Buscar

ANALISE DO DISCURSO - 01

Prévia do material em texto

UFC – UAB
LETRAS PORTUGUÊS
ANÁLISE DO DISCURSO 
THAMYRES DOS SANTOS DA SILVA
Leia em voz alta e expressivamente esses textos. Faz sentido ler os dois da mesma forma, com o mesmo tom de voz? Descreva as diferenças que você encontrou. Que elementos da escrita orientaram cada leitura?
 Após a leitura dos dois textos, a primeira coisa a ser notada é que os dois tentam explicar o que é “fé”, o primeiro texto, traz a fé como a espera de um recebimento, mesmo antes do concreto, temos a fé. O segundo texto fala sobre o âmbito da espera e da confiança, e não associa diretamente a fé. 
 Para ler o primeiro texto, usamos um tom mais ameno de voz, entrelaçando a fé com o objetivo a ser alcançado, com um tom mais profundo, tentando explicar e seduzir o leitor ao mesmo tempo, o texto vai costurando a ideia de fé com a espera e a obtenção, nesse momento já levamos a intenção para o divino. 
 A leitura do segundo texto se dá de uma maneira mais cientifica, o tom já muda logo ao notar que o autor traz uma definição pura de “fé”, as explicações mais dentro do tangível, mesmo que nós usemos a palavra fé para algo sem explicação contundente, dentro do texto vemos que nem sempre se está ligado ao divino, apenas fé é o caminho do recebimento, pode ser uma espera ou aposta, e que algumas vezes poderá não se aplicar a fé, apenas o tempo.

Continue navegando