Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 2/aulas 5;6;7;8 Valor: 5,0
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFª: Me. VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA
MARQUE COM X A RESPOSTA CORRETA:
1. Conforme o artigo 31 da LDB/96, como ocorre a avaliação na educação infantil?
Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
1. Quais as consequências de várias pesquisas realizadas em 1980 realizadas que defendem a importância dos seis primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano, a formação da inteligência e da personalidade?
Até o ano de 1988, a criança brasileira com menos de 7 anos ainda não tinha direito à educação. Assim, a constituição atual reconheceu, pela primeira vez, a Educação Infantil como um direito da criança, pois é uma opção da família e dever do Estado. A partir daí, a Educação Infantil não estaria mais vinculada somente à política de assistência social passando então a fazer parte da política nacional da educação. Sendo fundamental nos primeiros anos iniciais das crianças, possibilitando que as crianças desenvolvessem inteligência, personalidade e convívio social.
 
1. O trabalho da educação infantil deve ser articulado em três eixos, quais são eles?
Deste modo, o trabalho da educação infantil dever ser articulado em três eixos: a brincadeira, o movimento e as relações afetivas que as crianças desenvolvem.
1. O que regulamentam as leis?
1. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006.
Art. 3º O Art. 32 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
Art. 4º O * 2º é o inciso I do * 3º do art. 87 da Lei nº 9.394, de dezembro de 1996, passam a vigorar com a seguinte redação:
Art. 87..........................................................................................................................................................
2º O poder público deverá recensear os educandos no ensino fundamental, com especial atenção para o grupo de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade e de 15 (quinze) a 16 (dezesseis) anos de idade.
3º...........................................................................................................................................................
I- Matricular todos os educandos a partir do 6 (seis) anos de idade no ensino fundamental;
 Art. 5º os Municípios, os Estados e o Distrito Federal terão prazo até 2010 para implementar a obrigatoriedade para o ensino fundamental disposto no art. 3º desta Lei e a abrangência da pré-escola de que trata o art. 2º desta Lei.
 Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
1. Lei nº 11.114 de 16 de maio de 2005.
Art. 1º Os arts. 6o, 30,32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 6º. É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental.” (NR)
“Art.30.......................................................................................................................................................
“Art. 32º. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública a partir do seis anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante:
Art. 87............................................................................................................................................................
3º ................................................................................................................................................................
I matricular todos os educandos a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental, atendidas as seguintes condições no âmbito de cada sistema de ensino: a) plena observância das condições de oferta fixadas por esta Lei, no caso de todas as redes escolares; b) atingimento de taxa líquida de escolarização de pelo menos 95% ( noventa e cinco por cento) da faixa etária de sete catorze anos, no caso das redes escolares públicas; e c) não redução média de recursos por aluno do ensino fundamental na respectiva rede pública, resultante da incorporação dos alunos de seis de idade.
1. Conforme o artigo 35_A da LDB: A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
I- Linguagens e suas tecnologias;
II- Matemática e suas tecnologias;
III- Ciências da natureza e suas tecnologias;
IV- Ciência humanas e sociais aplicadas.
Obs: Cada questão vale (1,0)