observando as obras de escritores canonizados pela teoria literária, o autor conseguiu identificar uma série de elementos recorrentes nessas estruturas narrativas, os quais são essenciais no processo de construção da moralidade dos contos, de uma maneira geral”.
PROPP, V. Morfologia do Conto Maravilhoso. In: ALMEIDA, Guilherme Weber Gomes de. Os agentes do mal na literatura dos Irmãos Grimm . 2016, p. 2. Disponível em:
<http://www.ileel.ufu.br/anaisdocena/wp-content/uploads/2016/01/guilherme-weber.pdf>. Acesso em: 01 maio. 2019.
A respeito dos estudos de Vladimir Propp, em especial na obra Morfologia do Conto Maravilhoso , analise as afirmativas a seguir:
 
I. Os elementos permanentes do conto maravilhoso dizem respeito às funções dos personagens.
II. Propp estuda os contos a partir das funções de suas personagens.
III. Das funções estudadas, apenas 31 estão presentes nos contos maravilhosos.
IV. No estudo realizado com o conto maravilhoso, observou-se que não há muitas personagens diferentes.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta I, II e III.
Resposta Correta:	
I, II e III.
Pergunta 6
Os contos de fadas contribuem fortemente para o desenvolvimento de seus leitores, tanto em seu imaginário como em sua evolução social. Sobre os contos de fada, considere as seguintes afirmativas.
Os contos de fadas instigam a curiosidade das crianças, mas inibem sua criatividade imaginativa, pois resolvem todos os questionamentos no decorrer das histórias`.
Os contos de fadas inspiram a consolidação de uma personalidade mais criativa, sensível e até mesmo crítica, levando em consideração as interpretações de viés social a que podem ser estimuladas.
Os contos de fadas podem apresentar significados mais profundos que a própria vida adulta poderia ensinar, desta forma é necessário deixar que os leitores façam suas próprias análises dessas histórias.
Os contos de fadas não possuem um papel tão importante na vida escolar das crianças,servindo apenas como instrumento de distração e letramento.
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta II e III
Resposta Correta:	
II e III
Pergunta 7
Leia o trecho a seguir:
“A importância de se resgatar os contos de fada clássicos deve-se ao fato de serem narrativas construídas há séculos, portadoras de arquétipos que falam ao inconsciente coletivo, suprindo as necessidades psicológicas do ser humano”.
MARTINS, M. A. S. R.; REIS, G. M. Os contos de fada e sua contextualização: os clássicos e a indústria cultural. Cadernos do Aplicação , Porto Alegre, v. 27/28, p. 139-149, jan.-dez. 2014/2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/43945>. Acesso em: 30 abr. 2019.
Tendo em vista o elemento-base a respeito da importância dos contos de fadas, sua origem e características, considere as afirmativas a seguir:
 
Desde “os primórdios” o homem conta histórias para justificar fenômenos naturais, bem como sua história de vida e a compreensão de seu lugar no universo, recorrendo, assim, aos arquétipos.
Modificar os contos de fadas, suprimindo seu conteúdo real, isentaria as crianças da percepção do mundo como ele é, com seus problemas e contratempos até, por fim, alcançar superação, como fazem os valentes personagens das histórias.
Não há interesse em resgatar os contos de fadas clássicos, visto que narrativas construídas há tanto tempo não servem mais para o contexto atual.
Os arquétipos estão presentes apenas na literatura junguiana, suprimindo, assim, os contos de fadas do inconsciente coletivo.
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta I e II.
Resposta Correta:	
I e II.
Pergunta 8
Leia a seguinte citação:
Os contos dos Irmãos Grimm assumem uma herança antiga e são eles próprios uma herança deixada às gerações vindouras. Trata-se de um legado que continuará a desafiar-nos desde a simples palavra que o designa.
NOGUEIRA, C. O método editorial dos Irmãos Grimm. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais , v. 10, ano X, n. 1, Jan./Jun. 2013. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 30 abr. 2019.
Considerando o exposto sobre a produção e o legado das histórias compiladas pelos Irmãos Grimm, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada:	
Correta Coletaram, junto à população, narrativas maravilhosas, transcreveram e adaptaram, resultando em uma obra voltada ao público infantil.
Resposta Correta:	
Coletaram, junto à população, narrativas maravilhosas, transcreveram e adaptaram, resultando em uma obra voltada ao público infantil.
Pergunta 9
Conforme Juvino (2010, p. 25), “nos contos de fadas modernos, é possível observar que há uma tendência a retomadas de temas e recursos antigos, ou seja, presente e passado se fundem para gerar novos processos. Nessas narrativas, a efabulação é iniciada de imediato, os fatos narrados nem sempre obedecem à linearidade, contando muitas vezes com o uso de flashbacks. As personagens reaparecem através de uma pesquisa satírica e crítica”.
JUVINO, A. S. A relação entre os contos de fadas tradicional e o moderno . 2010. 51 p. Monografia (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras e Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
Considerando a citação apresentada a respeito do conto moderno, sobre as suas principais características, é correto afirmar que:
 
I. A raiz do conto moderno é de tradição oral.
II. O tempo das narrativas modernas pode ser histórico ou sem determinação.
III. Há uma alternância entre o realismo e a fantasia.
IV. Os problemas são resolvidos por meio do trabalho em equipe.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta II, III e IV.
Resposta Correta:	
II, III e IV.
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
Pode ser visto como um defensor dos menos privilegiados de sua época, apresentando personagens que abrem portas para as “fraquezas” da sociedade com suas características contraditórias de bom e mal, feio e bonito, em que gatos são corruptos e criadas se tornam princesas, que conquistam, por fim, um lugar na corte.
Considerando o exposto acima, juntamente com seus conhecimentos sobre a literatura infantil, a que autor estamos nos referindo? Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta Irmãos Grimm.
Resposta Correta:	
Charles Perrault.

Continue navegando