Buscar

Prévia do material em texto

FACULDADE UNIP UNIVERCIDADE PAULISTA INTERATIVA
UNIDADE DE ARTUR NOGUEIRA
PROCESSOS GERENCIAIS
PIM III
EMPRESA
 VEILING COOPERATIVA DE HOLAMBRA
NOME: LETICIA BARBOSA DE FREITAS MIRANDA
RA: 2022189
RESUMO
 A pesquisa da parte teórica será feita baseada a partir de informações colhidas nas visitas, onde se teve a oportunidade de conhecer o funcionamento de processos gerenciais da empresa em questão, desenvolvendo assim, um bom conhecimento no que iremos explanar a seguir. A empresa será explorada/ pesquisada com base em informações reais de como ela funciona e realiza suas atividades. 
ABSTRACT
The research of the theoretical part will be based on information collected during visits, where we had the opportunity to learn about the management processes of the company in question, thus developing a good knowledge of what we will explain next. The company will be explored / researched based on real information on how it works and performs its activities. 
SUMÁRIO
 
1.INTRODUÇÃO............................................................................................................ 4
2.CONTABILIDADE COOPERATIVISTA...................................................................... 5 
2.1 Contabilidade Veiling............................................................................................. 5/6 
2.2 DRE Cooperativista............................................................................................... 6/7
2.3 Táticas Contáveis ................................................................................................. 7/8
2.4 Demonstrativo de Índices ....................................................................................... 9 
3.ESTATÍSTICA APLICADA ................................................................................... 10/11 
3.1 Transações Anuais................................................................................................. 13
4.FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA...................................................... 13/14
5. Conclusão ...............................................................................................................
INTRODUÇÃO
 Estarei abordando temas importantes relacionados a área de processos gerenciais, tais como: fundamentos e importância da logística, contabilidade e estatística aplicada. 
Falarei sobre a empresa Veilling Cooperativa de Holambra, uma empresa privada, com o intuito de descrever de maneira teórica cada uma das disciplinas citadas acima, como são feitos os processos dentro da empresa, comparar para ver se a empresa trabalha de maneira eficiente, caso não, estaremos citandos propostas de melhorias para a mesma.
 Formado por cooperadas, filhas e esposas de cooperados, tem entre seus objetivos: promover o empreendedorismo da mulher, difundir a filosofia, a história, os princípios cooperativistas, participar de iniciativas que promovam o cooperativismo e a cooperativa, com foco para a responsabilidade social e crescimento sustentável, junto com associados, familiares e público em geral.
 O propósito dessa pesquisa é integrar as disciplinas e aproximar o aluno na execução dos processos estudados, de forma que aprenda a analisar situações, identificar problemas e aplicar soluções que é de fundamental importância para formar um bom gestor. Nesse sentido a pesquisa analisa os processos internos da empresa. 
 A estratégica lida com informações associando os dados ao problema, descobrindo como e oque coletar para obter as conclusões a partir de todos os dados, de tal forma que essas conclusões possa ser entendidas por outras pessoas.
CONTABILIDADE COOPERATIVISTA
O Veiling Holambra é o mais completo centro comercial e logístico do mercado nacional de flores e plantas. Com mais de 30 anos de tradição no setor, a cooperativa possui uma infraestrutura compatível com o que há de mais avançado no setor de perecíveis em todo o mundo. Seu moderno complexo inclui a informatização em sua totalidade com recursos exclusivos, como o pregão eletrônico, trazido para o Brasil em 1989, os canais de vendas à distância e operações 24 horas por dia,7 dias por semana. 
 A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que possa fornecer informações de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduzir o seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objetivo de estudo. 
Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral. O Veiling é uma cooperativa de fornecedores de plantas e flores ornamentais, e sua contabilização é pelo lucro real, ou seja, externa/geral, pois fornece informação sobre a situação financeira aos seus associados e aos cooperados, através de balancetes, DRE, e índices. 
Após o leilão é feita uma contabilização para mostrar o lucro real e assim fazer os comparativos nos balaços anuais, checando dessa forma.
