Buscar

CONTESTACAO 2 - 4 horas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
 NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (JUR8079_22)
ALUNA: Juliana Gomes Pinto – Matrícula 20161104107
JUÍZO DE DIREITO DA ... VARA CÍVEL DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Processo nº ...
SEM CALOR S.A., devidamente qualificado nos autos da AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C DANOS MORAIS, que lhe move LUCIANA MORANGO, vem por seu advogado devidamente constituído, conforme procuração anexa, com base nos arts. 335 e 336 da Lei nº 13105/2015 e art. 30 da Lei nº 9099/95, vem a juízo apresentar:
CONTESTAÇÃO
	Pelos fatos e fundamentos que a seguir passa a expor.
I. DOS FATOS
Trata-se de Ação de Obrigação de Fazer cumulada com pedido Indenizatório, na qual a Autora alega que adquiriu um aparelho de ar condicionado, modelo Split, fabricado pela empresa Sem Calor S.A. e que, 20 (vinte) dias após feita sua instalação, o aparelho parou de funcionar. 
Pede a autora, por discordar das informações prestadas pela Ré, a troca do produto e pede ainda indenização por danos morais, no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), justificando que detêm tal direito visto que a reclamação foi feita dentro da garantia legal, seja ela, de 90 (noventa) dias. 
Em que pese o esforço do patrono da Autora, não merecem ser acolhidas suas alegações, consoante restará demostrado nas linhas posteriores.
II. DAS PRELIMINARES 
	Em razão dos fatos da presente ação, para que restem comprovadas os fatos de maneira verídica, e para que possa comprovar a sua não responsabilidade pelos danos em questão, faz-se necessária a realização de perícia técnica, e a consequente produção de provas perícias, para assim, restar comprovada a ocorrência de problema em decorrência da instalação realizada de forma equivocada e impossibilidade de conserto.
	Entretanto, é vedada a produção de provas periciais nos juizados especiais cíveis, em relação a complexidade da matéria, não sendo possível o julgamento de causas que demandem produção probatória complexa, não será possível que se considerem os Juizados competentes para o julgamento da ação, conforme dispõe o art. 3° da Lei n° 9099/95.
III. DA NÃO RESPONSABILIDADE DA CONTESTANTE
É de extrema importância mencionar, que o referido ar condicionado, causador da ação em questão, não foi instalado pela Ré, o que demostra que o devido procedimento de instalação não foi efetuado corretamente, o que fora realizado de tal forma, por livre e espontânea vontade da requerente, que dispensou a instalação realizada pela assistência técnica.
Com isso, o fato em questão não pode ser de prejuízo da empresa SEM CALOR S.A., pois não foi gerado por ação ou omissão da referida, mas sim, por culpa exclusiva da autora ou de terceiros, não havendo como proceder a reclamação da mesma, como pode-se verificar no disposto no art. 12, §3, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.
Diante disso, não há procedência as alegações da Autora, nos pedidos de indenização e troca do produto, pois incide, como aludem os fundamentos acima, um excludente de responsabilidade da requerida. 
IV. DA INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA 	
Pelo que foi alegado, é passível o entendimento de inverossimilhança das alegações da ré, e consequentemente da impossibilidade de inversão do ônus da prova, como alega a mesma, sendo esta possibilidade auferida do art. 6, inciso VIII da Lei nº 8.078/90.
V. DA CONTESTAÇÃO 
A Contestante, tempestivamente, impugna todos os fatos articulados na inicial o que se contrapõem com os termos desta contestação, esperando a IMPROCEDÊNCIA DA AÇÃO PROPOSTA, conforme previsto nos arts. 335 e 336 da Lei nº 13105/2015.
VI. DOS PEDIDOS:
Diante de todo o exposto, em sede de CONTESTAÇÃO, requer A TOTAL IMPROCEDÊNCIA da presente demanda, com a condenação da Autora ao pagamento de honorários advocatícios nos parâmetros previstos no art. 85, § 2° do Código de Processo Civil. 
VII. DAS PROVAS:
Protesta-se a autora por provar o alegado através de prova documental, seja ela, contrato firmado entre as partes e dispensa da instalação. 
Termos em que,
Pede deferimento.
Rio de Janeiro, data,
Advogado
OAB/RJ nº ...

Continue navegando