Buscar

Objetivos do direito penal - Direito Penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I
Conjunto de normas jurídicas que descrevem uma atitude criminal com uma pena ou medida de segurança. O Direito Penal é o setor do ordenamento jurídico que define crimes, comina penas e prevê medidas de segurança aplicáveis aos autores das condutas incriminadas. 
Objeto do Direito Penal: condutas humanas, as quais podem ser positivas (ações) ou negativas (omissões). O tipo legal descrito em forma positiva cria um dever jurídico de abstenção de ação (ex.: furto/roubo), já o negativo cria um dever jurídico de ação (ex.: prestar assistência, quando possível, à criança abandonada). 
OBJETIVOS (FUNÇÕES) DO DIREITO PENAL
1. Objetivos declarados ou simbólicos: proteger o bem jurídico, ou seja, na proteção de valores relevantes para a vida humana individual ou coletiva, sob ameaça de penas. Os bens jurídicos protegidos pelo direito penal são fundados na Constituição. São aqueles necessários ou úteis para a existência e desenvolvimento individual e social do ser humano – por exemplo, a vida, a integridade e saúde corporais, a honra, a liberdade individual, o patrimônio. 
A natureza da proteção do bem jurídico é subsidiária e fragmentária. Subsidiária por pressupor a atuação dos meios sociopolíticos e jurídicos para tal proteção e fragmentada, pois não abrange todos os bens jurídicos elencados na Constituição da República. 
2. Objetivos reais ou latentes: função de manutenção da sociedade em seu status quo e evitar desigualdades

Outros materiais