Contabilidade no Veiling
Para a cooperativa a escrituração contábil é obrigatória. 
A movimentação econômico-financeira compõe, obrigatoriamente, a Demonstração de Sobras ou Perdas, que deve ser demonstrada segregando-se em Ato Cooperativo e Ato Não Cooperativo. 
O valor de repasse aos cooperados e da movimentação econômico-financeira deve ser registrado no passivo, em contrapartida da conta “Deduções dos Ingressos” registrados na Demonstração de Sobras ou Perdas. 
O investimento em entidade cooperativa de qualquer grau deve ser avaliado pelo custo de aquisição. No Patrimônio Líquido, a conta de trânsito do resultado líquido do exercício é denominada Sobras ou Perdas à Disposição da Assembleia Geral.
DRE cooperativista
 A denominação da Demonstração do Resultado da Cooperativa Veiling conforme norma NBC T 3.3 é alterada para Demonstração de Sobras ou Perdas, a qual deve evidenciar, separadamente, a composição do resultado de determinado período, considerando os ingressos diminuídos dos dispêndios do ato cooperativo, e das receitas, custos e despesas do ato não-cooperativo, demonstrados segregada mente por produtos, serviços e atividades desenvolvidas pela Entidade Cooperativa.
 Fonte : Veiling Cooperativa de flores e plantas ornamentais
As demonstrações financeiras da Cooperativa foram elaboradas e estão sendo apresentadas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com observância às disposições contidas na legislação societária brasileira e nos pronunciamentos, orientações e interpretações técnicas emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), adaptadas às peculiaridades da atividade cooperativista Lei das Sociedades Cooperativas (Lei nº 5.764/71).
Táticas Contáveis
As principais práticas contábeis adotadas pela Cooperativa descritas em detalhes abaixo têm sido aplicadas de maneira consistente a todos os exercícios apresentados nessas demonstrações financeiras.
Caixa e equivalentes de caixa incluem o caixa, os depósitos bancários e outros investimentos de curto prazo de alta liquidez, com vencimentos originais de até três meses, e com risco insignificante de mudança de valor, e são utilizadas na gestão das obrigações de curto prazo da Cooperativa.
A Cooperativa classifica seus ativos financeiros, no reconhecimento inicial, sob as seguintes categorias: mensurados ao valor justo por meio do resultado e empréstimos e recebíveis (não mantém ativos financeiros classificados como disponíveis para venda). A classificação depende da finalidade para a qual os ativos financeiros foram adquiridos. 
Os empréstimos e recebíveis são ativos financeiros não derivativos, com pagamentos fixos ou determináveis, que não são cotados em um mercado ativo. São apresentados como ativo circulante, exceto aqueles com prazo de vencimento superior a 12 meses após a data de emissão do balanço (estes são classificadoscomo ativos não circulantes). Os empréstimos e recebíveis da Cooperativa compreendem: caixa e equivalentes de caixa, contas a receber e outros créditos.
Os ativos financeiros ao valor justo por meio do resultado são reconhecidos pelo valor justo, e os custos da transação são contabilizados na demonstração do resultado. Os empréstimos e recebíveis são contabilizados pelo custo amortizado, usando o método da taxa efetiva de juros. Os ativos financeiros são baixados quando da Cooperativa tenha transferido, significativamente, todos os riscos e os benefícios da propriedade desses ativos. 
Os ganhos ou as perdas decorrentes de variações no valor justo de ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio do resultado são apresentados na demonstração do resultado em “Ingressos financeiros/ receitas financeiras”.
Ativos e passivos financeiros são compensados e o valor líquido é apresentado no balanço patrimonial quando há um direito legal de compensar os valores reconhecidos e há uma intenção de liquidá-los numa base líquida, ou realizar o ativo e liquidar o passivo simultaneamente.
A Cooperativa reconhece passivos financeiros inicialmente na data de negociação na qual a Cooperativa se torna uma parte das disposições contratuais do instrumento. A Cooperativa baixa um passivo financeiro quando tem suas obrigações contratuais retirada, cancelada ou vencida.
Demonstrativo de índice 
Fonte: Veiling cooperativa de flores e plantas ornamentais
ESTATÍSTICA APLICADA
 A Administração da Cooperativa é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações financeiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. 
 Na elaboração das demonstrações financeiras, a Administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Cooperativa continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras, a não ser que a Administração pretenda liquidar a Cooperativa ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações. Os responsáveis pela Administração da Cooperativa são aqueles com responsabilidade pela supervisão do processo de elaboração das demonstrações financeiras.
 Trata do conjunto de métodos utilizados para a de obtenção de dados, sua organização em tabelas e gráficos e a análise das informações divulgadas por meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. A estatística hoje, está presente em quase todas as atividades do homem, ainda mais com o desenvolvimento da tecnologia, que facilita e agiliza os cálculos matemáticos. Através das análises feitas a partir de dados organizados podemos, em muitos casos fazer previsões, determinar tendências, auxiliar na tomada de decisões e, portanto, elaborar um planejamento com mais precisão. 
 As empresas utilizam da estatística para poderem mensurar como estão em relação a qualidade tanto na sua produção quanto em seus processos tanto internos e externos, com isso atingindo o máximo de qualidade, com o menor custo para que possam obter um maior lucro , e assim crescer cada vez m ais no mercado e estabilizar nos altos patamares da qualidade em que muitos concorrentes estão, pois quanto maior a qualidade e menor o custo final para o cliente, maior é o lucro para a empresa que produz e ou realiza o serviço.
 O Veiling é uma cooperativa que executa as vendas através de leilões, que funciona da seguinte forma: 
 Cadeiras eletrônicas que ocorre o leilão de maneira reversa, onde as compras são feitas em tempo real, a operação dura enquanto o cliente possuir saldo, que se trata de um pagamento feito antecipadamente. No leilão reverso o produtor determina o preço limite em que será vendido o seu produto, se não atender o preço estipulado pelo produtor, o produto é sucateado. 
 Intermediação: no sistema de intermediação as compras são efetuadas através de intermediadores, onde o cliente passa os seus pedidos para o representante do Veiling, e o mesmo entra em contato com os produtores para a confirmação se há disponibilidade, variedade e quantidade do produto. Havendo disponibilidade do produto que atenda a necessidade do cliente, é gerado a confirmação através da GFP (guia de fornecimento de produto eletrônico), conhecida como boleta, é um tipo de nota para que o produtor possa transportar o produto, da sua área até o empresa, sem perder as informações necessárias para que não ocorra erros ou troca de pedidos, e assim o produto seja destinado de forma correta para o cliente.
A Cooperativa avalia no final de cada encerramento de exercício se há evidência objetiva de que o ativo financeiro ou o grupo de ativos financeiros está registrado por valor acima de seu valor recuperável (impairment). As perdas por impairment são reconhecidas somente se há evidência objetiva de impairment como resultado de um ou mais eventos ocorridos após o reconhecimento inicial dos ativos (um “evento de perda”) e aquele evento (ou eventos) de perda que tem impacto nos fluxos de caixa futuros estimados do ativo financeiro ou grupo de ativos financeiros que pode ser estimado de maneira confiável. 
Os principais critérios que a Cooperativa usa para determinar se há evidência objetiva de uma perda por impairment, são a identificação de dificuldade financeira relevante do devedor, quebra de contrato ou inadimplência. 
Se, num período subsequente, o valor da perda por impairment diminuir e a diminuição puder ser relacionada objetivamente com um evento que ocorreu após o impairment ser reconhecido (como uma melhoria na classificação de crédito do devedor), a reversão dessa perda por impairment reconhecida anteriormente será reconhecida na demonstração do resultado.
Transações Anuais
 Anualmente é feito uma análise detalhada de transações referente as vendas efetuadas durante o leilão. Essa análise é utilizada para fazer um comparativo de vendas de cada produtor para medir o aumento de vendas no mercado nacional. 
Por se tratar de vários tipos de produto onde cada produtor produz um item especifico, nessa analise, consegue verificar quanto cada produtor vendeu/faturou, consequentemente verifica-se o quanto o Veiling rendeu, e o quanto a empresa está lucrando. 
Abaixo segue o gráfico do comparativo anual, esse gráfico é realizado entre os meses de janeiro a setembro de cada ano, pois é o período em que movimenta o maior volume de vendas no Veiling:
O Klok trata-se do comparativo anual do leilão reverso.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA
· Visão: Ser referência e o melhor parceiro na geração de negócios e comercialização de flores e plantas, inclusive ornamentais, do Brasil.
· Missão: Fortalecer e inovar os negócios de flores e plantas, inclusive ornamentais, com produtos e serviços de qualidade, despertando nas pessoas bem-estar e emoção. Viabilizar para os associados, clientes e colaboradores o constante crescimento com solidez e transparência, visando a sustentabilidade do sistema cooperativista.
· Princípios e Valores: Manter e cultivar relacionamentos éticos, transparentes e respeitosos. Servir os interesses coletivos como rege o espírito cooperativista. Promover o desenvolvimento da região e do setor de flores e plantas. Ter responsabilidade social e ambiental. Ter excelência no que faz. Valorizar as pessoas: colaboradores, cooperados e clientes.
· Propósito Máximo de Transformações: A força do cooperativismo do Veiling é o elo facilitador dos negócios
· Política da qualidade: A Cooperativa Veiling Holambra, como prestadora de serviços aos cooperados e clientes para a comercialização de flores e plantas, inclusive ornamentais, está comprometida em satisfazer os requisitos aplicáveis do sistema de gestão da qualidade; melhorar continuamenteseus processos e apoiar seu direcionamento estratégico, contando com colaboradores qualificados e engajados, por meio das seguintes apostas:
Transformação digital, Automação, Orientação para o cliente, Eco sustentabilidade, Cultura Veiling, Gerenciamento de risco e mapeamento de cenários
· As contas a receber de clientes, correspondem aos valores a receber pela venda de produtos e serviços no curso normal nas atividades da Cooperativa. Se o prazo de recebimento é equivalente a um ano ou menos, as contas a receber são classificadas no ativo circulante. Caso contrário, são apresentadas no ativo não circulante. As contas a receber são, inicialmente, reconhecidas pelo valor justo e, subsequentemente, mensuradas pelo custo amortizado com o uso do método da taxa efetiva de juros menos a provisão para créditos de liquidação duvidosa (impairment) e ajuste a valor presente, quando aplicável. Na prática são normalmente reconhecidas ao valor faturado, ajustado pela provisão para impairment e ajuste a valor presente, se necessário.
· Os estoques são mensurados pelo menor valor entre o custo e o valor líquido de realização. O custo é baseado no princípio da média ponderada móvel e inclui gastos para a aquisição e outros custos incorridos para trazê-los às suas localizações e condições existentes.
· As licenças e desenvolvimento de software são contabilizadas com base nos custos incorridos para adquirir os softwares e fazer com que eles estejam prontos para serem utilizados. Esses custos são amortizados durante sua vida útil estimada à taxa de 20% a.a. Os custos associados à manutenção de software são reconhecidos como dispêndios/ despesa, conforme incorridos.
CONCLUSÃO
O projeto teve como base nas disciplinas apresentadas a fundamentação teórica das disciplinas em destaque.
 A pesquisa feita proporcionou bom conhecimento em como as empresas funcionam, como crescem e se torna competitivas. Como melhorar mais uma operação que já consideramos estável, mas ainda há de melhorar mais e fazer com que os serviços se tornem ainda mais eficientes. 
 Isso e muito mais se faz importante em nossa atualidade, onde a tecnologia impulsionada pela globalização, faz com as empresas sejam dotadas de informações (principal produto do mercado); e isso quem faz somos nós colaboradores, estudantes pesquisadores.
15

Mais conteúdos dessa disciplina